Indústria têxtil: estilos e modelos de roupas variados

A fabricação de peças de roupas, como camisetas e uniformes, é realizada dentro das principais indústrias têxteis, que elaboram diferentes modelos para atender ao público em geral.

Seja para o público feminino ou seja para o público masculino, as fábricas são responsáveis por produzir uma grande demanda, de modo a atender pedidos especiais de lojas do segmento.

Muitas vezes, essas indústrias recebem um protótipo que apresenta os cortes e acabamentos específicos do modelo desejado, precisando seguir aquele estilo para a produção de diversas unidades.

Desde a execução de um projeto de fardas em fortaleza, que visa a atender aos funcionários de corporações específicas, até uniformes escolares, quando uma escola realiza uma encomenda para fornecer o produto diretamente aos pais, a indústria têxtil pode optar por realizar uma parceria com o estabelecimento interessado, gerando lucros e aumentando a sua demanda de trabalho.

Fabricação de roupas sociais

Mesmo para o segmento de roupas sociais, uma indústria pode atender facilmente a um pedido específico.

É muito comum que empresas do segmento de terceirização de serviços, em que o uniforme operacional dos funcionários segue um modelo padrão, realize um pedido de grande volume.

Isso ocorre porque o contrato de trabalho oferecido prevê o fornecimento da roupa apropriada para o colaborador.

Geralmente, esses uniformes apresentam o logo da empresa bordado, identificando o estabelecimento prestador do serviço.

A aplicação de bordado também pode ser feita na fábrica responsável pela confecção do uniforme, otimizando o tempo de entrega dos produtos.

Os uniformes são compostos por peças como:

  • Camisa social feminina;
  • Camisa social masculina;
  • Paletó;
  • Calça social;
  • E saia.

Normalmente, os funcionários recebem duas ou três mudas de uniforme, sendo de responsabilidade deles a conservação e lavagem das peças.

Fabricação de uniformes escolares

Existem fábricas especializadas na confecção de uniformes escolares, que produzem peças infantis e infanto-juvenis, de diversos tamanhos e modelos.

Normalmente, as camisetas personalizadas para escolas são de cor branca, constando o logo e o nome da escola impressos ou bordados.

As calças e bermudas são de modelo mais simples e devem ser de tecido apto para a prática de esportes, tal como:

  • Microfibra;
  • Algodão;
  • Tactel;
  • Poliéster;
  • Cotton;
  • Entre outros.

Isso é importante porque esses tecidos permitem movimentos mais amplos, como os praticados durante as aulas de educação física.

Geralmente, os uniformes são compostos por agasalho, camiseta, calça e bermuda.

Fabricação de roupas para ginástica

Outro tipo de segmento atendido pelas fábricas têxteis é o de esportes. É possível encontrar modelos desenvolvidos especificamente para praticar exercícios e frequentar academia.

Alguns modelos de roupas são feitos com tecidos especiais, tais como:

  • Poliamida;
  • Lycra;
  • Malha fria;
  • Poliéster;
  • Entre outros.

A poliamida é um tecido flexível, além de ser bastante macio. Usado em peças comuns como calças, tops e bermudas, eles possuem rápida absorção, tornando a atividade mais confortável. É comum encontrar camiseta poliamida masculina e feminina nas lojas de artigos esportivos.

A lycra possui bastante elasticidade e por isso é indicada para a fabricação de roupas esportivas. Isso porque ela se modela de maneira natural no corpo, podendo ser utilizada normalmente mesmo quando o atleta perde peso e medidas.

A malha fria é um tipo de tecido bastante procurado por oferecer a vantagem de não amassar. Por isso, é de fácil lavagem e seca rapidamente, sendo uma ótima opção para fabricação de camisetas masculinas.

O poliéster é um dos tipos mais comuns na fabricação de roupas de ginástica, pois seu custo de produção é mais baixo e a durabilidade da peça é longa. Por isso, é um tecido utilizado de maneira constante nas indústrias.

Os modelos de roupas desenvolvidos para academias são cada vez mais diferenciados. Isso ocorre por causa da alta demanda do segmento, já que muitas pessoas utilizam o estilo mesmo no dia a dia, pois oferecem maior conforto para a realização de atividades cotidianas.

Além disso, os diferentes tipos de peças, como as calças de moletom e legging, tops, agasalhos e até mesmo meias diferenciadas, tornam o visual mais descolado.

Fabricação de peças casuais e especiais

A indústria têxtil atua nos mais variados segmentos, oferecendo produtos de diversos estilos, atendendo a todo tipo de público.

Seja na produção de peças jeans, seja na produção de vestidos de festa, as fábricas oferecem os mais variados formatos e tecidos, adaptando um determinado modelo às tendências de moda.

Por isso, o mercado têxtil está sempre em crescimento, já que sua atuação proporciona a fabricação de modelos característicos e personalizados, oferecendo opções agradáveis para todas as pessoas.