Montando o seu estabelecimento de auto peças

Apesar das mudanças sociais ocorridas nos últimos anos, ainda há dois grandes sonhos que perduram para boa parte dos brasileiros: automóveis e o empreendedorismo e auto peças.

A boa notícia é que ambos podem ser unidos de modo a gerar um negócio consolidado e rentável para o proprietário, pois basta investir na abertura de uma loja de auto peças.

Contudo, antes de se lançar a este setor, é preciso ter em mente que, por mais que ele proporcione boas oportunidades, ele está repleto de empresas com anos – quando não décadas – de atuação.

Assim, começar um negócio de sucesso neste ramo é algo que demanda muito esforço e dedicação de quem se presta a fazê-lo.

Pretende investir no segmento de peças automotivas? Então continue lendo e confira algumas dicas para que a empreitada seja um sucesso:

Escolha uma localização estratégica

Em praticamente todos os segmentos econômicos, a localização do estabelecimento é determinante para o seu sucesso – ou fracasso.

No caso do ramo de peças automotivas, isso não é diferente, pois especialistas apontam que, quanto mais próximo o estabelecimento estiver de uma oficina mecânica, melhor. Deste modo, o negócio tem boas chances de se tornar fornecedor deste estabelecimento e de seus clientes.

Porém, é preciso ter em mente que a oficina em questão tem que ser compatível com o portfólio de produtos da loja. Por exemplo: de nada adianta vender peças para toyota bandeirante e estar próximo a um mecânico que só realiza reparos em carros de passeio. Por conta disso, pesquisar é essencial.

Pense na comodidade do cliente

Ao escolher o ponto e definir como será a sua infraestrutura, é essencial que o empreendedor pense como consumidor.

Ao se colocar no lugar do cliente, ele será capaz de tomar decisões que tornem o estabelecimento mais atrativo para ele, tais como:

  • Existência de um estacionamento (ao menos um conveniado);

  • Boa iluminação na fachada;

  • Localização em bairros e vias seguras;

  • Layout interno que facilite e otimize o atendimento.

Por mais simples que estas medidas pareçam, elas têm muito potencial para tornar seu estabelecimento mais competitivo.

No caso do espaço para estacionar, por exemplo, ele deve ser bem organizado e seguro, contando com uma cancela para estacionamento e outros aparatos de segurança, como as câmeras de vigilância.

Assim, o público pode visitar o negócio com mais tranquilidade e comodidade, o que tem um efeito positivo sobre as vendas.

Defina quais peças serão vendidas

Carros são máquinas extremamente complexas, das quais necessitam de muitas peças para que funcionem corretamente.

Por conta disso, estabelecimentos que pretendem vendê-las podem se concentrar em comercializar apenas um tipo de componente, seja ele para o motor ou para a parte elétrica.

Também há a opção de se vender acessórios, como o alarme automotivo. Para decidir o que será comercializado, é preciso pesquisar muito, de modo a verificar a rentabilidade de cada opção e a concorrência na localidade em questão.

Invista em parcerias

Especialistas apontam que as parcerias entre estabelecimentos cujas funções são análogas ou complementares é uma das melhores maneiras de aumentar as chances de sucesso de ambos.

O motivo por trás disso é que tal estratégia permite que os negócios compartilhem clientes, aumentando a rentabilidade de ambos.

No caso da indústria automotiva, isso também pode acontecer. Por exemplo: é possível firmar uma parceria com uma empresa que comercializa itens para garagens, como o TAG ativo, que tem a função de controlar entradas e saídas.

Também é interessante estabelecer um convênio com oficinas mecânicas, oferecendo descontos aos clientes de tais estabelecimentos e vice-versa.

Conte com profissionais qualificados

Todas as pessoas que trabalham com a venda de autopeças têm que ter um conhecimento mínimo a respeito da mecânica dos veículos atendidos.

Do contrário, elas não saberão indicar as melhores opções de peças para os clientes, prejudicando as vendas do estabelecimento para o qual trabalham.

Por conta disso, ao contratar vendedores, é muito importante certificar-se de que eles têm experiência na área automotiva ou, ao menos, alguma qualificação.

Invista em uma boa identidade visual

Muitas vezes, o ponto onde um estabelecimento opera pode ser o importante veículo de divulgação para quem passa em frente a ele – é o chamado visual merchandising.

Para que isso aconteça, é fundamental investir em uma identidade visual estratégia, elaborada por um profissional da área do design gráfico. Deste modo, o próprio estabelecimento se converterá em um meio de divulgação para o público.