Como deve ocorrer a inclusão da linguagem em libras na escola?

A inclusão da linguagem em libras na escola tem se tornado um assunto com cada vez mais relevância.

Isto se deve ao fato de estarmos observando a educação como um direito de todos, de forma que devem ser estabelecidos meios para facilitar o acesso.

Mas, como deve ser feito esse processo de adaptação com a linguagem em libras? Quais os desafios que devem ser enfrentados?

Estas e outras questões poderão ser discutidas ao longo deste material, então se deseja saber mais sobre ensino inclusivo, continue acompanhando!

A relação íntima entre a linguagem em libras e a inclusão

Não é de hoje que escutamos falar sobre a importância da inclusão para a criação de uma sociedade mais justa e respeitosa.

No entanto, ainda assim faz pouco tempo desde que as atenções se voltaram para a importância de se estabelecer o ensino de libras nas escolas.

Isso acontece porque é comum associarmos a “acessibilidade” apenas ao ambiente, pensando em recursos que facilitem a rotina, como é o caso das rampas para os cadeirantes ou dos pisos próprios para deficientes visuais.

Mas, de que maneira é possível estabelecer uma inclusão adequada, se não por meio da facilitação da comunicação, oferecida principalmente pela linguagem em libras.

Certamente podemos considerar que não é muito possível, por isso se faz cada vez mais necessária a criação de meios que facilitem e tornem esse aprendizado parte da rotina das crianças e jovens.

Por isso, se você trabalha em uma escola que ainda não possui esse tipo de aprendizado, vale começar a pensar em incluir essa prática.

Dessa maneira será possível garantir que mais pessoas tenham acesso à educação, além de formar cidadãos mais conscientes sobre a importância do respeito e da convivência saudável com todos.

A fim de auxiliar nesse processo, a seguir estamos trazendo algumas dicas fundamentais para que essa inclusão seja mais simples e eficiente.

Então, se antes você não investiu nessa ideia por estar perdido (a), a partir de agora será mais simples, então confira!

1. Aposte em profissionais qualificados

O ensino da linguagem em libras na escola exige acompanhamento adequado de profissionais devidamente qualificados para que realmente funcione.

Não podemos nos esquecer de que esta é uma abordagem totalmente diferente e única, portanto é fundamental contar com o conhecimento de quem realmente domine o assunto.

No entanto, isso não significa que será preciso apostar na contratação de novos profissionais, pois sabemos que nem sempre isso é possível.

A própria escola consegue investir na qualificação dos profissionais que já fazem parte do grupo, por meio de algum curso de libras online.

Para que este projeto realmente funcione é indispensável que seja possível se estabelecer comunicação dentro da escola, e por meio de um bom curso isso já se torna possível.

O curso de libras online traz tudo o que é necessário aprender para começar na linguagem em libras, então pode ser uma excelente alternativa para iniciar o projeto de inclusão!

2. Planeje eventos interessantes para os alunos

Principalmente se a intenção é fazer uma grande mudança na escola, deve-se começar de forma mais leve.

Caso a escola nunca tenha abordado a linguagem em libras, não adianta tentar fazer isso por meio de conteúdos e aulas pesadas, que dificilmente despertarão o interesse dos demais alunos.

Lembre-se que a intenção sempre deve ser a integração, e para que esta ocorra deve haver disposição e comprometimento por parte dos colegas.

Por isso, se deseja incluir a linguagem em libras, uma boa alternativa é fazê-lo por meio de eventos interessantes e divertidos, que faça com que os alunos vejam o conteúdo de forma natural.

Por meio desses eventos também é possível exercitar a consciência das crianças e jovens quanto ao respeito às diferenças, para que estes possam receber de braços abertos os novos colegas.

Ao ter uma equipe bem preparada e alunos devidamente ensinados sobre o tema, certamente será muito mais fácil fazer com que todos convivam em harmonia, e assim o projeto alcance o seu objetivo inicial!

3. Torne a linguagem em libras um hábito

Um grande equívoco que muitas instituições de ensino cometem ao apostar no ensino da linguagem em libras é exatamente fazer isso de forma pontual.

É muito comum que os educadores acabem abordando o tema em aulas específicas, ou até mesmo cheguem a criar uma disciplina própria para a linguagem em libras.

Embora estes meios possam trazer resultados, eles ainda colocam esse ensinamento como algo extra, que não faz necessariamente parte da rotina.

Para que a inclusão funcione de forma adequada, a linguagem em libras deve ser natural, a fim de que isso não se torne apenas mais um conteúdo, e sim algo prático e funcional para a vida.

Por isso, em vez de apostar em aulas e eventos isolados, o que acha de começar a incluir as libras aos poucos nas aulas cotidianas?

Caso se faça isso de forma leve e aos poucos, certamente não terá nenhum problema relacionado a grandes dificuldades por parte dos alunos, então pense nisso e crie meios práticos e eficientes!

4. Solicite auxílio aos pais e/ou responsáveis

Podemos concordar que de nada adianta a escola investir com tudo em um ensino focado na inclusão da linguagem em libras, se este projeto não for continuado em casa.

Como já foi bastante defendido, as libras devem integrar a vida dos alunos, a fim de que esses possam ver essa linguagem como natural e essencial.

Por isso, é fundamental que os pais e/ou responsáveis possam participar do projeto, treinando com os alunos os conteúdos aplicados em casa.

Para que isso realmente funcione, a escola pode apostar em eventos e meios divertidos de incluir os responsáveis no conteúdo, para que todos possam aprender e praticar juntos.

Dessa forma a linguagem poderá ser aprendida com muito mais facilidade, já que não se restringirá apenas ao ambiente escolar.

Estas foram as dicas sobre a inclusão da linguagem em libras na escola, mas lembre-se que toda iniciativa é bem vinda, então pense em meios eficientes e invista, pois a sociedade agradece!