Escolinhas que os seus filhos podem precisar

filhos

Em um cenário onde a tecnologia, as formas de aprendizagem e as habilidades são transformadas o tempo todo, apostar em novas formas de aprendizagem para seus filhos é fundamental.

De acordo com as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a partir dos quatro anos uma criança já pode frequentar a pré-escola ou Jardins de infancia privados.

Para receber essa criança e estimular seu desenvolvimento de forma sensível e criativa, é cada vez mais comum que os pais busquem escolas que ofereçam aulas de música, teatro e expressão.

A musicalização infantil, aliás, é uma boa forma forma de estimular o aprendizado, a interação social e o desenvolvimento da fala e da dicção de uma criança. Essas percepções já foram compartilhadas por vários estudiosos da área.

Neste cenário, as escolinhas que são especializadas em áreas específicas como a música são uma realidade em expansão. Já pensou em matricular seu filho em uma Aula de bateria no contraturno para que ele consiga desenvolver melhor a expressividade por meio da música? Pois é.

Há uma série de projetos que estão analisando essas novas necessidades da educação. Se você se interessa por esse assunto e deseja matricular seu filho em espaços que estejam alinhados com essa mudança, saiba que esse post pode te ajudar.

Desenvolvimento criativo no jardim de infância

A fase da primeira infância é crucial para o desenvolvimento intelectual e criativo de uma criança. Uma pesquisa chamada Importância dos Vínculos Familiares na Primeira Infância, publicada pelo Núcleo Ciência pela Infância apresentou essa relação.

Uma das situações apontadas pelos pesquisadores é que habilidades como memória e cognição são desenvolvidas ainda nessa fase. Por isso, pensar na educação de forma mais ampla é fundamental para estimular as novas gerações.

No contexto dos Jardins de infancia privados, é comum encontrar atividades extracurriculares que envolvam formatos criativos de aprendizagem. Mas também há opções de escolinhas específicas para música, dança, educação artística, canto e outras atividades.

Independente do contexto e do espaço educacional, uma coisa é certa: Quebrar a rotina com aulas que ensinam além do quadro de giz é algo muito positivo para a criança.

Independente da aula ser voltada a uma técnica como a do teclado iniciante ou compreender aulas de voz e violão, a mistura da música com a educação traz benefícios estudados pela ciência. São exemplos:

  • Melhorias na dicção e na articulação da fala;

  • Desenvolvimento da capacidade cognitiva;

  • Desenvolvimento de habilidades relacionadas à interação social;

  • Melhora na capacidade de expressão.

Outra opção interessante para matricular o seu filho é uma escola de bateria ou uma escola especializada somente no ensino musical.

A diferença em relação às escolinhas tradicionais é que neste ambiente o aluno só tem um foco: a música.

Contudo, independente de ser uma escola convencional que oferece atividades extracurriculares ou um ambiente especializado, ter essa oportunidade de aprendizagem faz toda a diferença.

Dicas para escolher uma escolinha para seus filhos

Quando as crianças crescem a ponto de frequentar uma escola, uma das principais preocupações dos pais é encontrar um ambiente adequado.

Nessas horas, conversar com outros pais, pedir indicações, buscar histórico e grade extracurricular são estratégias muito válidas.

Independente do ambiente ser uma creche particular ou um espaço de educação infantil da rede pública, analisar a estrutura do espaço e como as formas de aprendizagem podem ajudar no futuro do seu filho (a) é natural.

Neste cenário, optar por escolinhas com equipes multiprofissionais, diversas e abertas às necessidades do mundo atual é muito importante. Afinal, a educação é algo que se transmite entre as gerações e não acompanhar a evolução dos processos de aprendizagem é ficar para trás.

Na capital paulista, por exemplo, há opções de Escolinha de meio período em são paulo. Em um contexto onde o ensino integral (no formato tradicional) está em evidência, contar com espaços de meio período pode ser algo útil para organizar a rotina.

Além disso, essa opção também proporciona comodidade para os pais, que podem se envolver em outras atividades na garantia que os filhos estão matriculados em uma Escolinha de meio período em são paulo.

Ou seja, buscar ambientes de aprendizagem que sejam inovadores e consigam ir além do currículo padrão para formações padronizadas é algo saudável para a criança mas também para os responsáveis.

Com o estímulo criativo ao desenvolvimento, seja por meio de aulas de teclado, violão, bateria, canto ou então uma Aula de bateria as crianças conseguem se expressar muito mais no contexto político atual.