Como criar um empreendimento do zero

empreendimento

Para quem deseja ter um negócio próprio, não tem mistério, é muito trabalho para prosperar e fazer o empreendimento crescer, não importa qual seja o tipo de negócio escolhido: se comércio, prestação de serviço, fábrica, entre outros.

Um negócio próprio exige uma extrema dedicação para que o sucesso possa alcançar o empreendedor. Não basta ter uma boa ideia, é preciso tirá-la do papel e colocá-la em prática.

Antes de empreender, é necessário verificar uma série de condições para ter certeza de que será possível realizar esse grande sonho e fazê-lo crescer.

  • O dinheiro necessário para investir no empreendimento;
  • Se terá condições de comprar toda a mercadoria necessária;
  • Se poderá investir o tempo necessário para o empreendimento;
  • Se poderá para com todas as obrigações legais do empreendimento.

Além do investimento no empreendimento em si, é necessário fazer investimento em infraestrutura para que o ambiente esteja apto para receber clientes e a permita a permanência de pessoas no ambiente com segurança e proteção, por exemplo, a instalação de portas corta fogo.

É possível realizar o orçamento de compra de portas corta fogo SP pela internet. Porém este equipamento de segurança precisa ser adquirido em uma empresa séria e que respeite todas as normas de segurança exigidas na fabricação dessas estruturas.

Tipos de empreendimento

Dentre os empreendimentos favoritos estão os empreendimentos alimentícios e os empreendimentos de vestuário.

Os empreendimentos alimentícios, podemos citar lanchonetes, restaurantes e supermercados, tem uma série de obrigações e legislações a cumprir, além de precisar lidar e estar em dia com todas as exigências impostas pela vigilância sanitária ao setor.

A vigilância sanitária é muito rígida quanto ao cumprimento de normas para estabelecimentos de comida. O modo correto de conservação de alimentos para venda ou para servir, a validade dos alimentos adquiridos, a limpeza do local, principalmente estoques e cozinhas, além de licenças de funcionamento.

As exigências para o comércio de alimentação são bem altas, porém, tudo deve ser entendido como medidas de segurança e saúde para a população, no intuito de também promover bem estar.

Um problema de saúde, adquirido por alimentos vencidos ou contaminados por má conservação e falta de higiene, pode levar uma pessoa a óbito.

A vantagem é que o retorno financeiro do investimentos em estabelecimentos alimentícios é rápida. A demanda por alimentos é muito grande, principalmente em um país com mais de 200 milhões de habitantes onde a maioria faz de três a quatro refeições por dia; a demanda faz do setor um negócio bem lucrativo.

As lojas femininas também são bastante exploradas por empreendedores. O comércio varejista de roupas é movimentado. A indústria da beleza é um dos grandes segredos para manter o setor aquecido.

A exigência constante com a estética feminina perfeita, a cobrança com a boa aparência e roupas sempre novas, faz com que o setor de vestuário feminino sempre apresenta bons índices de venda.

Tecnologias infraestrutura para empresas

Principalmente para quem trabalha com mercadoria não perecível, o controle do fluxo de entrada e saída de mercadorias é imprescindível para controle da loja e melhora no faturamento.

O investimento em sistema operacional para controle de lojas precisa ser feito de maneira correta e exata, para evitar roubos e falta de controle no estoque.

Os softwares de controle de gestão empresarial foram criados por empresa para facilitar o rotina de todos; desde os pequenos comércios às grandes indústrias e, podem ser adquiridos para instalação e uso por profissionais de empresas de tecnologia, podemos citar como exemplo de gestão empresarial o sistema CRM.

E para quem vai se tornar um microempreendedor além de todo o investimento em estruturas e sistemas, também é necessário estar em dia com obrigações da lei.

Não como uma empresa funcionar sem a condição legal fornecida pela justiça, bem como a realização do pagamento de impostos para o fisco.

O MFE ceará (Módulo Fiscal Eletrônico), é uma obrigatoriedade para quem vai trabalhar com o mercado varejista.

Esse equipamento é o emissor de nota fiscal eletrônica que tem cadastrado todas as exigências fiscais para validação ou não aceitação do XML e realiza emissão regular com o SEFAZ, (Secretaria de Estado da Fazenda).

A impressão dessa nota não pode ser feita em impressoras comuns e nem pode ser feito o aluguel de impressoras podendo ser feito somente pelo MFE que substituiu a antiga impressora fiscal.

Para que seja possível a criação de um empreendimento é necessário a análise de todos os prós e contras do investimento, para que haja certeza da condição de crescimento e sucesso de uma empresa.