Crescimento está ligado ao cuidado com as finanças

O crescimento de uma empresa depende de diversos fatores, que vão desde o fornecimento de matéria-prima de qualidade, passando por funcionários motivados e produtivos, com o encaminhamento dos produtos ao mercado consumidor – sendo realizado de forma correta.

Além disso, é preciso ainda estar sob a direção de uma equipe técnica que entende o cenário econômico, tanto de forma regional, quanto de uma maneira globalizada.

Profissionais especialistas em números

Deste modo, é preciso entender os números que envolvem todos os procedimentos dentro de uma empresa, entre gastos fixos e variáveis, salários, pro labores, investimentos em pesquisas, maquinários e expansão.

Também é preciso estar atento à burocracia que está envolvida com taxações municipais, estaduais e federais, além de taxas de importação e exportação. São muitas responsabilidades, de caráter técnico, que não podem ficar apenas com a diretoria, ou o grupo gestor.

Para fazer o acompanhamento de todos estes números, é preciso ter uma equipe responsável pela contabilidade geral de toda a empresa, para que relatórios possam ser apresentados de forma clara e sucinta.

Entre as informações necessárias nesses relatórios estão quais são os ônus e os bônus da empresa, quais as taxas de crescimento. Além disso, os profissionais (com essas informações) ajudarão na administração, de modo geral, para que os investimentos possam ser realizados e o crescimento alcance novos patamares.

Além de todas essas responsabilidades, os serviços de contabilidade ainda compreendem o controle de patrimônio empresarial, com a identificação de todos os equipamentos que estão em atividade.

Os custos com os funcionários em atividade, além do investimento em mão de obra terceirizada, que muitas vezes são necessários em períodos de aumento de produtividade também se fazem necessário.

Muitas empresas fornecem este tipo de trabalho, por meio de um escritorio contabilidade, mas há empresas que precisam ter uma equipe interna, para que possa atender de maneira imediata, as várias implicações financeiras, acompanhando o mercado de bolsas de valores, tanto no âmbito nacional, quanto no âmbito internacional.

Dependendo do segmento em que a empresa trabalha, com negócios realizados com o mercado exterior, as variações cambiais de países, até mesmo de outros continentes, acabam influenciando no mercado interno.

Para conter este tipo de preocupação, há profissionais que acompanham o mercado durante 24 horas, por meio de empresas de contabilidade sp que estão conectadas com as variações do mercado europeu e do mercado asiático, que costumam ter o fuso horário até 12 horas à frente e, por isso, é preciso trabalhar até mesmo no período noturno.

Nestes casos, muitas vezes, surgem problemas que podem ou não afetar o mercado interno e, antes mesmo que afete, soluções são apresentadas para a diretoria empresarial, para que as empresas não sejam afetadas de forma negativa.

Mesmo com todos setes cuidados, há empresários que não enxergam a importância de empresas de contabilidade cuidando das finanças de uma empresa e costumam misturar contas pessoais com contas empresariais.

A saúde financeira de uma empresa precisa contar com um profissional deste segmento, para que tudo seja devidamente registrado, anotado, apresentado, com erros e acertos, para que o crescimento de uma matriz e suas filiais sejam os próximos passos a serem seguidos de forma inteligente.

A importância da contabilidade empresarial reflete na administração em todos os sentidos, pois também ajuda em outros fatores, como:

  • Finanças e economias controladas de forma profissional;
  • Acesso a investimentos externos;
  • Facilidade de aplicação em recursos;
  • Valorização patrimonial no mercado de ativos.

O suporte oferecido pela equipe de contabilidade amplia a capacidade de enxergar os caminhos a serem seguidos, conforme a saúde financeira da empresa está se comportando.

Sem este tipo de comprometimento profissional, o corpo diretor não terá a visão que poderá ser seguida, prejudicando sobremaneira as atividades de comercialização e até mesmo se prejudicando perante as empresas concorrentes.

Saúde do funcionário importa

Uma empresa financeiramente saudável diante do mercado precisa estar atenta à equipe de trabalhadores.

Estar atento à disposição de máquinas que estão funcionando de maneira correta, o uso de equipamentos de proteção individual por parte dos empregados e acompanhar a tecnologia empregada, nos mais diversos setores, ajuda a ter uma noção das necessidades da empresa.

Quando há algum sinal de alerta, é importante contratar uma consultoria em segurança do trabalho para verificar quais as mudanças necessárias para atender, de forma eficiente, as necessidades do trabalhador e a atualização na confecção de tarefas.

Afinal, trabalhador saudável trabalha feliz e de forma mais produtiva.