Computação em nuvem: entendendo o conceito

A evolução tecnológica acontece cada vez com mais velocidade. Dos computadores que chegavam a ocupar uma sala inteira aos que cabem na palma da mão, algumas décadas se passaram.

Já do surgimento do disquete, passando pelos pen drives, chegando até a computação em nuvem, o tempo transcorrido foi consideravelmente menor.

A computação em nuvem é um dos recursos mais modernos quando o assunto é armazenamento de dados e arquivos.

Ela elimina a necessidade de dispositivos móveis como CDs, pen drives e HDs externos, permitindo que tudo seja armazenado em servidores externos, acessados pela internet de qualquer computador ou dispositivo com acesso à rede.

Venha saber mais sobre as vantagens de implementar a computação em nuvem na sua empresa.

Vantagens da computação em nuvem

Espaço de armazenamento, relação custo-benefício, segurança e acessibilidade são algumas das vantagens de adotar os servidores externos.

Na era do disquete, pouquíssima informação podia ser salva em um dispositivo para que fosse compartilhado com outras pessoas, ou com o objetivo de armazenar dados e arquivos.

A computação em nuvem dispensa a necessidade de compra de tais equipamentos eletrônicos ou até mesmo o investimento em aumento da memória de armazenamento (HD) de um computador. Consequentemente, há menos gastos com equipamentos e mão-de-obra para instalação ou correção dos mesmos.

Os usuários podem, com poucos cliques, aumentar seu espaço de armazenamento da nuvem, benefícios do plano escolhido, entre outras vantagens. Pode haver investimento financeiro, mas a segurança é muito maior.

Um bom exemplo são os programas de planilha e edição de texto, que já estão disponíveis online, não sendo mais preciso contratar uma licença para utilizá-lo.

Em uma equipe de Tecnologia da Informação, essa economia de tempo e instalação de máquinas e programas é crucial no atendimento satisfatório de metas e clientes.

Relação custo-benefício

Sob o aspecto financeiro, além da economia com novos equipamentos e programas, outro fator a ser considerado é a terceirização da infraestrutura.

Não é mais necessário ter uma sala cheia de máquinas e equipamentos eletrônicos para hospedar um software para segurança do trabalho, por exemplo.

Eles também podem estar localizados na nuvem, serem acessados por todos os usuários de forma remota, e a manutenção da estrutura fica por conta da empresa que detém o software de armazenamento.

Segurança dos dados

Mais um ponto importante é a segurança. Servidores externos permitem a criação de pastas compartilhadas e concessão de diferentes tipos de acesso, além da possibilidade de disponibilizar senhas para determinados usuários.

Ao compartilhar um arquivo com outra pessoa, você pode selecionar apenas a permissão de visualização, por exemplo, impedindo que ela edite qualquer dado contido na pasta ou documento, preservando assim a integridade das informações.

Acessibilidade: do trabalho ao lazer

Empresas já utilizam os servidores externos para hospedarem seus serviços, software de gestão e arquivos importantes. Mas a computação em nuvem está mais próxima do dia a dia das pessoas do que apenas sua presença no ambiente de trabalho.

Os jogos de videogame, que antes eram comprados em fitas e CDs, ocupando um grande espaço físico, hoje veem seu futuro no armazenamento em nuvem, um streaming de jogos.

Serviços como o streaming de séries e filmes, que ficou famoso graças a Netflix, também é um exemplo de cloud computing. Hulu, Amazon Prime, Disney+, a lista continua e se torna cada vez mais extensa.

Com a computação em nuvem, democratiza-se o acesso a pessoas que possuam equipamentos com menor desempenho.

Desvantagens

O acesso remoto também pode ser uma desvantagem naquele momento de instabilidade da conexão com a internet ou até mesmo ausência de rede.

Ao editar um arquivo online, é preciso ter uma conexão boa e estável para garantir que todas as mudanças sejam salvas. Esta necessidade aumenta quando o assunto é streaming e jogos, que podem não ser bem executados em caso de falha de internet ou ter seu uso impedido.

A segurança pode ser um fator de desconfiança para algumas pessoas que ainda não confiam nesta forma de armazenamento. No entanto, cuidados como troca periódica de senhas e atenção a quem recebe os links de visualização e compartilhamento são medidas que podem ser adotadas a fim de maximizar a segurança dos dados.

O fato é que a computação em nuvem vem sendo cada vez mais utilizada e expandida e a tendência é ser adotada nos mais diversos ambientes. O futuro já nos alcançou!