Mantendo o avião bem conservado

A qualidade dos serviços aéreos, desde uma boa orientação de Pilotagem profissional de aeronaves até os processos de limpeza são fundamentais em qualquer ambiente.

Ao se tratar de um veículo que é usado para viagens como o avião, o controle de limpeza e conforto deve ser ainda mais rigoroso. Afinal, todas as companhias aéreas precisam seguir controles de qualidade exigidos pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Da Lavagem de Cortina até a limpeza dos estofados, há uma série de procedimentos que são necessários para manter o avião bem conservado.

É importante que todos os processos sejam devidamente seguidos para garantir a qualidade da prestação desse tipo de serviço e a satisfação dos passageiros está muito associada às condições da limpeza da aeronave.

Afinal, quem é que se sente confortável ao voar em um veículo com más condições de higiene ou mal cuidado?

Pensando na importância desses cuidados, esse conteúdo foi elaborado especialmente para trazer dicas de como manter o avião bem conservado.

Procedimentos comuns de limpeza em aeronaves

Todas as superfícies possuem riscos de contaminação. Ao se tratar de uma aeronave, na qual centenas de passageiros transitam todos os dias, o processo de limpeza deve ser feito com um controle de qualidade muito alto.

As bactérias podem estar nos locais em que as pessoas menos esperam, desde a cortina até os estofados. Por isso, existem empresas especializadas na higienização desses itens.

A preocupação em manter esse ambiente limpo é tão evidente que diretores de empresas reforçam o quanto é importante fazer um planejamento estratégico para que todos os espaços sejam limpos com qualidade.

Quer saber quais são os procedimento mais necessários dentro desse ambiente? Confira os tópicos abaixo!

Lavagem de Cortina

Elas podem parecer inofensivas, mas assim como qualquer superfície mais estratégica como as do banheiro, carregam bactérias e riscos de contaminação tão iguais quanto.

A cortina sob medida de um avião, apesar de pequena, precisa estar impecável e livre de sujeira. Como são muitos passageiros que passam pelas aeronaves, dos mais diversos destinos, é comum que as pessoas se encostem na janela e, mesmo que seja algo imperceptível, as chances do tecido absorver fluidos ou qualquer componente do tipo existem.

Com isso, a Lavagem de Cortina é um processo muito necessário para descontaminar essas peças, mesmo que elas pareçam limpas a olho nu.

Como não é qualquer tipo de limpeza, é importante que a companhia aérea conte com o apoio de uma empresa especializada nesse tipo de limpeza.

Inclusive, o processo de lavagem, desta forma, aumenta a segurança de limpeza, considerando que algumas cortinas precisam ficar até 12 horas de molho para as sujeiras sumirem.

Claro que tudo depende muito do grau de sujeira da cortina. Mas, de forma geral, o propósito da Lavagem de Cortina serve para eliminar indícios de:

  • Ácaros;

  • Bactérias;

  • Micro-organismos;

  • Vírus.

No mercado de limpeza para a aviação civil, um dos métodos mais novos para a higienização de itens como a cortina é o procedimento de Desinfecção e Higienização Nano UV-C.

Na prática, esse método consiste no uso de lâmpadas germicidas, que por meio de substâncias específicas produzem uma luz ultravioleta.

Ao produzir essas ondas acompanhadas de oxigênio e ozônio, os ácaros e bactérias são eliminados com maior facilidade.

Lavagem de estofados

Da mesma forma que as cortinas sob medida passam por todo um processo de desinfecção, os sofás e estofados também precisam desse cuidado. E mais: a limpeza deve ser ainda mais reforçada, já que nessas superfícies, o contato das pessoas é muito maior.

Há várias formas de higienizar o sofá, por meio de produtos químicos que apontam as sujeiras invisíveis, lavagem e até o uso de substâncias como o álcool.

Independente da condição do sofá, a lavagem dos estofados é essencial para garantir que não haja contaminação ou qualquer problema causado pela falta de higiene dentro do avião.

Onde fazer a limpeza das aeronaves?

Assim como todos os procedimentos de rotina ligados à aviação civil, o processo de limpeza deve obedecer a uma série de critérios para manter o padrão qualidade.

Por isso, é recomendado buscar empresas que já sejam reconhecidas nesta área e de preferência que estejam localizadas no território da companhia.

Na capital, por exemplo há opções de Lavanderia em são paulo que são especializadas e já possuem portfólio na área de aviação civil.