Como criar novos looks com as mesmas roupas

O armário está abarrotado de roupas, mas na hora de sair o pensamento é sempre o mesmo: não tenho o que vestir!

Se esse é o seu caso, talvez esteja faltando versatilidade no seu guarda-roupa. Isso não quer dizer roupas novas, mas sim saber como criar novos looks com as mesmas roupas.

Veja algumas dicas!

Conheça o armário cápsula

Na década de 1970, a estilista Susie Faux utilizou o termo “armário cápsula” pela primeira vez, para fazer referência a um guarda-roupa com poucas peças, separadas em cada estação, que pudessem ser bem aproveitadas e combinadas entre si.

Em 1985, Donna Karan, uma das mais importantes estilistas do mundo, criou o Seven Easy Pieces, uma espécie de guarda-roupa funcional, com 7 peças de fácil combinação. A ideia era criar vários looks com a mesma roupa.

O que Susie Faux e Donna Karan têm em comum é a valorização da qualidade e da criatividade. Não é necessário ter gavetas cheias de roupa para ter estilo e se vestir bem.

Veja como criar novas combinações com a mesma roupa

É hora de colocar a mão na massa, ou melhor, nas roupas! 

Separe uma tarde de folga, uma playlist divertida e veja quais possibilidades as roupas do seu armário oferecem. 

Não sabe por onde começar? A gente ajuda!

Saia longa

A saia longa é uma peça de roupa feminina e super versátil. Pode ser usada em looks românticos, na moda de rua e até no vestuário corporativo.

Alterne entre modelos de blusas como t-shirt, blusa de alça, camisa jeans e camisa social para ter combinações para vários ambientes e ocasiões. Usar rasteirinha, tênis ou scarpin também muda a cara do look!

Blazer

O blazer feminino é muito usado no ambiente de trabalho com camisas, calças sociais e sapatos fechados, mas ele pode ser a revolução do seu look de camiseta e calça jeans.

Legging

A legging é um tipo de calça que não pode faltar no seu guarda-roupa pelas várias combinações que ela possibilita. 

Combina com camisa, cropped, regata e muitas outras blusas. Além disso, pode ser utilizada com bota, sapatilha e salto fino. 

Cardigan

O cardigan feminino é ideal para formar looks variados.

Isso porque ele é leve, pode ser usado em dias amenos, em quedas repentinas de temperatura e em sobreposições para os dias mais frios. 

Pode acompanhar vestidos e servir para dar uma alegrada em looks mais simples com calça jeans.

Dicas para um guarda-roupa versátil

O armário cápsula sugere uma média de 30 a 50 peças entre blusas, calças, casacos e sapatos, mas a regra não precisa ser levada ao pé da letra. 

O importante é escolher peças que possam ser usadas em várias combinações. 

Conheça o seu estilo

De nada adianta escolher peças que sejam intercambiáveis se elas não combinam com o seu estilo. 

Por isso, saiba aquilo que você realmente gosta, procure inspirações nas revistas e nas redes sociais, e use aquilo que combina com você.

Leve em conta o clima da região que você mora

Separe as roupas de acordo com as características climáticas do local em que você mora, e guarde aquelas que não serão usadas nos próximos meses. 

Isso vai facilitar a visualização das roupas disponíveis e estimular o pensamento de combinações de novos looks com a mesma roupa.

Crie um acervo fotográfico

Use fotos para montar o seu acervo de looks. Fotografe as combinações e recorra à galeria quando estiver sem ideia do que vestir. 

Você pode organizar um grande arquivo com todos os seus looks e também um com inspirações que você encontrou pela internet. 

Invista em acessórios

O acessório certo é capaz de mudar toda a cara de um look. 

Escolha boas jóias, bijuterias, laços, anéis, colares, lenços e brincos para alternar com as roupas do seu armário e formar novas combinações, mas mantendo as mesmas peças.

Valorize a qualidade e não a quantidade

Na hora de ir às compras, pense em quanto tempo aquela roupa vai durar. É importante investir em peças de qualidade, que você possa usar por muito tempo.

Sabe em que outra ocasião a sua nova habilidade de compor vários looks com a mesma roupa vai ser interessante? Em viagens! 

É importante ter uma lista de roupas para viagem e não pagar excesso de bagagem com roupas que você não vai usar.