Apesar das regras de bagagem terem mudado há algum tempo, viajar com apenas uma mala de bordo continua sendo um desafio para muita gente, principalmente na hora da montagem, seja de uma viagem pessoal ou a trabalho.
Então, pensando em te ajudar nessa missão, vamos te ensinar como montar a mala de viagem a trabalho. Separamos 5 dicas para selecionar bem os itens e sugestões de peças certeiras para montar looks elegantes.
1 – Selecione com intenção
Fazer tudo caber na mala de bordo pode ser um desafio, já que gostamos de ter opções e estamos acostumadas com essa liberdade quando temos um closet inteiro à nossa disposição.
Pensando nisso, o primeiro passo é selecionar os itens com intenção, considerando não só quantos dias, mas também os compromissos que você vai participar.
Considerar o clima é fundamental, por isso, não se esqueça de olhar a previsão do tempo. Assim, você não corre o risco de ficar desconfortável com suas roupas, ou até mesmo ter que comprar peças que não vão caber na mala de volta.
Considerar uma possível mudança de tempo também é válido. Mesmo que você esteja indo para um local quente, durante o verão, uma chuva pode trazer uma frente fria. Leve ao menos uma blusa de tricot de manga comprida.
2 – Planeje os looks
O segundo passo é planejar os looks com antecedência. Para cada dia que você for ficar fora de casa, escolha um outfit versátil e adequado, tanto para o ambiente de trabalho quanto para confraternizações depois do expediente.
Para isso, escolha itens básicos que permitam combinações entre si e com peças-chave, por exemplo, as seguintes opções:
- Um conjunto de alfaiataria;
- Um jeans básico;
- Blusas tradicionais;
- Sapatos neutros;
- Entre outras coisas.
Ademais, escolha pelo menos três opções de blusas sociais que combinem com a calça social escolhida e com os outros itens que você vai levar. Imprevistos sempre podem acontecer então é melhor prevenir do que remediar.
Blusas básicas são o segredo de multiplicar composições, seja no seu dia a dia, seja em viagens. As regatas com gola alta são uma opção segura e que ocupa pouco espaço na bagagem.
3 – Escolha a roupa que vai viajar
Pode até parecer que não, mas escolher a roupa com que você vai viajar também é muito importante, já que pode te ajudar a diminuir o volume da mala de bordo.
Além disso, em muitos casos saímos do aeroporto diretamente para algum compromisso, portanto, vá preparada.
4 – Não se esqueça da alfaiataria
Roupas de alfaiataria são indispensáveis para compor looks sofisticados, não só por te manter elegante, mas para comunicar profissionalismo. Lembre-se que a elegância anda de mãos dadas com o conforto, e que o ar condicionado do avião pede uma sobreposição.
O blazer de alfaiataria é seu melhor amigo nessas horas, ou você ainda pode apostar em um tricô fino. Para as mais friorentas, combine os dois itens.
Na hora de escolher o blazer, considere as roupas que você pretende usar nos outros dias, para que uma única peça renda vários looks. Aposte em tons neutros, como bege e off white, ou no preto.
Embora a combinação com calça alfaiataria e blazer seja o mais esperado para eventos profissionais, você não precisa ficar presa a ela. Um vestido midi é um look completo e te mantém elegante.
Além de você não precisar se preocupar com mais que uma peça, ocupa menos espaço na mala. Para o terceiro dia, camisa social e saia midi são uma boa opção. Você ainda pode aproveitar a saia e combiná-la com outra blusa e o blazer que usou no avião.
A mesma tática de escolher bem o look da ida, serve para seu retorno para casa. Lembre-se da terceira peça e do sapato confortável.
5 – Atente-se a escolha dos sapatos
Outro item que pede muita atenção é o sapato, já que geralmente ocupa mais espaço que as roupas.
Muitas vezes uma única opção de calçado não é o suficiente para todas as ocasiões, portanto, selecione no máximo dois sapatos para a mala, e aposte no modelo mais confortável para a viagem.
Na hora de montar um look para um evento não planejado, use acessórios para elevar o look e aposte no salto alto.
Apesar das mudanças nas regras nos forçarem a fazer escolhas, ganhamos tempo, não somente por não precisar esperar a mala despachada, mas também por simplificar as possibilidades de outfit.
Em resumo, fazer tudo caber na mala de bordo exige ser objetiva e ter planejamento, qualidades que provavelmente você já usa na sua profissão. Agora, basta usar essas habilidades para escolher as roupas e os looks.
Viu como não é tão difícil montar uma mala de viagem a trabalho? Tem alguma dica que não listamos? Conta para a gente nos comentários.