Ambiente de trabalho seguro e protegido contra pragas

trabalho

O ambiente de trabalho é um dos locais que as pessoas mais passam tempo, durante um longo período da vida. Por isso, ter o local protegido contra acidentes e combate a incêndio, é imprescindível.

Até mesmo para atender às leis trabalhistas e às normas de segurança, aplicados por equipes especializadas, ou empresas do setor de segurança do trabalho.

Combate a incêndio é primordial

As fábricas e indústrias devem preparar um planejamento de proteção e prevenção no combate a acidentes e incêndios, para que a saúde e a segurança dos funcionários esteja garantida.

A Norma Regulamentadora 23 ou NR23, estabelece as medidas que deverão ser tomadas, pelas empresas, tendo que se observar alguns pontos de atuação, como:

  • Equipamentos de proteção contra incêndio;
  • Saídas de emergência devidamente acessíveis;
  • Equipes treinadas para situações de risco;
  • Instalação de hidrantes, mangueiras e extintores.

Entre os diversos equipamentos que permitem maior amplitude, para a segurança em um ambiente de trabalho, está a instalação de um detector de fumaça endereçavel, que funciona de maneira integrada a uma central de alarme, emitindo um sinal e identificando o exato ponto de ocorrência de um sinistro.

A localização exata facilita o trabalho de uma brigada de incêndio, que pode identificar qual o dispositivo que acionou o alarme, e atender de forma pontual, evitando que o incêndio se espalhe, diminuindo qualquer risco de perigo para outras áreas.

O investimento neste tipo de instalação valoriza o ambiente de trabalho, para os funcionários, e mesmo que o detector de fumaça preço seja compatível com outros equipamentos de segurança, sua instalação é bastante útil em diferentes setores de uma fábrica ou uma indústria.

A manutenção preventiva em uma indústria, principalmente voltada ao sistema elétrico, sistema hidráulico e máquinas que funcionam a partir do abastecimento de gás encanado, deve ser realizada de maneira contínua.

Em pontos específicos, a instalação de um detector de incendio se torna obrigatório, de acordo com as características apresentadas pelo maquinário instalado, ou conforme os serviços realizados pela empresa.

O espaço ocupado pela estrutura imobiliária também deve ser levado em consideração.

Muitos depósitos e ambientes que não trabalham com manipulação de produtos inflamáveis, combustíveis ou explosivos, o planejamento de combate a incêndio pode ser feito por uma equipe de segurança do trabalho, com validade cinco anos.

Outros empreendimentos imobiliários, como barracão industrial, centros comerciais, casas noturnas, restaurantes e lanchonetes, em que há a presença de um público constante, é preciso realizar o auto de verificação do corpo de bombeiros, o AVCB.

Esse documento é obrigatório, e deve ser atualizado a cada três anos, ou conforme reformas realizadas no local.

Ambiente limpo e livre de pragas

A realização de um trabalho em um local seguro, com os equipamentos corretos, e com planejamento para minimizar, e até mesmo zerar, as chances de acidente ou incêndio, é muito importante.

A preservação da vida humana deve ser prioridade, principalmente quando se trata de espaços destinados ao trabalho.

Para contribuir com a limpeza do local, os funcionários devem zelar pelo ambiente de trabalho, para evitar o acúmulo de sujeira, e causar o aparecimento de insetos e roedores.

Muitas empresas oferecem o serviço de dedetização e desratização, para que os ambientes de trabalho fiquem livres de pragas, que podem causar doenças como febre amarela, dengue e chikungunya.

Empresas que não tomam o devido cuidado, pode ter problemas com a falta de funcionários, que adoecem por causa de invasão de insetos, que causam estas doenças, entre muitas outras que são transmitidas por meio de ratos, baratas, e até mesmo formigas e aranhas.

Apesar de parecer inofensivos, estes pequenos insetos podem causar grandes problemas de saúde pública.

A eliminação de insetos, em um ambiente de trabalho, ou a desratização preço pode ser feita de acordo com o espaço a ser trabalhado, com a garantia de eliminação em noventa e nove por cento.

O acúmulo de sujeira, espaços em que há água parada, como vasos de plantas, devem ser eliminados, para garantir um ambiente livre das pragas e dos ratos.

A desratização é importante para o setor industrial, pois este animal também pode ser prejudicial aos maquinários, devido ao hábito deles de roer fios e cabos elétricos, causando curto-circuito, podendo criar um foco de incêndio, ou até mesmo um acidente.

É importante frisar que a realização deste tipo de serviço deve ser feita por uma empresa especializada, com equipamentos e produtos específicos, que não sejam prejudiciais ao meio ambiente, nem às pessoas que fazem uso do espaço para trabalhar.