O crescimento do comércio é um fato no nosso cotidiano e, por isso, os empresários destes ramos devem estar sempre atentos, em relação à altíssima concorrência cada vez mais frequente, as gôndolas.
Inovar, se destacar e seguir conquistando clientes, são essenciais para que o negócio permaneça firme no mercado e, principalmente, que tenha relação adequada com o público-alvo.
No entanto, itens tradicionais utilizados no dia a dia, devem seguir com a sua funcionalidade, já que oferecem vantagens aos clientes e um exemplo claro desses itens, são as gôndolas.
Qualidade e funcionalidade na utilização de gôndolas
Muito além de apenas um espaço desenvolvido para a exposição de produtos, as gondolas para lojas estão totalmente ligadas ao desempenho de vendas do estabelecimento.
Isso mesmo, este item quando desenvolvido de maneira assertiva, colabora com as estratégias de marketing, aplicadas por profissionais.
Portanto, a posição de cada um dos produtos de uma determinada loja na prateleira, deve ser pensada de maneira detalhada e jamais aleatória.
Isso é responsabilidade total do comércio, já que, com o passar do tempo, o costume de autoatendimento, ou seja, total independência dos clientes dentro de um estabelecimento, faz com que o cliente escolha os seus produtos.
Por isso, estes locais devem, oferecer ampla funcionalidade, agilidade, segurança e comodidade aos consumidores, para que todos alcancem uma experiência de compra de altíssima qualidade naquele local.
Desta forma, algumas dicas são indispensáveis, para oferecer esta total funcionalidade e segurança aos clientes, sendo elas:
Acima da cabeça
As gondolas para loja, realmente contam com altura superior à maioria dos consumidores presentes nas lojas. Afinal, esta disposição oferece menor visibilidade aos clientes.
Por este motivo, no caso de um supermercado, por exemplo, os produtos que devem ser depositados na parte superior destas estruturas, são os que são considerados de menor interesse por parte dos clientes.
Altura dos olhos
Se utilizarmos o exemplo de comerciais televisivos, este local aos olhos do cliente é o “horário nobre”, ou seja, o de maior visibilidade.
Afinal, ele está totalmente disponível à visualização total do cliente e, com isso, podem ser depositados nessa área os produtos mais vendidos.
De maneira estratégica, a melhor opção, é colocar ali os itens de maior lucratividade, no português mais claro, o mais caro.
Como a visão dos clientes está totalmente voltado àquele item, é comprovado que as compras por impulso são maiores.
Linha da cintura
Obviamente, esta não é uma área tão nobre quanto à citada acima, no entanto, não é tão ruim como o primeiro item desta lista.
Desta forma, aqui, uma ótima opção é depositar os produtos de maior procura ou em promoção. Possibilitando um encontro rápido aos clientes.
Abaixo da cintura
Este local já não faz mais parte do campo de visão dos consumidores, desta forma, não é um local altamente qualificado.
De maneira estratégica, é interessante que aqui sejam colocados os produtos mais baratos e os que os consumidores compram com certa frequência.
Desta forma, mesmo que os itens não estejam totalmente visíveis em sua posição, os clientes tendem a procurá-los da mesma forma, pois são os mais baratos e, portanto, os mais colaborativos sob a ótica dos consumidores.
Chão
Neste caso, é fundamental que sejam colocados os produtos que contam com maior peso para colaborar com o equilíbrio das gôndolas e prevenir acidentes.
Principais modelos de gôndolas
É importante conhecer os modelos mais utilizados, a fim de obter elementos que possam incrementar o ambiente do estabelecimento, gerando lucro e vantagens para os proprietários e, claro, os clientes.
Gondolas preços
Este item é um dos modelos desenvolvidos por uma fabrica de gondolas extremamente utilizados, já que colaboram de maneira fundamental com o comércio, pois expõe o preço dos itens presentes nestes comércios.
Desta forma, ele oferece total funcionalidade aos consumidores que, ao escolherem os produtos, conseguem ter uma visão rápida de qual o valor que ele custa e, desta forma, optar por levar ou não.
É importante citar, inclusive, que a exposição correta e clara das gondolas preços, é uma obrigação dos comércios conforme o código do consumidor.
Ponta de gôndola
Este é um item cada vez mais utilizado nos comércios presentes no nosso cotidiano, por conta do maior destaque que oferece aos produtos.
Afinal, a ponta de gôndola supermercado é, como o próprio nome supõe, colocada no final de cada corredor, justamente no local onde o cliente faz a volta para acessar o outro corredor.
Desta forma, a ponta de gôndola tem total destaque e, de maneira estratégica, os supermercados tendem a dispor nestes locais os produtos novos ou os em promoção, que de fato mereçam um destaque perante o cliente.
Com isso, é extremamente maior a chance de que estes itens sejam levados ao contrário do que se fossem colocados em locais comuns.