Entenda como a contratação de uma empresa de limpeza pode ser útil

A terceirização de serviços de limpeza acontece quando alguma empresa contrata um serviço externo para ser o responsável pela limpeza e conservação da sua propriedade, ao invés dela própria gerenciar essa atividade.

Essa empresa externa será responsável por contratar e administrar todos os profissionais de limpeza, comprar produtos, cuidar dos uniformes dos funcionários, entre outros.

Este é um serviço que pode ser contratado por diferentes empresas, como universidades, prédios comerciais, entre tantos outros.

Vantagens em contratar uma empresa de limpeza

Atualmente, contratar uma empresa de limpeza é uma excelente estratégia para as os negócios, independente do segmento.

Através dessa contratação você pode contar com serviços especializados em sua operação, enquanto ganha tempo para pensar em suas atividades principais.

Para que você possa entender melhor, separamos algumas vantagens para que você entenda como a contratação de uma empresa de limpeza pode ser útil.

Confira abaixo:

Conveniência

Devido ao fato de a formação da equipe e fornecimento de materiais serem de responsabilidade exclusiva da empresa contratada, quem terceiriza serviços de limpeza não precisa se preocupar, por exemplo, em fornecer materiais ou trocar equipamentos por opções mais modernas.

A reposição dos equipamentos é realizada pela terceirizada contratada, deixando de ser responsabilidade da sua empresa.

É importante ter em mente que isso traz algumas vantagens como a garantia de utilização de ferramentas e produtos de qualidade, já que se trata de uma empresa especializada no assunto.

Além disso, caso seja necessário contar com mais pessoas em uma determinada situação — como após um evento — isso é facilmente providenciado.

Empresas especializadas em limpeza disponibilizam pessoal extra para a realização de serviços eventuais, como o apoio em limpezas em caso de eventos.

Sem a terceirização, seria necessário abrir um processo seletivo, o que demanda tempo e dinheiro, ou então, o serviço acabará sendo realizado por uma equipe muito pequena — o que pode resultar numa limpeza demorada e malfeita.

Com isso, terceirizar os serviços de limpeza é mais conveniente, pois fornece um atendimento sob medida que se adapta às necessidades específicas de cada negócio.

Disponibilidade de profissionais e equipamentos

Outra vantagem dessa terceirização é que existe maior disponibilidade de serviços. Se um funcionário falta ou se um equipamento precisa ser substituído, a empresa responsável garante que isso seja feito dentro do menor tempo possível.

Além de não precisar se preocupar com a resolução de pormenores desse tipo (aumentando o desempenho de outras atividades), sua empresa ainda garante que terá a limpeza feita no momento necessário, independentemente do surgimento de imprevistos e outras adversidades.

De outro modo, poderiam surgir problemas com a indisponibilidade de pessoal para realização do serviço, até que questão fosse resolvida de maneira definitiva.

Qualidade dos serviços

Como a equipe terceirizada conta com os equipamentos e produtos certos e é do tamanho ideal para o seu negócio, o resultado final da limpeza é de muito mais qualidade.

Outro fator que influencia a qualidade é o fato de que a empresa contratada é especializada no assunto.

Assim, não apenas a empresa contrata profissionais que sabem o que estão fazendo como também fornece treinamento para garantir a qualidade da prestação de serviços.

É importante lembrar que empresas terceirizadas possuem um grande número de profissionais capacitados, garantindo um serviço de alto nível, ao contrário de negócios que realizam o treinamento de forma interna.

Muitas vezes, ao realizar a gestão de uma equipe de limpeza própria, uma empresa acaba cometendo alguns erros que podem comprometer o serviço realizado.

Isso acontece com qualquer negócio que tenta aplicar um serviço que não é especialista.

Não aposte no incerto! Confie em quem possui sistemas de treinamento e capacitação adequados para fornecer o conhecimento necessário.

Desta forma, cada profissional desenvolve seu trabalho da melhor forma possível.

Redução de custos

Não dá para negar que terceirizar serviços de limpeza leva a custos menores. Isso se deve a alguns fatores como a exclusão da necessidade de manter vínculos trabalhistas ou de não ser preciso fornecer equipamentos e materiais para os funcionários.

O investimento exigido é exatamente aquele estipulado em contrato, o que possibilita, inclusive, que a empresa mantenha os gastos com limpeza sempre dentro de um valor incorporado no planejamento financeiro.

Não há coisa pior do que, no fechamento das contas, se ver forçado a pagar pela compra de materiais não previstos.

A terceirização se apresenta como uma alternativa extremamente eficaz, mantendo o custo fixo — conforme for previamente definido.

Livre desse tipo de necessidade de gestão, a empresa só precisa se preocupar com sua própria atividade.

A flexibilidade oferecida na maioria dos contratos de terceirização também é importante para evitar que a empresa gaste mais do que realmente usa.

Em muitos casos, a gestão interna acaba gerando excedentes de certos produtos, ou mesmo gastando mais pela reposição emergencial de itens em falta.

Este é outro problema inexistente ao lidar com o serviço terceirizado, que assume completamente a gestão do processo como um todo.

Além disso, a ausência dessa responsabilidade faz com que a empresa se veja menos preocupa diante de questões como processos e pedidos de indenização, reduzindo os gastos exigidos para essa tarefa.

Eficiência

Se a empresa está terceirizando serviços de limpeza, então, isso significa que esse não é o seu ramo principal — ou, do contrário, nem seria possível estabelecer o contrato.

Não sendo a limpeza a atuação principal, o administrador da empresa precisa utilizar esforços e recursos de gestão para cuidar dessa parte do negócio.

Com a terceirização, entretanto, toda a responsabilidade passa a ser estritamente da empresa contratada.

Além de facilitar a organização, isso possibilita que a empresa também passe a ser mais eficiente, pois pode focar exclusivamente em sua área de atuação.

O resultado é a maior otimização de seus processos e do tempo de trabalho de gestores, algo que pode trazer benefícios para toda a empresa.

Colocando em prática!

Neste conteúdo você conferiu para que serve uma empresa de limpeza e como como sua contratação pode ser útil no dia a dia.

Entre outros pontos, também foi compartilhado algumas vantagens que você pode ter ao optar por terceirizar a limpeza do seu negócio

Então, não perca mais tempo! Procure uma boa empresa de limpeza para que seu ambiente de trabalho fique cada vez melhor, mais limpo e organizado e você possa focar em suas atividades principais.