Com a ideia de oferecer praticidade e um estilo de vida mais minimalista, que atenda às necessidades da vida moderna, as plantas dos imóveis mais novos têm sido planejadas de forma cada vez mais compacta e integrada, principalmente quando se trata de decoração.
Sendo assim, é importante saber decorar e aproveitar cada um dos espaços com inteligência para não compactar ainda mais os cômodos de, por exemplo, um apartamento.
Inclusive, você sabia que é possível transformar ambientes dando a tão desejada sensação de amplitude apenas com truques de decoração e sem grandes reformas? Afinal, nem sempre é possível fazer mudanças significativas em casa, seja por:
- Falta de dinheiro;
- Falta de tempo;
- Morar de aluguel;
- Entre outras opções.
Então, por meio de dicas simples, como comprar móveis propícios para a fluidez de cada ambiente, você consegue fazer grandes transformações. Acompanhe!
1 – Cores claras
Quando se fala em ampliar e fazer algo parecer maior do que realmente é, a regra número um é apostar em cores claras. Às vezes, na tentativa de inovar na pintura da casa, as pessoas podem cometer erros que acabam por reduzir ainda mais o ambiente.
Tanto a escolha da cor como das paredes que serão pintadas podem alterar essa percepção.
Quando a intenção é alargar o cômodo, por exemplo, as paredes laterais devem ser mantidas claras e o teto e parede de fundo receberem cor mais escura. Assim como apenas uma parede pintada de escuro encurta o ambiente, e assim por diante.
Pintando todo o ambiente com cores claras e mais neutras, a amplitude será maior. Importante: deixe sempre a luz entrar. Além de paredes claras, não há nada como a luz natural dentro de casa para ampliar os cômodos.
2 – Espelhos
Outra dica valiosa para aumentar a ilusão de maior espaço é investir em espelhos, pois eles darão a sensação de duplicidade do ambiente, como se o cômodo continuasse para dentro do reflexo.
É comum ver apartamentos pequenos com espelhos grandes ocupando uma parede inteira na sala e tendo lugar de destaque também no corredor.
Nos quartos, para otimizar o espaço, é legal apostar em guarda-roupas que já tenham espelhos embutidos em uma das portas ou, ainda, em todas elas. Você verá que os espelhos podem fazer toda a diferença.
3 – Os móveis certos nos lugares certos
Jamais deixe móveis “no meio do caminho” e, principalmente, não invista em itens muito grandes, que ocuparão mais espaço do que deveriam. Lembre-se: você tem poucos metros quadrados para ocupar, então os móveis devem sempre ser proporcionais.
Além disso, dê preferência aos que tenham um design mais arredondado, que darão sensação de maior fluidez ao invés de delimitar muito os ambientes.
Desse modo, use e abuse do seu senso estético na hora de eleger os móveis para ambientes pequenos e se surpreenda com a diferença que os itens corretos podem oferecer.
4 – Seja seletivo na decoração
Nada de muitos enfeites e cacarecos. Quanto mais móveis e objetos decorativos, menor o ambiente vai parecer. É claro que uma boa decoração não deve ser deixada de lado por conta da falta de espaço.
A questão é: seja seletivo e aposte em poucos e bons itens de decoração.
Almofadas, vasos (de preferência menores) e livros são perfeitos para levantar a décor. Apenas não exagere na quantidade. Os tapetes também podem ser uma peça-chave na sensação de amplitude, já que ajudam a delimitar os espaços.
Posicione-os estrategicamente e, assim, você poderá controlar onde começa e onde termina um ambiente. Além disso, se puder, compre tapetes com listras horizontais.
Texto: Gustavo Marques