Elementos para a composição de uma loja de jóias

composição

A composição de um ambiente comercial, que tem como objetivo a venda de produtos próprios da loja, precisa ter alguns atributos essenciais para que o estabelecimento seja seguro e propicie o melhor funcionamento.

Nesse texto, abordaremos essa composição, com o foco em lojas de joias e semijoias, tipo de estabelecimento muito comum no comércio brasileiro.

Apresentaremos itens que fazem parte desse aparato, discutiremos a importância desses itens para a melhoria da segurança do ambiente e também para ampliar a produtividade, bem como dispositivos que são importantes para elevar o conforto, tanto dos funcionários, como principalmente dos clientes que compram na loja.

Ferramentas de controle e segurança

Primeiramente, é importante falar de um item de controle das atividades que é imprescindível para o funcionamento de qualquer estabelecimento.

Como tudo, atualmente, é movido por energia elétrica, esses espaços não fogem a regra, e necessitam da instalação de um sistema elétrico para que diversos dispositivos possam funcionar. Mas, é indispensável que essa composição seja feita de acordo com as conformidades estabelecidas para espaços comerciais.

A utilização de componentes energéticos podem ser afetadas por descargas elétricas atmosféricas, ou seja, descargas provocadas por raios.

Por isso, também é essencial que a loja apresente um laudo SPDA, que atesta, totalmente, que o ambiente contém todos os instrumentos necessários para suportar possíveis descargas elétricas provenientes de raios.

As ferramentas devem formar um sistema de aterramento sanitário, que absorve essas descargas através de um para raio, e faz com que essa corrente seja transferida para camadas subterrâneas que impossibilitem que essa descarga atinja, tanto componentes do local, como também impedem que afetem diretamente as pessoas presentes no espaço.

Como mencionado, a segurança das pessoas nas lojas deve ser prioridade do estabelecimento. Não adianta nada o estabelecimento dispor de profissionais qualificados, produtos interessantes, lugar confortável e ser um ambiente completamente desprotegido, afastando os clientes.

Por isso, existem algumas ferramentas que podem ser essenciais para garantir a segurança dos clientes e funcionários ou no mínimo atenuar eventuais problemas como invasões, e entre outros.

É preciso vigiar as entradas do estabelecimento e também a área interna. Uma solução muito usual para essa vigilância e controle das atividades é por meio do uso de camera de monitoramento, que é um aparato que grava em tempo real todas as ações na loja, controlando possíveis problemas que possam ocorrer.

Para o controle da entrada e saída de pessoas no local, a instalação de uma porta de vidro de correr também é uma ótima opção, já que é uma porta manual e de fácil detecção de quando ela é aberta.

Existem também outros dispositivos que auxiliam nessa proteção, monitoramento e segurança do local, confira a seguir alguns desses itens:

  • Sensores de movimento;
  • Extintores de incêndio;
  • Seguranças;
  • Alarmes de incêndio;
  • Alarmes de invasão.

Conforto para os clientes

A comodidade e o conforto dos clientes também é um item importante que deve ser levado em conta. Quanto melhor o atendimento, maior o engajamento, aumentando a possibilidade da fidelização dos clientes.

Por isso, algumas lojas oferecem serviços e itens que aumentam a qualidade do atendimento da loja, como ar condicionado para melhorar a temperatura do local, oferecem brindes na compra de produtos.

Assim como, vendem produtos alimentícios por meio de máquinas de refrigerante, salgadinhos e chocolates ou também dispõe uma máquina de café para seus clientes, que podem ser adquiridas com o aluguel de máquina de café.

Itens disponibilizados

Para finalizar, falaremos também da disponibilidade dos itens e como funcionam o pagamento dos produtos adquiridos. Lojas de bijuterias finas e joias oferecem uma gama variada de produtos, desde colares, pulseiras, brincos, relógios, anéis.

Esse tipo de estabelecimento, naturalmente, tem um público mais definido, muito por conta dos preços elevados do produtos, que se justificam pelos materiais que são usados para as suas confecções.

Os materiais usados, normalmente, são provenientes de pedras preciosas ou de metais preciosos, como ouro, prata, bronze, rubi, esmeralda, diamante, que são elementos bastante valorizados e com um preço mais elevado.

As opções variam, tanto para o sexo masculino, com itens como anel de ouro masculino, como para o sexo feminino.

Para a finalização da compra em qualquer estabelecimento comercial e também nas lojas de joias, os caixas são compostos por balcão caixa, que é uma estrutura reservada para o acerto dos pagamentos por parte dos clientes.

Como vimos, montar uma estrutura confortável, segura e propiciando o melhor ambiente possível para lojas desse segmento, é uma excelente forma de fidelizar a clientela.

Esse deve ser o principal objetivo de qualquer ambiente comercial, já que é por meio dos clientes que as lojas se sustentam, portanto atraí-los e garantir a fidelidade é imprescindível para o andamento do negócio.