Maneiras diferentes de embalar produtos

Hoje, com o crescimento cada vez maior do e-commerce, o envio de produtos ficou ainda mais comum. Com isso, o processo de embalar se tornou o fator fundamental para a apresentação do produto a ser entregue ao cliente.

Essa nova tendência fez com que o ato de embalar as mercadorias e a escolha dos materiais escolhidos para tal, fosse um fator que demanda atenção dentro da linha de produção.

Para chegar até o lugar de destino intacto e bonito, seguir indicações envolver a entrega de forma correta que fazem a diferença.

De maneira geral, o empacotamento compreende uma série de cuidados, que visam objetivos como:

  • Conservar;
  • Proteger;
  • Acomodar;
  • Apresentar.

São inúmeros materiais usados para embrulhar a mercadoria. Para escolher qual o melhor, porém, é necessário que se tenha atenção às especificações de cada entrega.

Além da proteção em si, o empacotamento adequado também otimiza o armazenamento pelas transportadoras, o que possibilita o aproveitamento do espaço físico pela empresa responsável pela entrega.

Caixa de papelão

Considerada um dos tipos mais populares para embalagens de produto, as caixas de papelão precisam comportar perfeitamente a mercadoria.

Porque, quanto mais espaço existir dentro da caixa, maior será a necessidade de investimento em proteção, para garantir que a entrega permaneça fixa e segura.

Mesmo com os problemas relacionados ao custo, já que demandará a aplicação de materiais extras.

Seu transporte é considerado fácil, já que não é necessário realizar grandes esforços e viagens, manusear o material e transitar com grandes volumes.

Papel Kraft

Muito útil para empacotar mercadorias planas, o papel Kraft é importante para envolver encomendas que, até mesmo já possuem sua caixa original, como aparelhos eletrônicos.

Também conhecido como papel parto, seu uso nesses casos, evita roubos e violação do pacote. Ele ainda pode ser aplicado em envelopes e sacolas.

Além de oferecer a possibilidade de ter laminação de alumínio para embalar alimentos. Em casos de comércios locais, como mercadinhos e artesãos, o uso de bobina papel kraft é comum.

Já que sua utilização, disponível em diversos tamanhos, garante a economia, já que evita desperdício, além de agilizar o processo embrulho.

Fitas adesivas

As fitas adesivas também são materiais indispensáveis na hora de embalar a mercadoria. A fita gomada, considerada mais resistente do que as fitas comuns, é usada em empacotamento profissional para selar encomendas.

Sendo elevada a um status de item indispensável para embrulhar mercadorias sem deixar frestas.

Plástico bolha

Considerado o mais famoso item de embalagem, o plastico bolha é famoso nos lares brasileiros, graças a sua superfície feita de bolhas de ar que podem ser estouradas.

Porém, mais do que sua importância no imaginário infantil, o material possui no mercado variações de tamanhos e modelos, que contribuem para a realização de entregas em segurança.

Por ter essa grande quantidade de modelos, é necessário fazer um teste para definir qual é o melhor tipo para o produto que será enviado, especificamente.

Por isso, é recomendado que não se compre um rolo de plastico bolha de um tamanho, sem ter analisado previamente a necessidade do estoque da empresa.

Estão disponíveis hoje, máquinas que fabricam diversas variações do material por meio de poucos cliques. Para quem deseja utilizar com certa frequência, elas são consideradas um bom investimento.

Já que, dessa forma, a empresa ganha maior liberdade para produzir apenas o indispensável, abstendo-se de gastos desnecessários.

Para quem já está buscando “plastico bolha preço”, o material é considerado simples e prático, sem abrir mão da economia.

Usabilidade

Cada tipo de material será mais ou menos recomendado, dependendo do produto para o qual a embalagem será feita.

Nos casos de documentos, é importante ter cuidado para evitar que o papel seja amassado ou mesmo manchado. Nesses casos, é razoável se utilize de envelope.

Além de se certificar que o pacote está bem laçado; já nos casos de roupas, alguns tipos de malhas, que podem amassar facilmente, demandam tipos específicos de cuidados.

No geral, para revestir melhor a entrega, é recomendado que a empresa enrole as peças, com folhas de papel seda ou mesmo Kraft, contribuindo com o transporte sem danificar o tecido.

Além de todos os aspectos em relação aos materiais, a escolha também deve passar pela relação de custos e investimento.

Afinal, sua função deve valer o preço demandado por essa aquisição, sempre pensando na qualidade da entrega, na apresentação ao cliente e em sua funcionalidade.