Hábitos que ajudam a manter a saúde mental no trabalho

Muitas dicas de bem-estar no local de trabalho focam na importância da saúde física, mas os funcionários devem saber que a saúde mental é fundamental!

Entre longas horas, estresse acumulado e uma carga de trabalho pesada, ser um funcionário em tempo integral pode afetar seu bem-estar mental. Na verdade, um em cada quatro brasileiros identificou o trabalho como uma fonte de ansiedade.

Cuidar da sua saúde mental é uma das coisas mais importantes que você pode fazer pela sua saúde e bem-estar. Manter uma mente saudável o ajuda a lidar melhor com o estresse, se relacionar com os outros e tomar decisões racionais.

Um bom bem-estar mental também pode ajudá-lo a se sentir mais produtivo e realizado no trabalho.

Ignorar sua saúde mental pode levar a algumas consequências graves para a saúde. De acordo com pesquisas, aproximadamente um em cada cinco adultos sofre de algum tipo de transtorno mental em um determinado ano de sua vida.

Essa é uma estatística preocupante que deve lembrar tanto os funcionários quanto os empregadores por que é tão importante priorizar o bem-estar mental. 

Simplesmente adotando alguns hábitos saudáveis, você pode permanecer mentalmente saudável no trabalho. Abaixo estão algumas dicas para ajudá-lo a priorizar seu bem-estar mental no trabalho.

Mantenha uma dieta balanceada

 

Sua dieta faz muito mais pela sua saúde mental do que você imagina! Comer uma dieta balanceada rica, dá ao cérebro os nutrientes de que necessita para um desempenho ideal.

Enquanto uma dieta rica em açúcar e alimentos processados ​​com alto teor de gordura pode deteriorar o humor e a função cerebral. Certifique-se de comer um café da manhã saudável e um almoço nutritivo, além de lanches para ajudá-lo no dia-a-dia de trabalho.

Verifique com você mesmo

 

Quando foi a última vez que você parou para realmente se checar? A maioria de nós não avalia nossos sentimentos, níveis de estresse ou bem-estar mental tanto quanto deveria. 

 

Estabeleça a meta de verificar você mesmo pelo menos uma vez a cada dia de trabalho. Tente manter um diário de humor para ajudar a controlar seus pensamentos e humor ao longo do dia. 

Socializar

 

Acredite ou não, as relações no local de trabalho desempenham um grande papel na saúde mental e na satisfação no trabalho. A pesquisa descobriu mesmo que aqueles com melhores relacionamentos na vida tendem a viver mais. 

 

Não tenha medo de socializar mais com seus colegas ou ir a uma saída de trabalho. Se o seu escritório atualmente não oferece suporte a conexões sociais no local de trabalho, leve isso ao conhecimento do seu empregador. Cada empresa deve oferecer oportunidades de engajamento social.

Pratique o pensamento positivo

 

A pesquisa mostrou que a positividade tem um impacto tremendo em nossa saúde física e mental. Pode ajudar a baixar a pressão arterial, reduzir o estresse e aumentar sua resiliência a situações difíceis. 

 

Sentimentos de ansiedade podem aparecer até mesmo se você perceber que não vai conseguir marcar seu horário na hora certa do trabalho no sistema de ponto eletrônico online da empresa, e para isso é sempre essencial pensar de maneira positiva.

 

Fique atento aos seus pensamentos negativos ao longo do dia e tente transformá-los em positivos.  

Saiba quando você precisa de uma pausa

 

O afastamento do trabalho é extremamente importante para sua saúde mental. Um estudo conduzido com 1.500 mulheres determinou que aquelas que tiravam férias menos de uma vez a cada dois anos, eram mais propensas a sofrer de depressão e estresse crônico do que as mulheres que tiravam férias pelo menos duas vezes por ano. 

 

Se você estiver se sentindo sobrecarregado no trabalho, pode ser hora de utilizar seu tempo de férias o mais rápido possível. 

