Dicas para empreender da forma correta

Empreender é uma tarefa precisa ser enfrentada como uma jornada, isso porque o mundo dos negócios não é fácil e está a todo momento empurrando as pessoas para desafios nos quais elas nem sabiam que poderiam enfrentar um dia.

Apesar de ser uma tarefa amplamente difícil agrega às pessoas, e também ao mercado, experiências novas e completamente animadoras.

Viver para empreender é entender que qualquer setor pode ser uma fonte de renda, como o trabalho com cargas e fretes ou perfumes e cosméticos.

Claro que sempre para dar o primeiro passo é preciso saber algumas dicas e ficar atento a algumas disposições novas de modelos de negócios que vem aparecendo, afinal, todo aquele que quer ter arrecadação suficiente para uma maquina de contar dinheiro, por exemplo, necessita ser atualizado e atento a como fazer o negócio ser validado e então consolidado.

Esse artigo falará de algumas dicas para começar a empreender e sobre como qualquer oportunidade pode ser um grande negócio.

Dicas para começar a empreender

Como falamos acima, empreender não é uma tarefa fácil, porém, dependendo de como você iniciou essa jornada, ela só vai ficar cada vez mais difícil. E é para você facilitar seu começo que falaremos de algumas dicas para que você possa aplicar ao seu negócio.

1. Compartilhe sua ideia

Se você tem em mente a formação de um centro de impressão de fotos e documentos que ofereça um local com qualidade e preço justo, antes de começar compartilhe essa ideia com pessoas que poderão te dar um suporte e tenham um negócio parecido com o seu.

Em uma simples conversa você conseguirá identificar o que você pode modificar no plano de negócios e suas estratégias, tudo para ter o melhor centro de impressão de fotos.

Mas isso não vale apenas para esse modelo de negócio, serve para transportadoras, montadoras, comércios e até indústrias.

Como diz um ditado africano, quem quer ir rápido vá sozinho, mas quem quer ir longe vá junto. E compartilhar sua ideia te leva a ir longe.

2. Valide seu negócio

Ponha seu serviço ou produto no mercado por um período de teste, verifique se a rentabilidade vai ser aquela que foi definida, se haverá mais gastos, se a estratégia inicial foi eficaz.

Se for verificado que há alguns problemas é aqui que se irá recalcular a rota. Visto que o produto ou serviço engrenou significa que seu trabalho foi validado e portanto é hora de tornar seu negócio oficial.

Caso seu negócio não tenha sido validado, refaça o plano de negócios e tente de novo, caso contrário, mude de produto ou serviço e tente novamente.

O empreender é uma constante tentativa, segundo o primeiro ministro britânico Winston Churchill, “sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”.

3. Formalize-se!

É uma dica muito importante. Teve seu negócio validado? Se sim, é hora de você ter um CNPJ (cadastro nacional de pessoas jurídicas).

Ele vai abrir portas para que seu empreendimento venha crescer, uma delas é que com o CNPJ você poderá emitir notas fiscais, vender para o governo (concorrendo a licitações), pedir empréstimos privados e públicos, e solicitar abertura em bancos.

Se seu negócio for pequeno e só tiver você existe hoje a modalidade MEI (microempreendedor individual), que garante todas as vantagens de uma empresa formalizada de maneira rápida e segura.

Assim, de pessoas que trabalham autonomamente com içamento de móveis, até o dono de uma padaria pode ser MEI.

Outras dicas importantes

O mundo dos negócios realmente é bastante complicado, porém é um dos mais prazerosos, pois ajuda as pessoas a terem a noção de que elas podem realizar os seus próprios sonhos. Ao empreender você aprende:

  • Que os seus sonhos podem ser reais;
  • Que trabalhar duro pode ser um prazer;
  • A viver intensamente;
  • A resolver seus problemas, não os adiar.

Esses pontos aprendidos são excelentes. E é tão incrível que hoje nem é preciso escritório, empresas estão adotando a sala de reunião coworking, que é um modelo de viver a empresa de forma diferente. Onde você paga para usar uma estrutura quando quiser, e além do mais tem a possibilidade de expandir o networking.

Assim, empreender é uma tarefa promissora, que ajuda milhares de pessoas a levarem seus desejos e projetos a sério. Pegue essas dicas e aventure-se no incrível mundo dos negócios.