8 vantagens de alugar equipamentos de construção

A construção civil é um dos maiores setores do nosso país. Seja para pequenas reformas ou para empresas empreiteiras, nem sempre comprar os equipamentos para estruturação da obra é a melhor opção.

Muitas vezes, principalmente em obras pequenas, sai mais barato alugar os maquinários e contratar os profissionais treinados para o uso.

E isso não é só para pequenas empreiteiras, mas também para reformas domésticas (caso a pessoa entenda sobre o assunto).

Por exemplo, ninguém compra um caminhão para retirar o entulho da reforma de casa, as pessoas alugam um serviço de caçamba. Do mesmo jeito, os equipamentos alugados podem apresentar economia e facilidade.

Tipos de equipamentos que podem ser alugados

A maioria dos equipamentos de construção civil pode ser locada para aliviar cargas e custos ao administrador do projeto.

Mas claro que, como tudo no canteiro de obras, essa opção deve ser analisada com cuidado para que se tenha certeza de que é a melhor para o seu caso. Alguns equipamentos muito alugados são:

  • Marteletes;
  • Escavadeiras;
  • Betoneiras;
  • Equipamentos de terraplenagem;
  • Britadeira;
  • Serras industriais.

Por que alugar os equipamentos?

A locação de equipamentos consiste em uma ação muito comum entre a construção civil, principalmente em obras menores. Porém, algumas pessoas ainda têm receio de contratarem esse tipo de serviço.

Então, veja agora 8 motivos pelos quais você deveria optar pelo aluguel de equipamentos.

1. Menor investimento inicial

Esse motivo vai de encontro principalmente às empreiteiras mais jovens, fundadas recentemente.

Nem sempre as empresas novas têm capital inicial suficiente para comprar todos os equipamentos necessários de uma só vez.

Sendo assim, seria pior ainda ter que recusar serviços pela falta de material. Ao optar pela locação, a empresa pode trabalhar e gerar o capital para adquirir os próprios maquinários.

Em alguns casos, ainda uma empresa grande pode precisar alugar equipamentos. Por exemplo, uma corporação que trabalha com obras de pequeno porte, pode alugar uma escavadeira hidráulica ou fazer aluguel mini escavadeira.

Com isso, ela não precisará comprar um equipamento que será pouco usado, e nem dispensar construções de grande porte.

2. Manutenção por conta da empresa prestadora do serviço

Quando se opta pela locação de equipamentos, toda a manutenção fica a cargo da empresa contratada.

Isso pode fazer grande diferença, principalmente no caso de equipamentos como a retroescavadeira ou outras máquinas pesadas, na saúde financeira da corporação contratante.

3. Aluguel de longo prazo

Os equipamentos de construção podem ser alugados por longo prazo, de acordo com a necessidade.

O aluguel de betoneira preço varia em cada região e pode ser feito para uma obra grande com esse tipo de contrato, por exemplo, já que será utilizada por bastante tempo. O valor da betoneira depende do tamanho e do tempo de contrato.

4. Especialização

O aluguel de equipamentos facilita na especialização da corporação já que permitirá que a administração foque nos pontos principais e deixe os cuidados de equipamentos com as empresas de locação.

Isso também acontece no porte das obras, se a instituição precisar de equipamentos de outro porte, ela pode alugar.

Por exemplo: a empresa é especializada em obras de médio porte; caso queira conduzir uma construção de grande porte, poderá alugar o equipamento que falta, seja para terraplanagem, acabamento, fundação ou qualquer outro setor.

5. Melhor contabilidade para orçamento

A locação facilita o orçamento para o setor financeiro, acelerando assim os processos administrativos.

Quando a empresa compra os equipamentos, ela precisa calcular manutenção, armazenamento etc.

Porém, ao alugar, o preço do equipamento será um só e estará bem definido, facilitando o cálculo e o controle dos gastos na obra.

6. Transporte por conta da empresa contratada

O transporte de maquinário pode ser um problema. Porém, com a locação, é possível deixar à cargo da empresa prestadora do serviço. No caso de alojamentos de lata, esse pode ser um grande alívio.

7. Armazenamento por conta da empresa contratada

Para equipamentos pouco usados, o armazenamento ao longo do tempo pode ser um problema.

No caso do aluguel de martelete ou de outras ferramentas pequenas, isso não é motivo para dores de cabeça e preocupações.

Em ambos os casos, tanto para equipamentos menores ou maiores, o armazenamento pode ficar por conta da empresa prestadora do serviço.

8. Equipamento de ponta

Comprar todos os equipamentos necessários pode ser um gasto enorme, principalmente se forem os melhores disponíveis no mercado.

Esse gasto, nem sempre cabe no orçamento, então, é melhor locar um maquinário de ponta, do que comprar um ruim.

O equipamento certo leva grande parte da responsabilidade por um serviço devidamente executado.

Um bom maquinário diminui os riscos, a perda de materiais, o tempo de execução de algumas tarefas, e ainda facilita o processo para os trabalhadores.