Como funcionam os algoritmos na Internet?

Termo muito comum nas redes sociais e em toda a internet, os algoritmos ainda são repletos de curiosidades e mistérios.

Afinal, o que realmente é o algoritmo e qual é a sua influência na navegação nas redes sociais e o acesso ao conteúdo?

Para esclarecer essas e outras dúvidas, confira o artigo a seguir.

Entenda o papel do algoritmo em suas escolhas na Internet

Todas as suas ações nas redes sociais são interpretadas pelos algoritmos na Internet, seja apenas visualizar uma foto ou vídeo até as interações nas redes ou pesquisas feitas.

Nesses momentos, os sites conseguem capturar seu comportamento e aprender com ele, identificando suas preferências.

Na prática, um algoritmo é um conjunto finito de diretrizes que descrevem como executar uma tarefa. 

No mundo em que vivemos, com o avanço da tecnologia, os algoritmos na Internet são dados matemáticos importantíssimos, que direcionam cada pequeno comportamento online.

Quando pesquisamos online e percorremos os feeds sociais ou recebemos recomendações de músicas do Spotify, estamos sendo guiados por um algoritmo que entende os hábitos de consumo, talvez mais do que você.

Portanto, a cada dia os usuários são influenciados por algoritmos que orientam suas decisões e escolhas. 

Desse modo, é possível afirmar que os cálculos matemáticos estão direcionando suas decisões de compra, verificando seu voo em um aeroporto e até mesmo se seu supermercado tem seu cereal favorito em estoque, por exemplo.

Quais os fatores-chave dos algoritmos?

Os famosos robôs agem para nos entregar o melhor conteúdo e experiência online. Embora isso possa soar um pouco estranho, os algoritmos acabam nos ajudando.

A forma como todas as pessoas consomem notícias e informações podem ser atribuídas diretamente aos algoritmos das redes sociais. Por isso, a preocupação com as chamadas fake news, por exemplo.

Seja pesquisando no Google ou navegando pelo Facebook, as notícias e informações apresentadas vêm de uma equação matemática baseada em dois fatores:

  • Qualidade algorítmica: o padrão de qualidade do conteúdo disponível;
  • Seu histórico: as ações e reações que você atribuiu a conteúdos no passado.

Isso significa que, sem “solicitarmos”, os algoritmos das redes sociais nos permitiram criar filtros para ver o conteúdo que queremos e remover tudo o que aparenta não nos interessar.

Por que entender os algoritmos das redes sociais?

A falta de compreensão de como funcionam os algoritmos das redes sociais é como dirigir no escuro sem os faróis acesos.

Desse modo, é possível que você chegue ao seu destino, mas estará correndo um grande risco desnecessário. Isso ocorre principalmente para empreendimentos que dependem desses números de alcance.

Em poucas palavras, você precisa entender os algoritmos pelos seguintes motivos:

  • Impacto;
  • ROI;
  • Reputação;
  • Impacto social mais amplo.

No primeiro caso, o impacto é visto como um modo de garantir que seu conteúdo crie o maior impacto possível nas redes e público.

Já o ROI serve para garantir que o tempo e o esforço gastos na publicação nessas plataformas tenham um maior retorno.

A reputação tem como objetivo tornar seu perfil/site uma fonte confiável de informações a longo prazo para os algoritmos e usuários.

Por fim, o impacto social mais amplo considera que os comunicadores precisam ser capazes de “combater o fogo com fogo” para impedir que informações falsas se espalhem online.

Como os algoritmos funcionam?

A cada política interna das redes sociais, os algoritmos levam em consideração o momento da análise de dados. 

Isso significa que até mesmo algo tão inócuo quanto uma receita ou uma lista de direções para a casa de um amigo pode ser entendido como um algoritmo. 

São todos esses resultados baseados em uma combinação de informações divulgadas publicamente pelas redes sociais, pesquisas de terceiros, algumas suposições básicas e um pouco de bom senso e experiência própria.

Existem especialistas focados, trabalhando todos os dias para descobrir melhorias do algoritmo secreto de cada uma das principais mídias sociais. 

Afinal, conhecê-los é muito importante para quem trabalha com isso no dia a dia. Acredite: isso pode fazer grande diferença para performar bem e ter bons resultados.