5 tipos de empresas terceirizadas que você pode contratar

O conceito de terceirização circula no mundo corporativo para designar a possibilidade de uma empresa privada ou estatal contratar uma prestadora de serviços especializados para realizar algumas de suas atividades.

Esse tipo de contrato implica na ausência de vínculo empregatício. Dessa forma, não há necessidade dos encargos trabalhistas e previdenciários.

No Brasil, havia uma restrição jurídica que impedia a contratação de terceiros para os trabalhos das atividades-fim, isto é, as ocupações em função das quais as empresas foram criadas. Por exemplo, no caso de uma padaria, fazer e vender pães configura a meta do empreendimento.

Essa obrigação foi desfeita no ano passado pela lei 13.429, de 31 de março de 2017 e agora as atividades sem relação com o objetivo principal do estabelecimento também podem ser terceirizadas.

Vantagens da terceirização

A terceirização apresenta algumas possíveis vantagens ao empresário:

Economia dos recursos de mão-de-obra direcionados à atividade terceirizada;

  • Melhor organização, promovendo a desburocratização;
  • Melhoria no quadro de administração;
  • Melhoria na produtividade;
  • Aumento da competitividade entre empresas;
  • Maior qualidade da atividade-fim.

Apesar de a lei permitir a transferência de qualquer serviço, atualmente, alguns tipos de ofício passam pela terceirização com mais frequência.

Uma empresa terceirizada de limpeza é um exemplo de prestação de serviço bastante comum em corporações. Nesse caso, a contratada é especializada nesse setor e é responsável pela alocação dos funcionários, seus horários e materiais.

Isso deve garantir uma estrutura mais organizada da limpeza, aumentando a qualidade. Sem a terceirizada, um processo seletivo deve ser aberto, o que demanda tempo e dinheiro sem a mesma certeza de um desempenho adequado.

Uma grande conveniência da contratação de uma empresa de limpeza reside no atendimento às especificidades da instituição contratante.

A segurança também é um serviço, geralmente, terceirizado. Entregar a proteção a uma empresa especializada traz os benefícios de redução de custo, organização e oferece aos funcionários maior sensação de bem-estar.

Normalmente, os colaboradores são vigilantes treinados e, no caso de ausência de algum deles, a contratada deve se encarregar da reposição.

A contratação de terceiros para cuidar da segurança pode ser prática, mas também exige grande responsabilidade.

Devido às particularidades de uma empresa de segurança, como documentação de validade de armamento, regulamentação e fiscalização das atividades, a terceirização pode ser uma opção mais econômica em comparação com a criação de um departamento voltado para isso.

No entanto, segurança é um tema sério. Deve-se confiar na contratada e há caminhos para verificar a integridade das empresas.

É possível consultar informações no Departamento da Polícia Federal, além de exigir certificados e estar à par dos modos de atuação.

Outros setores que se destacam pela terceirização

O setor de transportadoras é igualmente comum no circuito de terceirizações. Cada vez mais se torna necessário um eficiente sistema de condução.

Empresas de mudanças em Barueri, São Paulo e outras localidades estão compondo o mercado neste ramo, aumentando a competitividade.

As firmas são encarregadas pelo serviço de armazenamento, deslocamento e entrega à escolha do cliente.

A estrutura e operação das empresas contratadas, portanto, devem ser observadas para melhor atenderem às necessidades do contratante.

Nos dias de hoje, a automação faz parte de muitos processos de produção e uma empresa de mudança também pode contar com ferramentas que auxiliem na organização.

As atividades no âmbito da contabilidade também podem ser terceirizadas. Além das vantagens apresentadas nos casos acima, a transferência das tarefas contábeis suspende o contratante da obrigação de deixar seus profissionais a par das mudanças da profissão, que é uma área dinâmica e sempre em movimento.

Outra vantagem é o fato de o trabalhador poder analisar as contas da empresa com distância, podendo oferecer maior objetividade nos resultados.

Por fim, temos as empresas de portaria encontradas em condomínios e instituições comerciais. As especializadas nesse tipo de serviço contam com equipamentos de elevada eficiência com tecnologia de ponta.

Elas detêm o conhecimento apurado a respeito das melhores formas de gerenciamento da portaria com operação das ferramentas. Caso a contratante escolhesse os funcionários diretamente, seria preciso investir no aperfeiçoamento.

Em conclusão, é preciso verificar com cautela as necessidades específicas do ambiente de trabalho. A partir disso, o empresário pode pesar os benefícios e desvantagens de contratar terceiros.

Nem sempre o vínculo da terceirização representa a opção mais lucrativa e inteligente. Todo o processo envolve bastante estudo, tanto da própria corporação quanto da possível terceirizada.

O encerramento de empresa inativa será evitado com a dedicação, planejamento e boa administração.