7 dicas para contratar uma empresa de limpeza

A terceirização de limpeza é uma das formas mais comuns de contrato para manter uma empresa nos trinques. Existem inúmeras organizações parceiras que oferecem a mão de obra. Muitas qualificadas, outras nem tanto.

Em linhas gerais, as empresas de limpeza facilitam a conservação de companhias em geral, proporcionando maior desempenho por um custo econômico e mais acessível.

No entanto, contratar uma prestadora de serviço de limpeza exige uma pesquisa e análise de alguns pontos cruciais, como o treinamento da equipe que fará a limpeza e equipamentos que serão utilizados, por exemplo.

Por isso, separamos uma lista com 7 dicas para contratar uma empresa de limpeza. É só deslizar para o próximo tópico.

1. Tempo de mercado da empresa

O primeiro passo a ser dado antes de fechar o contrato, é procurar pela experiência de mercado da empresa.

Ou seja, uma empresa que possui bons anos de mercado pode garantir um serviço mais assertivo do que uma que começou agora, por exemplo.

Entrar em contato com os gestores da empresa é uma boa maneira de saber se a mesma cumpre com o que promete.
Ainda assim, acessar as redes sociais, caso houver, também pode ser um indicativo de qualidade nos serviços oferecidos.

Além disso, também é possível acompanhar os comentários sobre a empresa terceirizada de limpeza sp, bem como cotidiano dela.

2. Solidez da terceirizada

Ficar por dentro da solidez da empresa é o jeito mais fácil de evitar possíveis prejuízos.
Geralmente, para verificar se a empresa é íntegra, basta realizar uma busca no site Reclame Aqui, com o nome em questão.

No site é possível acompanhar a quantidade de reclamações que a empresa possui bem como o tipo de insatisfação e em quanto tempo a empresa resolve ou não o problema.

Muito mais que isso, você pode averiguar se a empresa já passou por algum processo trabalhista.

3. Profissionais qualificados

Saber o tipo de treinamento recebido pelos funcionários da terceirizada também é outro fator importante.

Fazer a limpeza de um terreno é uma coisa, mas para realizar um serviço mais específico, como a limpeza de fachada predial exige mão de obra qualificada.

Portanto, antes de fechar o contrato é necessário se atentar aos seguintes pontos:

  • Como é feita a qualificação dos profissionais?
  • Eles pregam pela segurança?
  • São aptos para enfrentar qualquer situação?
  • Eles possuem experiência?

Dessa forma, há a garantia do recebimento de um serviço completo e com qualidade aprovada.

4. Equipamentos necessários

Para realizar o serviço, o correto é que a empresa forneça os equipamentos que serão usados.

Ou seja, conferir o tipo de utensílio que a terceirizada manda para o funcionário é uma das melhores maneiras de assegurar se o resultado final será satisfatório.

Em alguns casos, como acontece na limpeza de caixa separadora, o profissional vai precisar de materiais específicos para a execução do serviço corretamente.

Veja também se os recursos economizam água, energia elétrica e eventuais produtos de limpeza.

5. A empresa precisa prezar pela segurança

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é obrigatório, pois garante a integridade de cada funcionário que realiza atividade de limpeza e manutenção.

Portanto, conferir se a empresa preza pelas normas de portaria e limpeza, o que envolve a segurança de cada colaborador, é a maneira mais fácil de saber o nível de profissionalismo da mesma.

Lembrando que o não cumprimento dessa regra pode implicar em processos trabalhistas.

6. A prestadora atende as necessidades?

Para serviços de grandes dimensões, o ideal é verificar o quadro de funcionários da empresa terceirizada e se ela possui uma quantidade de prestadores ideal para a dimensão do trabalho solicitado. Sendo assim, não ficará dúvidas se o serviço será feito com agilidade e qualidade.

7. Acompanhe o serviço de perto

Quando a empresa for contratada, é recomendado fazer vista grossa frente aos serviços realizados.

Com isso, é possível ter uma ideia se o que a empresa prometeu está sendo, de fato, cumprido.

Cabe salientar que isso não significa ficar no pé dos funcionários, mas acompanhar de tempos em tempos o andamento do trabalho e se está sendo feito corretamente.

Seguindo à risca todas as dicas citadas acima, contratar uma empresa terceirizada de limpeza fica muito mais fácil e seguro.

Ou seja, conhecer a fundo a empresa de limpeza a ser contratada, ajuda a estabelecer um relacionamento duradouro.

Com isso, futuramente, não haverá mais problemas para encontrar uma prestadora que realize com qualidade os serviços oferecidos.