A música está na composição da sociedade desde os seus primórdios, estimulando o pensar e o sentir a música torna o dia a dia mais leve, simples, alegrando e confortando a todos, sempre que necessário. Considera uma expressão artística ela é composta por sentimentos, ritmos, melodias e vibrações.
Atualmente, no modelo de currículo obrigatório ela não é um das atividades, entretanto desde de 2008 com a criação e implantação da lei nº 11.769 o ensino da música passou a ser obrigatório às crianças do ensino fundamental e ensino médio.
Com caráter não exclusivo ela não precisa ser uma disciplina, mas sim uma linguagem adotada ao ensino.
Dessa forma o contato com a música acontece desde cedo e as crianças expressam interesse e curiosidade em aprimorar essa habilidade desde de novas, com isso investir na criação de uma escola de música é investir em um empreendimento de sucesso que agregara aos alunos e a sociedade de forma geral.
Tipos de escola musicais
O mercado detectou a necessidade de escolas especializadas no desenvolvimento de habilidade artísticas a um tempo, pois elas promovem ensinamentos que vão além da música e do universo acadêmico, elas ajudam na formação social das pessoas e portanto precisam ser priorizadas, fazendo com que ocorresse um alta competitividade no setor.
Para se destacar é preciso investir em escolas especializadas, como a escola de guitarra SP que ensinam apenas como aprender a tocar um instrumento musical, pois a segmentação contribui para o aprimoramento e permite que a empresa criada seja uma referencia no mercado para aprender aquele instrumento musical, ganhando posicionamento e competitividade.
Outro diferencial é promover estruturas que permitam o aprender personalizado e particular dos alunos, funcionando como um estúdio o espaço pode ser locado, ou ainda, ser uma opção de aula dentro da escola.
A exclusividade, como a aula particular de piano ou qualquer outro instrumento, faz com que as habilidades dos alunos possam ser desenvolvidas mais rapidamente e com mais qualidade, além disso ser exclusivo é algo que atrai muitas pessoas.
Estruturando a escola
Em uma escola de música que ensine apenas um instrumentos ou vários, o som é algo valorizado, pois através dele os alunos e professores conseguem identificar os acertos e erros e quais são as notas ou composições musicais que precisam ser aperfeiçoadas ou treinadas com mais frequência.
Portanto, o isolamento acustico precisa ser realizado em todas as salas, sejam elas de uso:
- Coletivos;
- Individual;
- Ensaios;
- Apresentações.
O isolamento precisa ser estruturado e as manutenção para que ele continue funcionando com alta qualidade são obrigatórias e indispensáveis.
Somado ao isolamento é preciso ter estruturas que permitam o aprender e o desenvolvimento das habilidade de cada aluno, com isso além do isolamento das salas de aulas precisam ter equipamentos que permitam o aumento e controle do som.
Em outras palavras, uma mesa de som com efeito que pode ser instaladas em diferentes locais, permite que os instrumentos sejam conectados e som emitido com qualidade para todos os presentes, permitindo um aprender estruturado e efetivo.
Outro equipamento necessário para processos mais simples do aprender e que estão presentes nas escolas acadêmicas também devido a facilidade de instalação e manuseio, a caixa de som bluetooth conecta sem precisar de fios ou cabos o aparelho celular a caixa emitindo a música ou gravação desejada com agilidade, organização e praticidade.
É preciso material escolar?
Sim, mesmo que não seja um ensino obrigatório e as estruturas sejam modernas e atualizadas, alguns materiais são indispensáveis ao aprender, na música não são as palavras ou os números, mas sim os símbolos que representam canções e melodias.
As notas estão presentes nas partituras que em uma mesma canção difere de acordo com o instrumento que está sendo ensinado ou ensaiado.
Logo, as partituras para teclado de uma determinada canção são diferentes das partituras para guitarra dessa mesma música.
O conjunto instrumental faz com que a melodia, ritmo, sonoridade e vibrações sejam harmonizadas e traduzidas em lindas músicas, sendo apreciadas tanto pelos músicas quanto pelos ouvintes.
As partituras podem ser transcritas em papeis, contudo, atualmente, os avanços e descobertas tecnológicas tem aprimorado todos os negócios e na educação ela torna o aprender mais dinâmico, divertido e acessível, com isso há partituras que podem ser lidas e escritas em tablets, telas de celulares ou computadores.
Oferecer sempre as melhores condições para o desenvolvimento das habilidades, promove a imagem da organização refletindo em seus sucesso e reconhecimento no mercado.