Os felinos são animais exploradores, curiosos, aventureiros e brincalhões por natureza. Por esse motivo, o tutor que deseja criar um gato em apartamento precisa ter em mente que será necessário tomar alguns cuidados especiais, tanto para garantir a felicidade do animal no local quanto para evitar acidentes e fugas.
A boa notícia é que essas ações são super simples e eficazes, portanto não há motivos para grandes preocupações. Quanto à alimentação, por exemplo, não há nenhuma restrição: você pode oferecer ao bichano tanto a ração úmida quanto a ração seca, desde que seja de qualidade.
Dessa forma, para que o processo de ambientação do animal seja mais fácil, criamos uma lista com 7 cuidados essenciais para se ter com gatos que vivem em apartamentos. Confira!
1. Crie o hábito da limpeza diária
Em espaços pequenos, como é o caso dos apartamentos, deixar a limpeza para depois certamente não é uma boa ideia. Isso porque a sujeira, como os pelos que inevitavelmente se soltam do felino e o mau odor das fezes, podem acabar tomando conta do ambiente.
Portanto, para não deixar que isso aconteça, a melhor solução é ter o hábito de limpar o local diariamente. Sendo assim, varra o chão todos os dias, dando uma atenção especial para o local preferido do bichano, e higienize com álcool em gel os lugares que o pet costuma subir, como mesas, prateleiras e janelas, por exemplo.
2. Caixinha de areia
A caixinha de areia é indispensável para gatos que vivem em apartamentos, pois ali é o local em que o gatinho poderá fazer suas necessidades. Ela pode ser comprada em qualquer pet shop, contudo, é importante ressaltar que a caixinha deve ser limpa todos os dias e ter sua areia trocada por completo entre uma e duas vezes por semana.
3. Coloque tela de proteção nas janelas
Para evitar acidentes e risco de fuga, é extremamente importante colocar telas de proteção em qualquer janela ou fresta. Esse é o primeiro passo para que o bichano consiga viver com segurança em seu apartamento.
4. Castre o gato
Após deixar o ambiente seguro, é fundamental que o felino seja castrado, pois a castração impede que os felinos tentem fugir quando entram no cio e também evita incômodos com os vizinhos do prédio, com os tradicionais miados de gato no cio.
Além disso, os gatos machos, quando castrados, deixam de fazer xixi pela casa para marcar território, o que ajuda a manter o ambiente livre de odores desagradáveis.
5. Deixe qualquer tipo de item tóxico fora do alcance do felino
Dificilmente você conseguirá delimitar as áreas em que o felino pode transitar dentro do apartamento, principalmente se ele passa horas do dia sozinho.
Portanto, um cuidado que não pode deixar de ser tomado é isolar qualquer tipo de item tóxico, como naftalina, produtos de limpeza e inseticidas. Isso irá evitar que o animal tenha contato com essas substâncias e, consequentemente, venha a desenvolver algum problema de saúde.
6. Escove o gato frequentemente
Além de evitar o acúmulo de pelos nos cômodos da casa, a escovação garante um momento especial entre você e o seu pet e, quando feita da maneira certa, costuma ser uma das horas mais prazerosas do dia para o felino. Para que o animal tenha uma experiência ainda melhor, escolha uma escova com cerdas macias.
7. Brinquedos interativos
Como foi dito anteriormente, os felinos são animais brincalhões por natureza e por isso precisam ter algo para se distrair.
Portanto, se você trabalha e não pode dar atenção o tempo todo para o seu amigo peludo, uma boa dica é deixar brinquedos interativos espalhados pelo apartamento, pois assim eles conseguem gastar bastante energia.
Priorize brinquedos interativos que sejam capazes de aguçar a curiosidade do animal e estimular o seu instinto de caça.