Seja gentil

 

Mostrar gentileza para com os outros ajuda a melhorar drasticamente o seu humor, pois está relacionado ao aumento da sensação de felicidade. Uma simples saudação de “bom dia” aos seus colegas de trabalho ou oferecendo ajuda a alguém que necessite pode aumentar o seu bem-estar mental. Ser gentil exige pouco esforço, mas pode ser altamente recompensador.

Deixe o trabalho no trabalho

 

É importante distinguir a linha entre a vida profissional e a vida doméstica. Quando a vida profissional começar a se infiltrar na vida doméstica, o equilíbrio entre a vida profissional e a familiar começará a ser prejudicada. Tente evitar verificar e-mails de trabalho após o expediente ou durante o fim de semana.

Tire um dia de saúde mental

 

Não há vergonha em tirar um dia para sua saúde mental. Na verdade, deve ser incentivado em seu local de trabalho. Sentir-se mentalmente mal no trabalho pode reduzir significativamente o desempenho e a produtividade no trabalho. Tirar apenas um dia de folga para se concentrar em sua saúde mental pode ajudá-lo a se sentir recarregado e renovado. 

 

Faça o que você mais gosta, seja um esporte ou estudar e planejar como conseguir os primeiros 1000 inscritos para seu canal do YouTube, ir ao cinema, sair com sua família, não importa, o que importa é você se sentir bem.

Faça uma caminhada diária

 

O exercício é uma maneira incrível de melhorar o seu humor, aliviar o estresse e reduzir o risco de depressão. Faça uma caminhada de 10 minutos uma vez a cada dia de trabalho. Experimente caminhar durante a hora do almoço ou comece um clube de caminhada com os colegas.

Faça uma pausa para o almoço

 

Pular uma pausa para o almoço pode fazer você “se sentir” mais produtivo, mas, na realidade, é terrível para o seu cérebro. Fazer uma pausa durante a jornada de trabalho é necessário para evitar o esgotamento mental. Mesmo uma pausa de 20 minutos em sua mesa o ajudará a se sentir mais produtivo e a aumentar seu bem-estar mental.

Use um aplicativo

 

Existem muitos aplicativos incríveis que podem ajudá-lo a priorizar sua saúde mental e a praticar melhor o autocuidado. 

Rir mais

 

O riso é um dos melhores remédios! O riso desencadeia a liberação de endorfinas, substâncias químicas que fazem você se sentir bem. Isso ajuda a reduzir o estresse e aumentar a energia. 

 

Experimente ler algo engraçado durante a hora do almoço ou passar mais tempo com um colega que tenha senso de humor.

Não ignore o estresse

 

Ignorar o estresse é uma das piores coisas que você pode fazer pela sua saúde mental. Deixar de controlar o estresse adequadamente pode resultar em esgotamento ou levar a outros problemas de saúde mental. 

 

Pratique atividades para o alívio do estresse diariamente e aprenda sobre as diferentes táticas para lidar com o estresse. 

 

Organize seu espaço de trabalho

 

Um espaço de trabalho limpo e organizado é uma ótima maneira de aliviar o estresse. Uma mesa desordenada pode fazer você se sentir ansioso, desorganizado e confuso. Comece a limpar e organizar seu espaço de trabalho uma vez por semana para ajudar a melhorar sua saúde mental.

Procure tratamento quando necessário

 

Se você já se sentiu muito estressado ou mentalmente mal, deve sempre falar com um profissional. De acordo com a estatística, 80% dos funcionários  que receberam tratamento por problemas de saúde mental relataram melhorias na satisfação no trabalho e na produtividade. 

 

Manter-se saudável no trabalho envolve mais do que apenas dieta e bons hábitos. Priorizar sua saúde mental pode ajudá-lo a se manter saudável, feliz e a ter uma vida mais longa. Esperamos que algumas dessas dicas ajudem você a se manter mentalmente saudável no trabalho.

 

Como você prioriza sua saúde durante a jornada de trabalho?