As principais estruturas para uma educação ideal

As principais estruturas para uma educação ideal

A educação tem um conceito bem amplo e pode ser definida não somente pelo ato de aprender e ensinar, afinal, a educação também é o ato de desenvolver a capacidade intelectual, emocional, física e moral de cada cidadão. Além disso, o educar pode ser formal ou informal.

O método informal acontece pela transferência dos costumes, tradições e conhecidos de geração em geração, esse processo acontece por meio do convívio social.

A educação formal é baseada no processo de aprender e ensinar por meio de métodos e estudos, ou seja, é a educação realizada nos centros e instituições de ensino.

Sendo obrigatória a todas as crianças, a educação formal acontece dos 4 até os 21 anos, indo desde a educação infantil até o ensino superior.

Esse é um processo que visa desenvolver e aflorar as potencialidades latentes em cada indivíduo, inspirando-o a crescer moral, intelectual e socialmente.

O Brasil divide a educação escolar de acordo com a LDB (leis de diretrizes e bases) da seguinte maneira:

Em cada fase são desenvolvidas habilidades e características importantes ao desenvolvimento humano.

Por isso, ao investir na construção de um centro de ensino, é preciso conhecer e saber quais são as necessidades dos alunos que precisam ser assistidas.

Educação infantil

A educação infantil Zona Norte é considerada uma das mais importantes etapas da formação das crianças.

Sendo o começo da educação formal, é neste momento que as crianças passam a interagir com pessoas fora do seu convívio social, fazendo com que os pequenos alunos aprendam a lidar com as diferenças, a criar laços de amizade, desenvolver a personalidade e autonomia, fazendo descobertas em diferentes áreas do saber.

Atendendo crianças de zero até cinco anos, a educação infantil tem como principal objetivo promover aos estudantes o desenvolvimento dos aspectos:

  • Físicos;
  • Motores;
  • Social;
  • Cognitivos;
  • Emocional.

Além de instigar os processos de descobertas, explorações e experimentações, essa etapa do aprender envolve muitas atividades que exploram a “ludicidade”, ou seja, por meio do brincar e imaginar é possível aprender, características presentes no universo infantil.

Esse modelo de escola precisa ter a estrutura adequada para o atendimento às crianças. Assim, como ainda são muito novas, é preciso que os espaços sejam seguros, pois além de educar é preciso cuidar.

Essas são estruturas coloridas para ficar mais divertido e legal para o público-alvo. Além disso, é necessário ter espaços para as refeições coletivas, lactários ou refeitórios que precisam ser equipados e construídos seguindo as norma da vigilância sanitária.

Espaços para os momento de descanso e salas de atividades que são equipadas com livros, papéis, lápis de cor, giz de cera, tintas e brinquedos, permitindo que as crianças possam aprender pelo brincar.

Aulas complementares

Além da educação básica regulamentada por lei, há aulas e atividades que não são atendidas no currículo formal mas que podem contribuir muito para o desenvolvimento de outras áreas e outros conhecimentos.

A escola de musica SP é uma opção, assim como as escolas de lutas, futebol, dança e teatro que exploram outras habilidades.

A escola de música ensina as crianças a tocarem e cantarem. Além disso, elas contribuem para que elas consigam se expressar através da arte, desenvolvam mais disciplina, responsabilidade e habilidades sociais, visto que há apresentações em grupo ou individuais para muitas pessoas.

A escola de musica em guarulhos também contribui com o treinamento da memória, recurso este utilizado para o processo de aprendizagem formal.

Dentro dessas instituições de ensino, os alunos são classificados de acordo com o nível de conhecimento que já possuem. Com isso, vão desde o iniciante até o avançado, classificação permite que todas as demandas sejam atendidas de modo a manter os alunos motivados a evoluírem e crescerem sempre.

Dessa forma, a aula de violão completa para iniciantes é voltada aos alunos que irão começar a aprender o básico do instrumento e do universo musical para depois irem evoluindo.

Segurança

As escola, sejam elas centro de ensino educacional ou para habilidades específicas, são obrigados a zelar pela segurança dos alunos, uma vez que possuem responsabilidade legal durante o período em que as crianças estão dentro deste ambiente.

Com o avanço das tecnologias, tornar esses locais mais seguros ficou mais fácil, pois é possível instalar sistemas de câmeras, catracas de acesso com cartão e portaria virtuais monitorando todo o espaço pelo tempo necessário.

Investir nesta área traz mais conforto aos pais e faz com que a escola seja mais confiável, prospectando mais clientes.

Além disso, com espaços estruturados e profissionais qualificados, a instituição de ensino consegue se desenvolver com sucesso e ser uma referência no mercado.