Usar um computador lento pode ser um desafio para quem precisa trabalhar, estudar ou realizar qualquer atividade online, impactando na produtividade do usuário. Entre os principais fatores que afetam o desempenho de uma máquina estão:
- Constantes atualizações do sistema operacional;
- Contaminação por vírus;
- Programas que sobrecarregam o processador;
- Entre outros fatores.
Para evitar que isso aconteça, é necessário diagnosticar o que está causando a lentidão do dispositivo, a fim de corrigir possíveis falhas. Além disso, investir em equipamentos para PC é uma excelente forma de agilizar processos, tornando seu dispositivo mais rápido.
Confira abaixo as principais causas para a lentidão e saiba como deixar seu computador mais eficiente.
Atualização do sistema
Atualizar o sistema do computador é um dos passos mais importantes para mantê-lo funcionando corretamente. Isso porque as atualizações são responsáveis por encontrar pequenas falhas, corrigindo erros e tornando o dispositivo mais rápido.
Portanto, ative a atualização automática do sistema operacional, assim o PC irá baixar todos os recursos para manter seu desempenho em alta.
Economia de energia
Os computadores possuem configurações específicas de economia de energia, que são mais indicadas para quem está sem a fonte do aparelho ou distante de locais de recarga, como uma tomada, uma vez que sua função é prolongar a duração da bateria.
Porém, o que poucos usuários sabem é que a otimização da bateria tem impacto direto no desempenho do sistema. Ou seja, para prolongar as horas de uso, o recurso torna o computador mais lento.
Nesse caso, a dica é ativar a função de economia de energia apenas se for realmente necessário ganhar algumas horas a mais de uso. Caso contrário, procure a opção com melhor desempenho, mas sem consumir tanto a carga do dispositivo.
Agora, se o usuário deseja ter uma excelente performance do computador, o indicado é manter a última opção selecionada, garantindo um alto desempenho, porém com mais gasto de energia.
Antivírus
Programas e hackers mal-intencionados também podem ser a causa da lentidão do seu computador.
Isso porque, ao se instalarem no sistema, as ameaças conseguem executar tarefas e utilizar recursos para roubo de dados e demais informações sensíveis do usuário, comprometendo o desempenho do dispositivo.
A melhor solução para impedir os temidos ataques online é instalar um antivírus de confiança em sua máquina, mantendo seus arquivos protegidos contra a ação dos cibercriminosos.
Além disso, é imprescindível executar escaneamentos e atualizar o software com frequência para que ele evite a contaminação por vírus e malwares.
Upgrade do computador
Com o passar do tempo, as peças do computador acabam se tornando antigas e ultrapassadas, gerando um impacto significativo no desempenho da sua máquina.
Nesses casos, uma solução eficiente é trocar alguns componentes do aparelho, a fim de equipá-lo com itens mais modernos e potentes.
A memória RAM e o processador são algumas peças fundamentais para o funcionamento do dispositivo e que podem ser substituídas, assim como o disco rígido. A dica é trocar a peça por um SSD, uma vez que seu armazenamento é mais rápido, facilitando a execução de inúmeras tarefas.
Já para gamers ou usuários que utilizem programas pesados, como edição de imagens, o indicado é investir em placas de vídeo mais potentes, a fim de aumentar a performance do computador.
Aplicativos em segundo plano
Outro processo que pode tornar seu PC mais lento é o recurso dos aplicativos em segundo plano, utilizado para manter à mão algumas das principais ferramentas do seu dia a dia. Porém, a função pode deixar seu computador mais lento, atrapalhando processos básicos.
Nas configurações da máquina é possível selecionar a opção mais vantajosa para você, caso deseje manter todos os aplicativos em segundo plano ou apenas alguns recursos específicos.
Programas com inicialização automática
Ao ligar o computador, algumas tarefas e programas começam a rodar automaticamente, gerando um impacto significativo no desempenho do sistema. O problema é que muitos deles podem ser desnecessários para o usuário, permanecendo ativos durante a navegação.
Para verificar quais programas abrem junto com o sistema, você pode clicar em Ctrl + Shift + Esc e encontrar todos eles na opção “Inicializar”. Depois, basta selecionar os softwares que não deseja abrir automaticamente e clicar em “Desabilitar”.
Com algumas medidas simples, você consegue utilizar o computador com o máximo de desempenho, sem precisar se preocupar com a velocidade de suas tarefas e tornando sua rotina mais produtiva e eficiente.