Conhecendo uma fábrica de roupas

A fabricação de roupas, também conhecida como indústria têxtil deve crescer até 3,1% até 2021, de acordo com uma projeção por especialistas da área. Diante da rentabilidade do setor, será que as pessoas sabem como funciona uma fábrica de roupas?

Com máquinas como o balancim de corte, as peças são produzidas de forma minuciosa, na medida exata para os acabamentos finais. Masculinas, femininas ou infantis, as peças de roupas passam pelo design, pelo corte, pela costura e por etapas de pigmentação, acabamento, lavagem e outro eventual processo até chegarem no formato final.

Depois de tudo pronto, é hora de exibir a roupa na Arara de parede cromada das lojas, quiosques ou outro ponto de venda. Quer saber mais sobre como funciona uma fábrica de roupas e quais são as técnicas mais usadas no processo de confecção das peças? Continue lendo este artigo.

Balancim de corte e outras máquinas

Para o processo de moldagem das roupas e confecção de calçados na medida exata, há instrumentos de medição e máquinas de corte específicas.

Na prática, equipamentos como o balancim de corte, por exemplo, servem para confeccionar as peças na medida e no formato mais próximo do resultado final. Esse instrumento tem alta precisão e assim como outros instrumentos de ferramentaria é fundamental no processo de fabricação das roupas.

Além do corte do tecido ou dos outros materiais, existem máquinas especiais para costura e também para a retirada de excessos de tecido e moldagem do acabamento.

No caso dos calçados, existe uma máquina chamada balancim de corte para calçados, que serve para moldar o produto e ao mesmo tempo auxilia nos processos de acabamentos interno, externo e lateral.

Esses e outros instrumentos de precisão são essenciais no processo de confecção de roupas e calçados da indústria têxtil e apresentam as seguintes vantagens:

  • Deixam a rotina da fábrica mais produtiva;

  • Reduzem os trabalhos operacionais;

  • Ajudam na padronização dos produtos;

  • Garantem maior precisão ao formato das peças;

  • São feitos para produção em larga escala.

Caixa de elástico para touca

Uma das matérias-primas mais comuns na indústria têxtil, além do tecido é o elástico. Os elásticos estão em tudo. Nas roupas, na confecção de edredons, nos lençóis e em detalhes como a Caixa de elástico para touca.

Para garantir essa matéria-prima nas dimensões, espessuras e no formato ideal, existem empresas que trabalham somente neste nicho de mercado.

Algumas empresas fornecem a matéria-prima, enquanto outras usam essa matéria-prima para transformá-la em todos esses objetos. É o caso da Fábrica de elástico, um setor que cada vez mais cresce na indústria têxtil e fornece materiais de base para grandes indústrias confeccionarem suas peças.

Araras de parede cromada

Quando as peças finalmente são confeccionadas é hora de exibi-las e tentar vendê-las. Neste cenário, investir em elementos de decoração das lojas como as Araras de parede cromada é uma forma de atrair a atenção para as peças e para coleções.

Na prática, a arara do tipo cromada é feita com uma estrutura reforçada, podendo ser fixada ou não na parede. Essa peça é muito resistente, tem um design sofisticado e pode se encaixar em qualquer espaço da loja funcionando como um varal de roupas.

As araras funcionam como uma espécie de Cabideiro para loja. A grande diferença é que são mais organizadas e valorizam mais o visual das confecções, já que são peças organizadoras.

De forma semelhante, as vitrines e os manequins também são objetos que destacam os produtos dentro da loja.

As araras podem ser combinadas com outras instalações comerciais e juntas valorizam não só as peças originadas em uma fábrica de roupas, mas o ambiente da moda como um todo.

Em resumo essas peças são muito interessantes para uma loja de roupas pois:

  • Destacam as peças de roupas;

  • Organizam as peças;

  • São elementos decorativos;

  • Valorizam as roupas.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre balancim de corte e outros processos que envolvem o cenário de uma fábrica de roupas é hora da inspiração.

Uma fábrica que ainda segue a linha tradicional na confecção de roupas possui suas singularidades e um jeito único de produzir cada peça.

Da mesma forma, as indústrias grandes já são dotadas de habilidades para produzir em larga escala e lucrar mais.

Mas, independente do cenário, a indústria da moda é uma das mais rentáveis do mundo e isso pode render várias estratégias de fabricação e venda.