Confira como fazer etiquetas adesivas

Os adesivos são itens de comunicação visual extremamente versáteis e seu uso pode ser feito de diversas formas.

Desde a adesivação de produtos em um comércio, etiquetas de identificação para fins diversos em festas e eventos, entre outros usos.

Existem diversos tipos de etiquetas, diferentes materiais para sua fabricação, e, no caso das adesivas, até tipos de colas adequados para as mais diversas finalidades.

Tipos de etiqueta

As finalidades a que se destinam as etiquetas podem ser as mais diversas. Há, por exemplo, as de segurança, que são usadas para lacrar produtos de varejo conduzidos por transportadoras.

Para assegurar que o cliente final receberá o produto intacto, é feito o uso desse tipo de etiqueta.

As etiquetas casca de ovo são outra modalidade de segurança usando esse recurso. Em caso de violação, o adesivo se fragmenta, indicando ao destinatário que houve rompimento da embalagem.

Além do uso para segurança, as etiquetas adesivas coloridas são um excelente recurso de comunicação visual e podem ser usadas para anúncio de promoções e divulgações diversas.

Uma vitrine com etiquetas anunciando descontos em lojas são um excelente meio de chamar a atenção do consumidor em meio a tantas opções de estabelecimentos.

Há também o uso como forma de identificação de um produto que saiu de sua embalagem original ou de produtos artesanais, que precisam ser rotulados.

O uso decorativo também é feito com frequência e podem ser usados em eventos e festas com, etiquetas, tags e até decorações urbanas e exóticas com a caixa plástica hortifrúti.

As etiquetas adesivas também são muito utilizadas para sinalização, principalmente de lugares públicos, com grande movimentação de pessoas.

Também podem servir para o mesmo objetivo em ambientes corporativos.

Quanto ao material, as etiquetas podem ser feitas de diversas substâncias. Dentre as mais populares estão:

  • Papel;
  • Tag;
  • Poliéster;
  • Vinil;
  • Polietileno.

Para as etiquetas adesivas, além da escolha do suporte, também é possível optar por diferentes tipos de cola, de acordo com a necessidade:

  • Cola acrílica removível;
  • Cola hot-melt para congelados
  • Acrílico superpermanente;
  • Acrílico permanente;
  • Cola hot-melt superpermanente.

O tipo de cola utilizada na fabricação do adesivo depende da superfície onde ele será aplicado.

Os adesivos acrílicos, por exemplo, são utilizados para aplicação em papéis, metais lisos, plástico e vidro liso.

O seu uso não é recomendado para locais com texturas, rugas ou de material flexível. Há, no entanto, etiquetas para usos nesses locais.

Como personalizar sua etiqueta

Para fazer uma personalização profissional, ideal para utilização em materiais corporativos e grande eventos de caráter profissional.

Sinalização de locais de grande movimentação, e na identificação de produtos em comércios, o mais aconselhado é que o interessado no serviço de personalização procure uma gráfica especializada na produção deste produto.

Um bom designer será capaz de fazer um projeto visual moderno, alinhando cores, formatação e o design mais adequado, de modo que o produto ficará com a melhor qualidade possível.

Para eventos menos profissionais, como festas de aniversários, chá de bebê e comemorações de cunho mais pessoal, o dono da festa pode tentar criar sozinho uma arte que se adeque ao seu desejo, se o desejo for fazer algo mais experimental.

É possível usar inspirações de modelos disponíveis na internet, personalizar com toques pessoais e imprimir em casa mesmo.

Porém, caso a quantidade necessária seja muito grande, pode ser uma boa ideia procurar pela impressão em uma gráfica também.

Para negócios de pequeno porte e microempreendedores, que precisarão dos serviços de impressão de etiquetas com frequência maior, pode ser uma boa ideia considerar a compra de uma impressora de etiqueta adesiva.

Mais adequada ao uso profissional, pois um dispositivo voltado para o uso doméstico não atenderá com excelência a demanda de um negócio.

Os tipos existentes no mercado variam conforme a especificidade e a capacidade de impressão, que pode variar desde o uso doméstico até o industrial.

As inkjet, laser e matriciais são adequadas para o uso doméstico, pois sua capacidade se limita a pouco volume.

Especificamente para etiquetas, podem ser usados os modelos de transferência térmica ou termotransferência, além do modelo de transferência direta.

O modelo mais desejado de impressora profissional, no entanto, o que atende a todas as necessidades é a jato de tinta e laser, que permite acabamentos perfeitos, com aplicação ideal das cores. As etiquetas impressas nesse modelo tem alta durabilidade.

As etiquetas adesivas são recursos de comunicação multifacetados, podendo ser adotadas para os mais diversos fins, desde identificação, sinalização, segurança até decoração.

Podem ser produzidas com materiais e tipos de adesivos variados, de forma a atender todas as necessidades do cliente.