Coco Chanel: 8 tendências criadas pela estilista e usadas até hoje

Alguns criadores têm tamanha importância que conseguem se manter referência mesmo após o falecimento. Um bom exemplo é a estilista Coco Chanel, que é reconhecida além da marca pela inovação que suas coleções trouxeram à época.

Em um contexto de tendências relâmpago baseadas na relação fast fashion e redes sociais, as criações de Coco Chanel ainda se mantém referência mesmo após 50 anos de seu falecimento. Afinal, se adaptam a qualquer estilo e qualquer mulher. 

Conheça essas influências!

Calças em qualquer ocasião

Chanel trouxe para a mulher a popularização das calças no guarda-roupa feminino. Peça que a própria Chanel usava constantemente. Antes, calças eram restritas para algumas situações sociais e à classe trabalhadora, mas tudo mudou com o trabalho da artista.

Calças sempre estavam em suas coleções, como a pantalona inspirada em roupas de marinheiro e no conforto de pijamas. Estas escolhas na criação tinham o objetivo de oferecer à mulher roupas que propiciassem:

  • Conforto;
  • Estilo;
  • Praticidade;
  • Elegância;
  • Entre outros fatores.

Concordamos com Chanel neste ponto até os dias de hoje, não é?

Blusas listradas

Inspirada pelos marinheiros franceses, esses modelos de blusas femininas listradas tinham listras azuis delicadas e modelagem confortável. Eram parte de uma coleção casual e esportiva inspirada no balneário de Deauville, onde ficava sua loja de chapéus.

As listras já eram utilizadas antes, como em roupas infantis ou de praia, mas foi Coco Chanel quem transformou o comum em fashion criando esse estilo que seria adotado por celebridades da época.

Combinando sofisticação e simplicidade, o Hi-Lo

Hi-Lo é uma expressão que significa, literalmente, “alto e baixo”, e traduzida para o universo da moda e decoração através de combinações que unem o básico ao sofisticado, um exemplo seria usar um scarpin de salto com jeans e t-shirt.

O que parece moderno, e até recente, tem origem nas escolhas de tecido que Coco Chanel fazia em suas criações, por exemplo, ao usar tecidos comuns e pedras falsas em suas criações, além das roupas com inspiração masculina.

Bijuterias

Bijuterias à época de Coco Chanel eram impensáveis. Foi através dela que se popularizou o uso de imitações de pedras e pérolas para compor os looks com suas blusas femininas da moda, seja em acessórios ou bordados nas roupas.

As bijuterias são outro elemento que trazem essa combinação de comum com o sofisticado tão frequente nas criações da artista e, agora, super popularizada com o hi-lo.

Sapatos bicolor

A criação de Chanel, sapatos bege e preto, cria a ilusão de pernas mais longas e pés delicados. 

Desta criação engenhosa de arte, sapatos bicolores foram desenvolvidos até as opções ousadas disponíveis hoje com cores contrastantes e modelos variados. Mesmo modernizada, a versão clássica se mantém eterna.

O pretinho básico

As roupas pretas, reservadas para funerais ou funcionários domésticos ganham destaque com a influência de Coco Chanel. Em 1926, a estilista propôs um vestido de corte reto, à altura da panturrilha e mangas longas feito de crepe de seda nas páginas da Vogue.

Este vestido foi pensado equivalente ao Ford T, um modelo acessível e comum que fosse usado por toda e qualquer mulher que desejasse estar bem vestida.

O inesquecível tailleur de tweed

O conjunto de tweed apresentado por Coco cria automaticamente a ideia de elegância, ainda mais se combinado com peças clássicas e neutras, que dão destaque para o tecido.

Esta peça reforça a originalidade da artista e a influência que a obra dela tem na moda, pois o tweed é um tecido áspero e até rude, mas que, através de Chanel, recebeu outro significado.

Peças de tweed, aliás, são ótimas apostas para um look hi-lo. Nesse caso, elas podem ser combinadas com malha e t-shirts ou até mesmo moletom.

Minimalismo, a marca de Coco Chanel

E para completar o “pretinho básico”, um simples colar de pérolas. Esse minimalismo se tornou outra marca do design de Chanel, pois é fácil visualizar a autora de sua criação, independentemente do conhecimento sobre história da moda, seguindo esse padrão de elegância e minimalismo.

Não restrito ao pretinho básico, o minimalismo de Coco Chanel pode ser percebido em suas coleções que passeiam pela simplicidade, praticidade e conversam com a moda masculina. 

É a habilidade de Coco Chanel para o design que torna peças aparentemente comuns em pura elegância. Os looks monocromáticos, por exemplo, também podem ajudar a todos na tarefa de equilibrar a simplicidade com sofisticação.

Muito além do imaginado, Coco Chanel popularizou diversas peças importantíssimas para a mulher moderna, pensando em conforto e liberdade de agir. Inspiração que Donna Modelli leva a sério em suas peças!