Energia Solar em 2020 será mais barata

O investimento em energia solar tem sido cada vez mais rentável, procurado e essencial. A energia renovável tem deixado de ser apenas uma opção para ser prioridade, já que o planeta tem sofrido muito com a exploração de recursos para gerar energia. 

Nós já sabemos que para sua empresa crescer, recursos como água e luz precisam ser muito bem administrados, para que não haja desperdício, impactando de forma negativa o meio ambiente e fazendo com que a conta fique cara ao final do mês.

A energia solar por si só já é mais barata, o que acontece é que para sua produção em larga escala, como instalação de usinas, por exemplo, pode ser um investimento que ainda apresenta um alto valor. 

Porém, um relatório publicado pela Agência Internacional de Energia Renovável aponta que o preço da energia elétrica produzida a partir de fontes renováveis tem diminuído no mundo. Segundo o estudo:

“O custo médio global da energia solar térmica concentrada apresentou a maior queda entre 2017 e 2018, recuando 26% no período, seguido pelos preços da bioenergia (-14%), placas solares (-13%). A entidade prevê que, em 2020, a eletricidade gerada pelos painéis fotovoltaicos será bem mais barata em relação à obtida através de combustíveis fósseis.”

Isso é ótimo para inúmeros segmentos, tanto públicos quanto privados, como armazenamento e transporte de cargas, assim como indústrias, como a indústria têxtil. Principalmente quando falamos em energia solar térmica. 

Lembrando que a energia solar térmica usa o calor do sol para aquecer outro meio, geralmente água. Sistemas solares térmicos usam placas ou tubos a vácuo para captar o calor do sol e transferi-lo para um líquido (água).

Energia solar: vantagens e desvantagens 

Umas das maiores vantagens da energia solar é o seu potencial sustentável, limpo e renovável, já que sua fonte primária é o Sol. Para lugares em que há incidência constante do sol, como Brasil, é ainda mais vantagem, pois ela existe em abundância.

Com a energia solar mais barata, fica mais fácil empresas substituírem o usos de combustíveis fósseis que apresentarem altos custos ambientais, como as emissões de gases de efeito estufa, por exemplo.

As desvantagens desse tipo de energia estão quase todas ligadas a altos custos, o que a partir de 2020, está para ser mudado. 

Outra desvantagem é que durante a noite ela não é produzida. Podendo até ser utilizado o  sistema fotovoltaico como opção noturna, mas ainda haverão reduções na produção.   

Energia Solar no Brasil 

A redução dos preços da energia solar é fundamental para que o mundo mude sua matriz energética. Principalmente no Brasil, onde existe grande potencial para gerar energia sustentável, mas os investimentos ainda são pequenos por conta do alto custo. 

Ainda temos um longo caminho a percorrer até que as formas tradicionais de gerar energia deixem de ser as que conhecemos, que não são consideradas energias limpas.

Mas, estamos dando passos largos em direção a essa meta já que, cada vez mais, estamos cientes do potencial de produção de energia que o Brasil tem, não só partindo de hidrelétricas. 

Texto produzido por Cia Web Sites