Dicas de empreendedorismo: Competir ou se diferenciar?

O mundo dos negócios está em constante mudança e, consequentemente, a competição mais acirrada no meio do empreendedorismo. 

Nesse sentido, só sobrevive quem se reinventa. Mas é claro que no meio disso tudo, muitas coisas estão sendo copiadas de empreendedores que tiveram sucesso.

E é aí que fica a pergunta, é melhor competir ou se diferenciar? Continue lendo o artigo que vamos tirar essa dúvida, além de te dar dicas de empreendedorismo para chegar no topo.

Competição X Diferenciação

Ficar se comparando é um hábito do ser humano, então é comum fazer isso com o empreendimento. 

Mas com um olho focado na produtividade do seu negócio e outro na do concorrente, é muito fácil perder o próprio objetivo e acabar errando ao longo do caminho.

É importante lembrar que fazer uma análise, é sim válida para que você tenha insights de melhoria para o próprio negócio. 

Mas como tudo na vida, nada deve ser exagerado. Se exagerar muito na dose e olhar demais para os concorrentes, a competição vai subir à cabeça e aí pode ser o fim do seu empreendimento.

Nesse sentido, não perca muito tempo analisando os outros, para você ter tempo de pensar em formas mais efetivas de como pode mudar para melhor e alavancar a sua empresa. 

É aqui que está a importância da diferenciação. Afinal, existem diversos fatores que devem ser considerados, então não existe apenas uma único caminho e uma única linha de chegada.

Dicas de empreendedorismo: A importância da diferenciação

Com os olhos voltados para o próprio empreendimento é mais fácil identificar os pontos fortes e fracos, para saber o que você deve continuar fazendo e o que precisa fazer para melhorar e chegar ao topo, conquistando o objetivo almejado.

Mas é de extrema importância saber onde você realmente quer chegar para não se confundir com o objetivo do seu concorrente. 

Afinal, a mudança que você quer gerar no mercado, depende do que você irá fazer com o seu empreendimento.

A mudança vem de dentro e você deve pensar de que maneira pode chegar para ter a melhor versão do seu negócio. 

Quer saber como você pode se diferenciar nesse mercado tão acirrado, aumentando as chances de alavancar o seu negócio e deixando de lado essa bola dividida que é entrar em uma competição?

5 dicas de como diferenciar o seu negócio em meio às diversas competições

Muitas dicas podem ser úteis para que você consiga diferenciar o seu negócio, porém separamos 5 que são muito importantes.

  1. Avalie o seu empreendimento

Para deixar a competição de lado e ir direto para a diferenciação, o primeiro ponto é focar no seu negócio. 

Faça uma autoavaliação do próprio empreendimento e pontue o que pode ser mudado, além de determinar um responsável para que isso aconteça.

  1. Inspire-se!

É importante ter referências para tais mudanças que você quer que ocorra no seu negócio, mas não necessariamente precisa ser a mesma coisa que o seu concorrente fez. 

Saiba olhar o outro e encontrar algo que possa se espelhar para ser ainda mais assertivo na hora de alinhar novos objetivos e planos para a sua empresa.

Ou seja, procure por referências locais, até mesmo globais e inspire-se para trazer o novo para dentro do seu negócio. 

Só assim você pode sair do âmbito da competição e ir direto para o de diferenciação – e é aqui que manterá o seu negócio mais vivo do que nunca.

  1. Saiba quais são os seus objetivos

Agora que você se inspirou é hora de colocar a mão na massa. Mas antes, quando você abriu a sua empresa, com toda a certeza fez um plano de negócios, certo? E agora é a hora de reavaliar tal documento.

Veja se realmente aquilo que você determinou à longo prazo ainda faz sentido para o seu negócio, ou é preciso estabelecer novos caminhos para chegar a uma nova meta.

  1. Refaça o planejamento

O plano de negócios existe para você refazê-lo de tempos em tempos. 

Afinal, como falamos no começo deste texto que o mercado está mudando constantemente, então é possível que o seu objetivo de alguns anos, não faça mais sentido no mundo de hoje.

  1. Aprenda a ouvir seus clientes

Na hora de refazer o seu plano de negócios, é primordial escutar o que seus clientes têm a dizer do seu negócio. 

Escute-os para ter algumas ideias, de pontos que você pode ter esquecido na hora de elaborar melhorias.

Conversar é a resposta para tudo, inclusive para manter o seu negócio de pé e evoluir ao longo do tempo.

Gostou das nossas dicas de empreendedorismo? Agora é só colocar os pensamentos no lugar para não ir atrás de competição e sim da sua diferenciação!