Veja mais sobre o gerenciamento ideal de uma indústria

Para que uma indústria funcione e apresente resultados positivos, sua administração é crucial.

É preciso fazer o planejamento de produção, cuidar das relações com fornecedores e compradores, lidar com toda a questão jurídica que a produção industrial envolve e gerenciar as finanças – isso para apenas citar o básico.

Neste artigo, você vai entender mais sobre essa área e receber as melhores dicas para que a sua indústria cresça cada vez mais, sempre organizada e dentro das exigências normativas.

A questão da terceirização

Muitos donos de empresa ficam receosos em contratar os serviços de um escritorio contabil.

O medo está em deixar uma parte tão importante da empresa nas mãos de terceiros, algo que poderia acarretar em grandes prejuízos se a empresa não fizesse seu trabalho direito.

Entretanto, esse receio não precisa existir.

Quando se contrata uma terceirizada para determinada função, é imprescindível que sempre se esteja a par de tudo que acontece.

Isto é, é preciso que se façam reuniões constantes para saber os detalhes da operação e todas as decisões estratégicas precisam ser tomadas por você.

Além disso, basta procurar por uma empresa com experiência no mercado, com profissionais bem capacitados na área. Afinal, a empresa se beneficia do sucesso de sua indústria, não há segundos interesses.

Outsourcing contábil e fiscal (um termo em inglês que significa terceirização) é muito comum no Brasil por conta do sistema de obrigações fiscais rígido e que costuma sofrer mudanças.

Não é difícil se meter em alguma complicação legal por simples falta de conhecimento ou desatenção.

Existem muitos laudos obrigatórios que possuem vencimento, por exemplo e a ausência de sua renovação pode acarretar em consequências negativas.

Além de obter um serviço de maior qualidade, ao passar essa responsabilidade para uma empresa especializada se consegue mais tempo para outras atividades.

Dessa maneira, mesmo se os resultados conseguidos por uma equipe especializada não fossem satisfatórios ainda haveria um aumento da produtividade.

Outra forma de promover o crescimento da empresa e ter mais controle sobre ela é o uso de um Sistema de gerenciamento industrial.

Esse tipo de sistema controla a produção das máquinas, registra dados sobre os funcionários (como seu horário de trabalho) e mostra o retorno financeiro das atividades industriais, com custo e lucro.

No final, obtém-se maior controle sobre o chão de fábrica e uma importante ferramenta para a tomada de decisões, com fácil visualização do quadro geral da indústria.

Muitas vezes, esse sistema é chamado de PCP (Planejamento e Controle de Produção) e ele acabou ficando mais abrangente ao longo do tempo.

Com a automação industrial, esses sistemas são cada vez mais complexos e completos, controlando os desperdícios, detectando falhas e riscos etc.

Hoje em dia se sabe que a gestão de pessoas é tão importante quanto a gestão de produção para os lucros da empresa.

Por isso, também é necessário tempo livre para trabalhar a equipe. Oferecer treinamentos e cursos, capacitando o pessoal, é a chave para o sucesso.

Cursos indispensáveis

Os cuidados com a segurança em uma indústria são constantes e, na maior parte das vezes, estabelecidos por lei.

Para promover um ambiente mais seguro para todos e mesmo para estimular o bom convívio entre os funcionários, com a interação social, existem alguns cursos indispensáveis.

Por exemplo, o Curso de DEA (Desfibrilador Externo Automático) torna todos da empresa capazes de utilizar esse equipamento em uma situação de emergência.

Cursos de treinamento de combate contra incêndio, que incluem simulações, também são uma ótima iniciativa.

Não é necessário prestar atenção somente nos cursos, mas também nos equipamentos.

Toda indústria possui um kit de primeiros socorros, que deve conter:

  • Medicamentos;
  • Tesoura;
  • Termômetro;
  • Luvas, óculos de proteção e máscara;
  • Colar cervical;
  • Pinça;
  • Material para curativo.

Mas vale lembrar que esse kit varia de acordo com o tipo de atividade ali exercida.

Algumas indústrias podem oferecer mais perigos aos seus funcionários e, por isso, precisar de outros itens.

Sempre se certifique de que o kit está completo, de acordo com o esperado.

A conclusão é que para uma boa gerência de indústria é necessário dedicação.

Contar com uma equipe especializada pode ser de grande ajuda para a indústria, pois são muitos detalhes a serem pensados.

A gestão de pessoas e os cuidados com segurança também são cruciais para ter um gerenciamento ideal, o que pode envolver cursos para os funcionários, treinamentos e outras táticas.