Irrigação e serviços voltados ao setor de alimentos

alimentos

A produção de alimentos é uma importante contribuição das zonas rurais distribuídas por todo o país. A indústria agrícola e agropecuária é responsável pela maioria dos alimentos que chegam à mesa da população. Isso porque a plantação de frutas, legumes, hortaliças e grãos ocorrem nesta área, para promover o sustento de vida nas áreas urbanas.

A zona rural também está no ciclo econômico do país por outros aspectos, como a implementação do turismo. Por ser uma atividade bastante popular entre os moradores dos grandes centros urbanos, já que o contato com a natureza acontece desta forma.

Deste modo, os empreendedores passaram a investir em diferentes formatos de atendimento aos turistas, até mesmo demonstrando o funcionamento de produções rurais.

Para isso, criaram um micro aspersor para horta, que pode ser implementado em áreas residenciais urbanas, como quintais com um espaço disponível para a plantação de hortaliças e vegetais.

Este tipo de equipamento inclui diversos benefícios, como:

  • Baixo consumo de energia elétrica;
  • Sem desperdício de água na área cultivada;
  • Irrigação localizada no espaço verde;
  • Pode ser empregado em jardins.

Este tipo de exercício pode ser uma forma dos moradores fugirem da rotina estressante dos grandes centros urbanos, além de demonstrar a importância em cuidar da natureza e do próprio meio ambiente.

Produção para atender demanda crescente de alimentos

Com todas as possibilidades no ciclo econômico rural, a produção deve ser eficiente e fértil. A preparação da terra deve atender à plantação de diferentes tipos de verduras, hortaliças e legumes, além dos pomares das mais variadas frutas, colhidas em árvores e em ramas.

Para garantir a rega de grandes áreas, sítios e fazendas criam estruturas de irrigação complexas, diferente das apresentadas no turismo rural, com um aspersor para horta que cobre centenas de metros quadrados para atender todos os pontos da plantação.

Por ser uma das técnicas mais utilizadas, este tipo de irrigação atinge desde a copa até as raízes das plantas, umidificando o solo para que todos os nutrientes sejam aproveitados e as hortaliças tenham um crescimento proporcional.

Entre os sistemas utilizados, o aspersor pode ser preparado em modo de gotejamento, com uma série de vantagens, como:

  • Facilidade de adaptação a qualquer tipo de solo;
  • Baixo custo de energia;
  • Melhor aproveitamento da água;
  • Aplicação independente de vento ou declive de solo.

Para os produtores de gado de corte e gado leiteiro, a utilização de aspersores para irrigação de pastagem é mais comum, com o uso de diferentes tecnologias, deixando o pasto e os animais com melhor qualidade para o fornecimento dos produtos finais, como leite e carne.

A automação também está presente na zona rural, reduzindo a necessidade de mão de obra, controlando o volume de água empregada no campo e adaptando às mais diferentes culturas e solos.

A irrigação de áreas de pastagem podem ser fixos em forma de hastes, ou presos junto ao solo, dependendo do sistema escolhido pelo agricultor.

Para aumentar a produtividade, a automação permite o agendamento de irrigação, mantendo o pasto sadio para o gado, sem incomodar os animais que estão no campo.

Pesagem deve ser realizada com critério

Os produtores rurais fornecem seus produtos em grandes sacas, no atacado, para que os produtos sejam vendidos em lojas e supermercados especializados em produtos oferecidos no varejo.

Ainda assim, muitos oferecem, dentro do turismo rural, a oportunidade de vender os produtos direto do produtor, eliminando qualquer tipo de intermediário.

Nestes casos, as balanças digitais pequenas são utilizadas para a pesagem de frutas, legumes e grãos disponibilizados aos turistas. Esse tipo de comércio é muito comum para aqueles que querem comprar arroz, feijão, milho, entre outros alimentos, que podem ser colhidos e vendidos diretamente ao consumidor.

Para a venda no atacado, as sacas passam dos dez quilos, chegando até a 50 quilos, em pacotes disponibilizados para centros de distribuição comercial.

Nestes ambientes apropriados, as balanças americana são utilizadas para pesagem, garantindo a quantidade do produto com precisão.

Grãos estão presentes no cardápio

A composição de diferentes pratos da culinária globalizada incluem diferentes ingredientes. Entre todos os produtos oferecidos pelos produtores rurais, os grãos estão presentes nas refeições em todos os tipos de cardápio, nos diversos pratos oferecidos à população.

A busca por uma dieta equilibrada, por exemplo, permite que uma distribuidora de granola seja fornecedora em diferentes localizações.

Este tipo de alimento combina frutas secas e tostadas com castanhas e aveia, onde pode ser adicionado elementos naturais, como mel, ou ser aplicado sobre o açaí. Tudo produzido na zona rural, como diversos outros produtos.