5 dicas essenciais para aumentar as vendas por WhatsApp do seu negócio

Você com certeza já parou para refletir como a pandemia da covid-19 mudou nossos hábitos. E uma dessas mudanças foi a forma de consumo.

Mesmo com a flexibilização da quarentena e reabertura dos comércios, muita gente passou a fazer compras online. Isso porque une segurança e conforto durante a jornada de compra.

Com isso, diversos canais de comunicação se tornaram meios de venda. Por exemplo, WhatsApp e Instagram desenvolveram melhorias para que isso aconteça nas redes sociais.

Por isso, o foco deste artigo é mostrar como o seu negócio pode aumentar as vendas por WhatsApp. Afinal, é o aplicativo mais baixado pelos brasileiros e está presente em aproximadamente 99% dos smartphones.

Além disso, de acordo com um estudo da Social Miner, 52% dos entrevistados esperam continuar comprando por canais alternativos como o WhatsApp.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que a sua empresa não perca o número por violação das regras do aplicativo.

Sendo assim, vamos falar sobre:

  • Dicas para aumentar vendas por WhatsApp
  • Cuidados para evitar banimento

Boa leitura!

5 dicas para aumentar as vendas por WhatsApp

Planejamento

Antes de iniciar as vendas por WhatsApp, é imprescindível se organizar. Ou seja, inicie estudando o comportamento dos seus clientes, se eles são ou não ativos no aplicativo. Se possuem interesse em realizar compras por esse meio.

Com tudo isso respondido, é hora de colocar em prática! Mas, para isso, é importante divulgar essa nova possibilidade de compra. 

Comente com os clientes, faça publicações em redes sociais. Informe o número de contato e crie promoções para estimular esse novo serviço.

Por exemplo:

“Faça compras com a gente até a próxima semana por WhatsApp e ganhe 10% de desconto!”

Agilidade no atendimento

A evolução da internet e dos smartphones nos tornou, cada vez mais, pessoas exigentes no que diz respeito à agilidade nas respostas.

Por isso, principalmente quando se diz respeito ao WhatsApp, é importante que tenha algum funcionário focado em atender por esse canal. Ou seja, foque na contratação de um vendedor digital.

Assim, os atendimentos serão respondidos rapidamente, garantindo a satisfação do cliente. Afinal, ninguém gosta de esperar tanto para fazer uma compra. Certo?

Automatize processos

Aproveitando que estamos falando de agilidade nos atendimentos, é importante ressaltar que os chatbots podem auxiliar nesse processo.

Isto é, permite o autoatendimento dos clientes em determinados momentos. Por exemplo, em perguntas frequentes como horário de funcionamento, endereço, envio de catálogos. Entre infinitas outras possibilidades de usar os chatbots.

Dessa forma, os consumidores não perdem tempo esperando resposta. E o seu negócio sai na frente dos concorrentes! 

Leia também:

Chatbots para negócios: 4 passos para construir o seu

Use um número específico para a empresa

Essa parece uma dica boba, mas não é! Muitas vezes, alguns empreendedores acabam utilizando o número pessoal no início. Assim, você acostuma os clientes a utilizarem esse canal.

Por consequência, acumula conversas pessoais e profissionais, fazendo com que você perca o controle e o timing de resposta.

Dessa forma, adquira um número específico para a empresa. Divulgue este número para todos os clientes e atenda apenas por ele.

Atualize o status da compra

Sempre que fazemos uma compra online, a ansiedade acaba falando mais alto. Não é? Ficamos o tempo todo atualizando o site da transportadora, esperando que chegue antes do prazo.

Mas, muitas vezes, os status do pedido não são atualizados e acabamos ficando frustrados. Por isso, é tão importante deixar o cliente ciente do paradeiro da sua compra.

E por que não enviar essa informação por WhatsApp? Assim, o consumidor não tem necessidade de ficar atualizando o seu pedido. E consegue todas as informações da entrega de forma simples e rápida.

Evite banimento do seu número

Agora que você já sabe como aumentar as vendas por WhatsApp, é hora de tomar cuidado para evitar possíveis banimentos.

Assim como qualquer outra empresa, o WhatsApp possui políticas de uso para garantir a segurança e privacidade. Ou seja, caso as regras não sejam seguidas, o usuário corre o risco de perder o número.

Por isso, separamos alguns pontos essenciais para que isso não ocorra:

  • Evite enviar muitas mensagens em massa. As pessoas podem classificar essas mensagens como spam;
  • Cuidado com o volume das mensagens. Ao invés de enviar 5 mensagens separadas, envie todas em uma única;
  • Não envie mensagens ofensivas. De acordo com  os termos, o WhatsApp proíbe: “ a publicação de mensagens caluniosas, além da coação e ameaça a usuários, e qualquer comportamento de ódio contra minorias e etnias”.

Com todas essas dicas, garanto que é possível aumentar as vendas por WhatsApp. Portanto, agora é hora de colocá-las em prática!

Boa sorte!

Conteúdo produzido por New Way