Para quem quer investir em dólar, existe um meio mais simples, fácil e descomplicado. Aplicar em uma moeda forte como o dólar americano é uma oportunidade de investir com segurança.
Com o surgimento das contas digitais e os movimentos de expansão da tecnologia que temos vivenciado nos últimos anos, abrir uma conta americana é a melhor opção para quem quer entrar no mercado de investimento.
Existem diferentes maneiras de investir em dólar, então a seguir mostraremos quais são as principais e explicaremos o que você precisa fazer para começar a investir. Confira!
Abra uma conta americana
Até pouco tempo atrás, abrir uma conta em dólar era um processo complicado, que envolvia burocracia e algumas visitas a uma agência bancária. Hoje, com as contas digitais, esse processo se tornou muito simples.
A conta global é um produto oferecido por fintechs que atuam no segmento e permite que os usuários abram sua conta digitalmente em dólar, com cartão de débito internacional, opções de transferência bancária e operações de câmbio.
Antes de abrir a conta, é importante consultar os benefícios oferecidos. Além disso, a empresa responsável pela manutenção da sua conta deve ter as regulamentações necessárias para operar.
Além de manter o dinheiro aplicado em dólar, você pode realizar compras internacionais. Em alguns casos, as empresas não cobram taxas de abertura e de manutenção da conta, outro benefício para quem está começando a investir.
Invista em Fundos Cambiais
Como mencionamos, a abertura de uma conta em dólar é o meio mais fácil e acessível para investir nessa moeda. Porém, além dele, existem outras opções, como é o caso do investimento em fundos cambiais.
Nessa modalidade, o investidor aplica o dinheiro em um fundo cambial, que aloca pelo menos 80% do patrimônio em ativos que têm como fator de risco justamente a variação cambial, assim a rentabilidade do investimento fica atrelada aos movimentos do câmbio.
A vantagem desse tipo de produto é que o investidor não precisa fazer nada, existe um gestor de fundo que estabelece as estratégias de escolha de produtos e faz toda a gestão do investimento.
Os fundos de investimento têm um custo que precisa ser avaliado pelo investidor. O custo precisa ser menor do que a rentabilidade, caso contrário o investimento se torna financeiramente desvantajoso.
Aplique em Brazilian Depositary Receipts – BDRs
Os Brazilian Depositary Receipts, ou simplesmente BDRs, são títulos listados na Bolsa de Valores B3, que têm lastro em ações de empresas negociadas fora do país.
Portanto, são um mecanismo de investimento no qual o investidor brasileiro consegue aplicar em empresas estrangeiras sem precisar comprar ações dessa empresa fora do país.
Nessa modalidade, o investidor fica exposto à flutuação da cotação das ações no exterior e tem a sua rentabilidade afetada pela variação do câmbio.
O investimento em BDRs pode ser uma boa opção, no entanto é indicado para investidores com mais experiência, que tenham o suporte de um profissional especializado nesse mercado.
Somado a isso, é importante destacar que o investimento em BDR é classificado como um investimento de alto risco.
Considere investir em fundos que aplicam no exterior
Além dos Fundos Cambiais, existem outros tipos de fundos de investimentos que aplicam recursos fora do país. Dessa forma, a rentabilidade do fundo fica atrelada ao dólar.
Via de regra, o fundo pode alocar até 20% do seu patrimônio no exterior para já ser considerado uma opção de fundo com rentabilidade vinculada ao dólar americano.
Existem diferentes categorias e estratégias que se encaixam nesse tipo de classificação, e é importante que você esteja atento aos custos de manutenção do fundo.
Outro ponto de atenção são os riscos. Havendo queda na moeda, os ganhos são prejudicados. É imprescindível, portanto, avaliar com cautela o fundo escolhido, dando preferência para investimentos recomendados por especialistas.
Acesse os REITs
Por fim, outra opção para quem deseja investir em dólar são os Real Estate Investment Trust, também conhecidos pela sigla REITs.
Eles funcionam como um tipo de fundo imobiliário norte-americano, que se aplica por meio de fundos de investimento ou BDRS. Esses imóveis podem incluir:
- Escritórios;
- Shoppings;
- Apartamentos;
- Hotéis e resorts;
- Hipotecas.
O retorno está diretamente atrelado aos fundos imobiliários dos Estados Unidos, somados à variação do câmbio.
É um tipo de investimento mais complexo, no qual o patrimônio será exposto em dólar e lastreado no mercado imobiliário. É indicado principalmente para investidores experientes.
Abrir uma conta americana é, sem dúvida, o ponto de partida mais simples e eficiente para quem quer começar a investir em dólar. No entanto, com experiência e formatação de uma carteira de investimentos diversificada, pode ser interessante começar a considerar outras estratégias.