Dicas educação infantil

Para os pais, optar por inserir seus filhos em creches é uma decisão difícil. No entanto, muitos precisam investir nesses espaços por necessidade e horários de trabalho, ou para ajudar na educação de seus pequenos.

Por isso, é importante compreender melhor o papel da Creche berçário na vida de um indivíduo, além das vantagens e procedimentos realizados no espaço.

Benefícios da creche para bebês e crianças

Creches podem ser uma experiência grandiosa na vida de uma criança, ainda mais quando os espaços são amplos para que elas desenvolvam suas capacidades motoras e intelectuais.

Os ambientes de creches são equipados para crianças, visando o lazer e a educação. Assim, todos os espaços do local possuem brinquedos e elementos de interação infantil, além de profissionais especializados para cuidar das crianças com responsabilidade e amor.

Os três primeiros anos de vida são essenciais no crescimento e desenvolvimento infantil. É nessa fase que as crianças aprendem a engatinhar, ficar em pé, andar, sentar, falar e interagir com as pessoas.

Nesse centro educacional, as crianças passam o tempo sendo estimuladas nesses aspectos, praticando atividades que contribuem para o desenvolvimento cognitivo e humano, além de aprenderem a se relacionar e a fazer amizades.

Os espaços de creche antecedem a ida das crianças à uma Escola infantil período integral, portanto, incluem os ensinamentos iniciais, que formam a base educativa da vida de uma criança.

As creches possuem educadores que realizam desde as tarefas mais básicas como a troca de fraldas, banhos e alimentação, como a parte de interação, exercendo atividades estimulantes aos pequenos, para que possam se desenvolver a cada dia mais.

Esse é um ambiente que estimula as capacidades infantis, oferecendo diversas vantagens, como:

  1. Aprimoramento de capacidades intelectuais;
  2. Desenvolvimento da socialização;
  3. Aperfeiçoamento cognitivo e acadêmico;
  4. Prepara a criança para a escola.

As creches possuem diversos momentos de brincadeiras com os pequenos, o que contribui para que eles gastem energia. Nos momentos de lazer, as crianças brincam, correm, interagem entre si, sendo esses estímulos essenciais para os sentidos do corpo e da mente.

Além disso, os profissionais se certificam de que as crianças terão uma boa alimentação, higiene e descanso necessário (muitas vezes realizados em forma de sonecas e cochilos).

Espaço de interação e aprendizagem

A creche é um novo ambiente para as crianças, o que é muito benéfico, pois começam a descobrir e explorar um lugar que era desconhecido.

Além disso, elas descobrem novos objetos e pessoas. Consideradas um modelo de “escola maternal”, a criança aprende a brincar de forma saudável, sempre com atividades que estimulam as capacidades em sua totalidade.

Assim, as brincadeiras consistem em uma forma de aperfeiçoar as capacidades motoras, estimulando diretamente o desenvolvimento social e psicológico de cada um.

Por isso, matricular os filhos nesses espaços pode ser uma decisão cheia de benefícios, além de gerar lindas memórias que a criança carregará para o resto da vida.

É por meio de brincadeiras, movimentos e todos os materiais encontrados em uma creche, que as crianças são preparadas para as escolas.

Assim, as crianças começam a desenvolver suas capacidades intelectuais, o que contribui muito na vida delas quando entram nas escolas.

Por outro lado, por meio de representações e jogos livres, estimulam a criatividade, o que para muitos, é o primeiro contato de auto descobrimento, permitindo-lhes a possibilidade de criar e elaborar ideias. Nesses espaços, as crianças, muitas vezes, passam a entender melhor as profissões do mundo.

Desse modo, isso faz com que elas passem a desenvolver desejos momentâneos ou a longo prazo, como a vontade de fazer um curso estilista de moda, ser médico, bailarina, cantora e outros. Isso, além de estimular a imaginação, serve de fonte de conhecimento sobre o mundo que existe lá fora.

Além de todo o conhecimento adquirido, as crianças muitas vezes passam a ter o conhecimento sobre cores, números, animais, profissões (como o curso de moda) e interagem com todos esses elementos, passando a conhecê-los e aprendendo a diferenciá-los.

Aprendem a comer toda a comida, guardar os brinquedos e respeitar as coisas dos outros. Além disso, aprendem histórias, músicas e danças, visando sempre a interação com outras crianças.

Os espaços de creches providenciam o contato da criança com letras e vogais, além de estimular a independência em relação a desenhar, ir ao banheiro e obedecer os mais velhos.

Dessa forma, fica evidente que esses ambientes podem ser muito vantajosos na vida de uma criança, proporcionando-lhes primeiras experiências que, sem dúvida alguma, serão influências positivas para o resto de suas vidas.