Ações de e-mail marketing para a Black Friday

O final do ano está se aproximando e, com ele, várias ações para alavancar as vendas das lojas que trabalham de forma online. 

Esse período do ano é visto como um dos melhores para o e-commerce em geral. Principalmente devido ao número de datas comemorativas tão importantes para o comércio. 

Isso porque há algumas datas como natal e a black friday, período em que os lojistas mais encontram oportunidades de negócio, pois os brasileiros aprenderam a antecipar suas compras de fim de ano para essa data. 

Em 2015, por exemplo, a Black Friday movimentou cerca de R$ 1,3 bilhão no Brasil. Ou seja, trata-se de uma oportunidade que não deve ser desperdiçada.

Como devo me preparar?

Grande parte das vendas da Black Friday são feitas a partir de emails, nos quais as oportunidades são expostas ao cliente, com descontos ou gratuidade de fretes.

A grande questão é que você precisa começar a se preparar agora para o Black Friday e não deixar para a última hora. 

Esse preparo tem que acontecer em todas as frentes do marketing digital. Desse modo, é possível destacar ações como:

  • E-mail Marketing;
  • SEO;
  • Links Patrocinados;
  • Social Media.

O E-mail Marketing, além de ter uma das maiores taxas de conversão do mercado, trata-se de uma forma efetiva de se comunicar com o cliente que já comprou na sua loja e está apto a comprar novamente. Ou seja, o Black Friday é uma ótima oportunidade para a recompra!

Já as ações de SEO consistem no posicionamento de busca orgânica que precisam ser iniciadas muito antes nas páginas daqueles produtos importantes que serão muito procurados na data do evento.

Com relação aos links patrocinados, é necessário preparar uma campanha com aqueles produtos que estarão em promoção, podendo acontecer próximo ao início do evento. Vale destacar que é preciso fazer uma reserva de investimento para essa área;

Por fim, o social media é um dos pilares mais importantes para o Black Friday, visto que muitos consumidores usam as redes sociais para pedir informações.

As ações de e-mail marketing

No caso do email marketing, as ações vão ficando cada vez mais frequentes a medida que o evento se aproxima. 

Entretanto, é possível desenvolver ações de opt-in para valorizar a sua base, comunicar contagens regressivas e, principalmente, criar expectativa nos seus consumidores sobre as promoções e datas que serão desenvolvidas.

Aposte também no “Ainda não é Black Friday, mas já adiantamos algumas promoções pra você”. Ou seja, crie algumas oportunidades mesmo antes do Black Friday.

Para isso é preciso:

  • Definir a verba que você quer gastar e pensar como você vai distribuir entre as mídias que vai utilizar;
  • Avaliar com seu fornecedor de infraestrutura o que estará disponível para o Black Friday. Normalmente, muitos sites caem pelo alto número de acessos e, com eles, os servidores de emails também;
  • Trace uma linha do tempo. Os dias que antecedem grandes datas comemorativas são muito importantes e as ações devem ser bem cronometradas com o período necessário para atingir os objetivos de cada etapa de preparação e ação;

Contudo, a principal dica é organizar o plano de logística. Lembre-se que, antes e depois do Black Friday, as políticas de frete mudam. Faça com que isso fique coerente para o cliente.

A regra é: planeje com atenção e não deixe para a última hora!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do Mailerweb, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.