Confira mais sobre uma empresa de coleta de papel

A coleta de papel é feita de forma responsável para garantir os benefícios ao meio ambiente. Uma empresa que realiza a coleta fica responsável em coletar, enviar ao transporte e, em seguida, para a destinação final, que pode passar pelo processo de reuso.

A coleta seletiva de papel ajuda com a extração dos recursos naturais, reduzindo a poluição no ambiente, seja de água ou ar. Mais ainda, auxilia na preservação do ambiente, por não demandar novas retiradas de árvores.

Com isso, é importante ter uma empresa para realizar todo o processo de reutilização após a coleta para limpar a cidade de forma sustentável e preservar o meio ambiente.

Confira no artigo a seguir mais informações sobre o serviço de coleta e reciclagem do papel e como atuar nesse ramo pode ser benéfico para o empreendedor e a sociedade em geral.

Empresa de coleta de papel: Como funciona e qual sua importância?

O papel é muito utilizado e, por isso, produzido em grande quantidade. Assim, após o uso, ele também é recolhido regularmente, principalmente em ambientes de escritório.

Por esse motivo, é importante que o descarte seja feito no local correto, tornando possível o envio para uma cooperativa e ser transformado em novos materiais, como jornais, envelopes, folhas, revistas, rascunhos e etc.

As empresas realizam coletas de papéis em empresas de arquivos, grandes indústrias, gráficas, armazéns, supermercados, bancos, entre outros.

Assim é fácil compreender que a coleta de papel para reciclagem é importante. Isso porque ela reduz o consumo de água, energia, além de ajudar a reduzir a poluição.

Além disso, as empresas procuram colaborar na geração de novas rendas. Assim, quem procura ajudar nas cooperativas de reuso produz um auxílio financeiro para diversos segmentos e para a economia como um todo.

Reciclagem do papel e seus benefícios

Antes de realizar a reciclagem, é necessário realizar alguns processos para facilitar a reutilização do material e evitar a sua contaminação.

Ter essa atenção e realizar os procedimentos adequadamente aumentam o valor do material e diminuem os custos do processo de reutilização.

Para se ter uma ideia, gráficas e editoras costumam trabalhar diariamente com papéis que devem ser enfardado de forma correta, sem qualquer tipo de contaminação.

Veja a seguir passos necessários até que o papel chegue ao ambiente de reutilização:

  • Coleta;

  • Triagem;

  • Classificação;

  • Trituração.

Neste cenário, os papéis que não apresentarem boas condições são descartados, pois podem trazer problemas e gerar contaminação ao meio de realização. Por esse motivo, é necessário uma atenção maior a separação de papeis utilizados para limpeza dos utilizados em escritório, por exemplo.

1. Triagem

Após a coleta, os papéis passam por uma seleção. Assim, é possível retirar todos os materiais perigosos, que podem causar danos aos equipamentos, como grampos, metais ou vidros.

Esses resíduos podem vir junto ao papel, como grampos, elásticos e etc.

Após a remoção eles são sulfurizados e descartados. Esse processo forma os lotes de papéis e enviam pro local em que será feita a próxima etapa, a classificação do material.

2. Classificação

A classificação do papel reciclado é realizada em função da sua qualidade e origem. Por exemplo, papéis que possuem pontas de tintas ou vernizes, como capas de revistas ou cartões fidelidades, tem menos valor que uma folha de sulfite trazida de um escritório.

Isso ocorre porque o material de capa de revista possui uma química e tinta muito forte, o que pode dificultar o processo de reciclagem. Muitas vezes, inclusive, o material acaba por ser descartado.

3. Trituração

Esse processo consiste na redução, ou seja picote, do papel para tornar a reciclagem muito mais fácil por meio de uma “pasta” advinda desse material.

Assim, o papel é dividido em micro pedaços e determinados a lotes, como revistas e aparas. Esse processo indica o enfardamento e venda do lote a indústrias de reuso, que farão desse material um novo produto.

Como funciona o processo de reuso

O processo industrial de reciclagem acontece por uma transformação de um papel usado para um virgem. Esse processo de reuso é feito por meio do reaproveitamento de celulose nos papéis já existentes.

Para que isso aconteça, é preciso realizar alguns processos, como os descritos nos tópicos abaixo:

  1. Desagregação: O papel é misturado com água para enfraquecer as fibras e gerar celulose;

  2. Lavagem: Têm como objetivo eliminar as bactérias e passar pelo processo de peneiração;

  3. Destintagem: Nessa etapa, é realizada a remoção da tinta de toda a superfície das fibras;

  4. Branqueamento: O papel passa por produtos de alta qualidade que realizam um branqueamento à base de alvejantes.

Após essa etapa é obtido uma pasta que é enviada para o processo de secagem. Após esse processo o material pode ser transformado em diversos tipos de materiais como papéis higiênicos, toalhas, sacolas de papéis, caixas, jornais, livros, entre outros.

O processo de reuso da caixa de papelão, por exemplo, ocorre de forma similar ao do papel. Nesse caso, é realizado uma pequena alteração do processo final, deixando o papel mais firme e na cor padrão.

Geralmente, ocorre a trituração de todas as fibras até que o papelão vire uma massa em que serão aplicados aplicada produtos como água, areia e cola.

Durante esse processo podem ser utilizados meios para facilitar todo o trabalho. A mangueira de sucção, por exemplo, é composta por uma borracha que tem formato de um tubo e tem como função de transportar produtos sólidos e líquidos de um local para o outro.

De modo geral, esse item gera uma descarga forçada por compressão.

No contexto da reciclagem, essa mangueira satisfaz e atende diversas necessidades, evitando um processo manual de movimentação do produto pastoso, tornando-o muito mais ágil e eficaz.