Limpeza e serviços presentes em uma escola de aviação

Uma escola de aviação tem várias preocupações, desde a parte de limpeza até o ensino e métodos de aprendizagem utilizados para garantir a eficiência e segurança nos voos.

Todos os processos envolvidos na escola são de extrema importância, tendo alta relevância para manter a estrutura impecável.

Assim, a formação de um piloto deve ser feita de forma extremamente eficiente, pois ele lidará com uma máquina muito potente e cheia de comandos, assim como o comissário e as aeromoças.

Confira neste artigo alguns desses serviços presentes em uma escola desse porte, para entender um pouco mais sobre o assunto, caso deseje trabalhar na área de aviação ou ofereça cursos nesse ramo fique atento no artigo até o final.

Cuidando da limpeza e higienização

A limpeza realizada dentro de uma escola de aviação tem de ser extremamente eficaz, seja na parte de higienização completa do avião ou na manutenção durante um voo. Nesse cenário, é preciso manter em todos os momentos o local limpo e adequado para a viagem.

Desse modo, a higienização pode ser vista em dois pontos: voltado para o conforto dos passageiros e outro voltado para a parte mais técnica.

1. Limpeza técnica

A limpeza técnica do avião tem de ser feita de forma minuciosa, considerando todos os aspectos e ambientes da estrutura.

A limpeza de alucobond, por exemplo, deve ser feita de com cuidado.

Esse equipamento é feito de minerais que apresentam alta resistência a várias pressões mecânicas. Sua manutenção deve ser feita de forma eficaz, para que ele mantenha o alto nível de desempenho em todos os quesitos necessários.

Além disso, o alucobond é uma peça fundamental para a parte arquitetônica do avião,.

2. Limpeza visível

Outro ponto que iremos abordar é a limpeza dos estofados em aviões. Principalmente em classes mais caras, os estofados são de ótima qualidade, necessitando entregar para o cliente sempre o melhor conforto e elegância.

O estofado é um material que suja com certa facilidade, sendo que sua manutenção deve ter uma periodicidade para garantir o conforto e a limpeza constantemente.

Curso de aeromoça e de comissário

Além de toda a parte de limpeza e higienização, é preciso que na escola o ensino das técnicas que serão executadas no dia a dia seja preciso.

Neste cenário, o curso de aeromoça é muito concorrido pois o agente que consegue ingressar nesse ramo irá viajar por muitos lugares. Assim, é preciso estudar corretamente todos os padrões de segurança impostos no curso.

Ao contrário do que muita gente pensa, a aeromoça é, além de tudo, uma agente de segurança, que tem como principal função realizar, organizar e verificar diversos quesitos dentro do avião, de forma que estejam de acordo com as normas vigentes para um voo sem problemas.

Desse modo, o candidato deve dispor de várias habilidades individuais e em grupo, como:

  • Concentração;

  • Autocontrole;

  • Organização;

  • Comunicação.

Dentre outras habilidades que serão avaliadas pela escola de aviação, para emitir a CHT (Licença e Certificado de Habilitação Técnica) pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) que permite executar a função.

Todas essas exigências são válidas pois na hora da execução de um voo não existe abertura para erros ou pânicos. Assim, os candidatos são selecionados de forma muito seletiva.

Tanto a aeromoça quanto o comissario devem cumprir todos esse requisitos e ser uma base de apoio para que o piloto possa executar de forma correta todas as suas funções.

Central de comando

A central de comando de voos é necessária para organizar todo o esquema de circulação de aeronaves.

Esse serviço é de extrema importância pois os voos necessitam de permissão para realizar praticamente qualquer ação. Uma das pessoas mais importantes em todo esse processo é o despachante operacional de voo.

O despachante é o responsável por toda a organização operacional, seja para voos com fins comerciais ou com fins domésticos.

Assim, o profissional necessita ter conhecimento adequado da organização e prazos que atendem as necessidades de todos os voos, para poder fazer todo o planejamento adequado.

Fora isso, é necessário que esses despachantes tenham contato com pessoas que tiveram o curso de pilotagem profissional de aeronaves, para que os dois profissionais se comuniquem na mesma língua.

O conhecimento técnico é muito necessário para qualquer profissional que compõe essa área, pois a comunicação é feita por comandos e informações técnicas e a não compreensão pode afetar todo o sistema e ser desastroso.