Comprar um notebook: entenda as especificações do aparelho

notebook

A compra de um notebook à primeira vista parece algo simples, mas não é exatamente o caso. Afinal, não importa se você quer comprar um notebook Dell, Apple ou Samsung, cada aparelho tem suas particularidades e especificações.

Mesmo entre essas marcas, o número de modelos é enorme, e cada um possui especificações diferentes. Estas, por sua vez, variam de acordo com a marca e o modelo escolhido. 

Nesse sentido, cada modelo tem especificações adequadas para um determinado tipo de atividade. Contudo, o que se deve levar em conta na hora de escolher um modelo depende do uso que você fará do notebook. 

Um modelo voltado para design gráfico requer especificações diferentes de um modelo utilizado só para escrever textos, por exemplo. E as especificações incluem os seguintes itens de um notebook:

  • Processador;
  • Memória RAM;
  • Armazenamento (HD ou SSD);
  • Placa de vídeo;
  • Sistema operacional.

Veja agora qual a importância de cada uma delas e quais são as principais características.

Processador: o que mantém o computador “vivo”

O processador não está em primeiro lugar da lista por acaso, já que ele basicamente coordena todas as funções do computador, desde digitar um texto a executar um programa. 

Portanto, ele funciona como um “cérebro” que mantém as funções da máquina ativas e em ordem. Quanto mais potente é o processador, maior é a velocidade com que a máquina executa suas funções. 

Quando o seu computador é “lento”, isso provavelmente se deve ao fato de que o processador não tem força suficiente para lidar com as funções. Atualmente, a maioria dos computadores possui a linha de processadores da Intel: i3, i5, i7 e o mais recente i9. 

O número indica a quantidade de núcleos de cada processador. O i3 serve para funções básicas, como trabalhar com edições de arquivos leves, enquanto o i9 permite trabalhar com gráficos complexos de edição e cálculos.

No entanto, alguns computadores também utilizam os processadores AMD, que são os principais concorrentes da Intel. Assim como a Intel, a AMD possui quatro opções de processadores: Ryzen 3, Ryzen 5, Ryzen 7 e Ryzen 9.

Por fim, há os processadores M1 e M2 da Apple, que são utilizados exclusivamente nos modelos Mac.

Memória RAM

A memória RAM é o dispositivo que organiza todos os programas que são abertos no HD ou SSD de seu computador. Toda vez que você abre um programa ou arquivo, é a memória RAM que organiza este processo.

Quanto maior é a capacidade desta memória, maior é a capacidade do seu computador de abrir programas mais complexos. Além disso, a memória também permite que a máquina possa executar mais programas ao mesmo tempo. 

Sabe quando você abre um jogo online e o aplicativo de música, mas então o jogo fica mais lento? Isso tem a ver com a memória.

A capacidade das principais memórias RAM do mercado é de 4GB, 8GB ou 16GB. Um notebook com 4GB consegue abrir arquivos mais simples, como o navegador de internet e editores de textos. 

Já a memória de 16GB é ideal para executar jogos mais avançados e editores de vídeos em alta resolução.

Armazenamento (HD ou SSD)

Enquanto a memória RAM tem a ver com capacidade de execução, o armazenamento dita quantos programas e arquivos seu notebook consegue guardar. Sempre que você instala um programa, jogo ou armazena um arquivo no notebook, ele ocupa a memória de armazenamento. 

Portanto, quanto maior for esta memória, maior é a capacidade do seu notebook em guardar arquivos e programas. Em termos de quantidade, a maioria das memórias de armazenamento possui espaço de 500GB a 2TB.

Existem basicamente dois tipos de armazenamento: o HD, que é o mais comum, e o SSD. Os SSDs são mais caros, mas possuem uma velocidade de inicialização e acesso aos arquivos 10 vezes maior. 

Eles também são mais seguros contra danos que possam comprometer o desempenho da máquina.

Placa de vídeo

Este ponto é fundamental para quem deseja um notebook potente para jogos, já que a placa de vídeo cuida dessa parte. O dispositivo permite a “leitura” e processamento das imagens e dos gráficos dos jogos.

Para jogos mais leves, as placas de vídeo GeForce MX110, GeForce MX230 ou MX330 já dão conta do recado. Mas se você quer rodar jogos mais potentes, então as placas top de linha são as GeForce RTX 2060 ou a GeForce RTX 2080 Super.

Sistema operacional

Por fim, se o processador é o cérebro do notebook, o sistema operacional é o coração. Ele define fatores como o visual da área de trabalho, forma de navegação e quais os programas que você pode utilizar.

O Windows, da Microsoft, é o sistema operacional mais popular do mundo e vem como padrão na maioria dos computadores. Mas se você gosta de software livre e de executar seus programas, o Linux é outra boa opção. 

Já o Mac OS é exclusivo da Apple e o preferido para usuários mais avançados. Em suma, escolher um notebook requer um amplo estudo de suas especificações para encontrar algo que se encaixe no seu perfil de uso. 

E o mercado possui várias opções de configurações e preços adequados a cada perfil e bolso.