Detalhes dos controles de pragas em ambientes empresariais

Uma das maiores preocupações dos ambientes empresariais – principalmente os do ramo alimentício – é com o controle de pragas.

Isso porque a entrada de bichos no ambiente de trabalho apresentam diversos riscos para a saúde dos colaboradores como a dos futuros clientes. Dessa forma, é interessante contar com serviços para o controle de espécies como:

  • Baratas;

  • Moscas;

  • Pernilongos;

  • Formigas;

  • Escorpiões;

  • Morcegos;

  • Ratos;

  • Pombos.

Além de outros insetos que se proliferam de forma muito rápida em áreas urbanas e também oferecem sérios riscos à saúde humana.

Esses insetos podem ser combatidos com a dedetização constante dos ambientes, que inserem alguns produtos que afastam esses insetos evitando a contaminação do ambiente e também mantendo os colaboradores e clientes longe de pragas que podem estragar a experiência naquele lugar ou em determinado ambiente.

Desratização: Combatendo a praga mais comum

O ratos são uma das pragas que mais se proliferam em áreas urbanas. Elas são encontradas em praticamente todos os lugares e fazem morada nas redes de esgoto, o que dá acesso praticamente ilimitado a qualquer local.

Isso ocorre porque essas redes se conectam de um ponto a outro de vários bairros, facilitando a locomoção do animal.

Da mesma forma, e por conta do alto número da praga, existem várias formas de se realizar o procedimento de dedetização, vamos abordar as mais comuns nos tópicos abaixo:

1. Desratização mecânica

Esse é provavelmente o método de desratização preço mais acessível, pois conta com o uso de armadilhas mecânicas para capturar o roedor e não deixá-lo sair.

Existem muitos tipos de armadilhas para essa função, como as gaiolas, alçapões, guilhotinas, caixas e ratoeiras.

É possível ainda destacar que existem outros métodos pouco utilizados, como as placas de cola que prendem o rato caso ele passe por cima e os aparelhos de emissão de ondas de ultrassom, que emite uma onda sonora que espanta os ratos.

Existem muitos tipos de ratos, que podem ir de camundongos até ratazanas e cada tipo exige um método diferente de captura, além de uma isca diferente.

Por esse motivo, a empresa de desratização precisará realizar uma pesquisa para entender quais são as raças presentes na empresa para poder utilizar a isca e o modelo de ratoeira adequados.

2. Desratização química

Já o método de desratização química utiliza alguns produtos tóxicos que são espalhados por áreas estratégicas a fim de matar qualquer rato escondido nas fissuras e evitar que eles entrem no estabelecimento.

É preciso sempre ter atenção no tipo de material utilizado para realizar esse procedimento pois podem ser fatais para animais domésticos, como cães e gatos. Por isso, é sempre recomendado consultar com a empresa responsável se o produto utilizado é regulamentado e aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O procedimento de desratização química é considerado o mais efetivo, por ser indolor ao roedor e ser muito eficiente para eliminar os que já estão no lugar e evitar que se proliferem novamente naquele local.

Como acabar com os insetos?

Existem muitas formas de combater a proliferação de insetos em ambientes empresariais, principalmente os ramos com foco na produção agrícola.

Iremos abordar os dois métodos mais eficientes para fazer o controle de pragas Ribeirão Preto, uma área que necessita muito desse tipo de serviço.

1. Evitando insetos que se proliferam na água

Mosquitos, mariposas e outros insetos se reproduzem na água e se aproveitam, na maioria das vezes, de certos recipientes que ficam virados para cima e armazenam água da chuva sem que ninguém perceba, sendo uma fonte muito viável para eles.

A melhor forma de evitar a proliferação é realizar a limpeza de reservatório de água potável com frequência, evitando que seja uma fonte para insetos e que a água seja contaminada.

Normalmente a limpeza é feita esvaziando o reservatório e limpando suas paredes com buchas específicas para realizar a finalização da limpeza com a aplicação de cloro.

2. Armadilhas luminosas

A maior parte dos pequenos insetos voadores são atraídos por luzes fortes (são conhecidos como insetos fototrópicos), por isso a utilização de armadilhas luminosas é tão comum e efetiva, afinal é uma forma natural de captura do inseto, sem precisar espalhar armadilhas ou utilizar produtos tóxicos.

Normalmente esse tipo de armadilha tem um revestimento com cola super forte que quando o inseto encosta não tem força para se desprender e acaba morrendo em pouco tempo, evitando qualquer tipo de cheiro ou odores desagradáveis no ambiente.

Esse tipo de armadilha necessita de somente dois tipos de manutenções, a primeira é a troca da fita adesiva que deve ser feita – em média – a cada 15 dias.

As armadilhas luminosas para captura de insetos precisam ter a sua luz sempre a 100%, necessitando da troca da lâmpada sempre que ela estiver um pouco mais fraca.