Dados importantes sobre engrenagens

As engrenagens são um dos itens mais importantes da indústria. Sem elas, nenhuma máquina existiria e a própria revolução industrial poderia não ter ocorrido.

Logo, manter suas engrenagens sempre em dia e ter um distribuidor para caso de necessidade, é mais do que importante.
Uma das mais utilizadas no mercado é a cremalheira helicoidal, uma peça mecânica que tem como único trabalho ajudar as engrenagens do tipo helicoidal, podendo exercer movimentos como:

  • Movimentação retilínea;
  • Circular;
  • Transformações de movimento;
  • Vertical;
  • Horizontal.

Sua instalação deve ser feita por profissionais extremamente qualificados, pois esta necessita de um posicionamento preciso dentro de suas máquinas, para ter seu funcionamento maximizado e não estragar seu parque de máquinas ou não performar da forma correta.

Usada para agregar engrenagens aos motores, as cremalheiras fazem o papel de fixar de maneira correta essas engrenagens. Esta também é conhecida como pinhão de-cremalheiras.

Podendo ser confeccionada em plástico ou aço (carbono com ou sem têmpera, de liga inoxidável), encaixa-se ao funcionamento de diversas máquinas, tais como:

  • Portões residenciais;
  • Elevadores de obra;
  • Máquinas CNC para corte de aço;
  • Máquinas CNC;
  • Seccionadores para corte de madeira;
  • Sistemas de movimentação linear com 2 ou 3 eixos;
  • Máquinas CNC tipo Router;
  • Todas as máquinas industriais que necessitam de movimentação linear.

Além das cremalheiras citadas acima, também temos presentes no mercado, as cremalheiras de dentes retos, que apesar de serem mais simples de serem instaladas, têm um engrenamento muito menos suave e o contato é bem maior.
Isso gera maior ruído e menor capacidade de carga. Sem dúvida essa cremalheira é uma ótima opção para sua engrenagem.

Entenda melhor o fuso de esferas recirculantes

O fuso de esferas recirculantes são comuns em maquinários que se utilizam de muita força para executar suas funções. Tais fusos podem ser utilizados em máquinas industriais, como:

  • CNC;
  • Mandrilhadora;
  • Retifica;
  • Tornos.

Essas são apenas algumas das máquinas que podem atuar sob o auxílio do fuso.
Confeccionado para agir como um atuador linear mecânico, possui eixo munido de pistas helicoidais que comporta um conjunto de esferas que, por sua vez, atuam como porcas que deslizam entre si e proporcionam ao processo um nível de atrito extremamente baixo.

Isso se dá para que o favorecimento de passagem das esferas recirculantes tenham menor atrito, o que pode proporcionar um torque até duas vezes menos conturbado que o dos fusos convencionais.

Por agir como um rolamento e ter atrito extremamente diminuído, essa peça consome bem menos energia que suas concorrentes, podendo, com isso, ao longo do tempo, devolver o investimento ao seu comprador.

Outra vantagem é o ruído, que em perspectiva com o restante das opções de mercado, é diminuído e menos prejudicial.

Sua fabricação é feita a partir do aço carbono que, por sua vez, confere resistência e durabilidade para essa peça – quando instalada de maneira correta, é claro.

Todas essas características citadas acima também reduzem seu custo com manutenção, já que com o menor atrito, o desgaste é diminuído.

Como ter certeza que seu equipamento funcionará corretamente?

Além de tomar cuidado com a escolha do modelo, para adquirir peças dessa magnitude, você deve procurar por fabricantes e revendedores de confiança, que tenham expertise e comprometimento com seu trabalho.

Na hora de cotar sua peça e instalação, tenha em mente levar em conta o histórico da empresa, fazendo uma breve pesquisa de clientes já atendidos, matérias-primas de fabricação e qualificação dos profissionais envolvidos em ambos os casos (compra de peças e instalação destas).

Para conseguir essas informações, tenha uma conversa franca com o consultor comercial que atender seu projeto. Explique sua necessidade, expectativas e alinhe o projeto de maneira satisfatória para sua empresa.

Conte com especialistas em engrenagens

Em suma, procure por empresas que possam atender seu projeto da cotação até a entrega, levando sempre em consideração a área de atuação da empresa pretendida.

Seguindo essas dicas de instalação, você conseguirá seguir com seu projeto e melhorará o rendimento de suas máquinas de maneira tranquila e sem precedentes.

Pense também que esse investimento lhe trará economia de energia, o que para o caso de máquinas de alto rendimento, é um fator a se levar em conta. Então, aproveite as dicas que passamos e tenha um parque de máquinas muito mais moderno e sem problemas.