Como fazer Marketing de Conteúdo para saúde?

Existem algumas áreas em que as pessoas têm um pouco de medo de trabalhar com a divulgação. A saúde é uma delas, pois ainda existe um certo tabu no Brasil quando o assunto é dinheiro.

No entanto, assim como qualquer segmento, nada mais justo do que ser remunerado por um bom trabalho.

Sendo assim, se você tem um negócio ou mesmo é um prestador de serviço, atuando por conta própria, não precisa ficar com receio de divulgar o seu trabalho.

E uma boa forma de fazê-lo é por meio do Marketing de Conteúdo para a saúde, uma estratégia inovadora e que permite uma aceitação ainda melhor do seu público.

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma abordagem mais recente que engloba os canais digitais promovidos pela internet na sua estratégia de divulgação.

No entanto, ele possui uma forma diferente de entrar em contato com o seu cliente a qual é, inclusive, muito mais eficaz.

O grande intuito aqui é gerar conteúdo para a área de saúde de forma gratuita, relevante e, claro, oferecendo qualidade nas informações.

E como você pode fazer isso? Por meio de artigos no seu blog, vídeos ou até mesmo gerando uma newsletter semanal que o seu cliente possa assinar, gratuitamente, para receber as suas novidades.

Perceba que, no Marketing de Conteúdo, é o seu cliente que solicita as informações e engaja com as suas ações de divulgação — e não o contrário, justamente o que ocorre no marketing tradicional. E essa é apenas uma das vantagens que podem ser empregadas na área de saúde.

Como funciona o Marketing de Conteúdo para saúde?

Talvez você esteja se perguntando como essa estratégia pode gerar vendas se a oferta de conteúdo é gratuita. O grande trunfo do Marketing de Conteúdo para a área de saúde está em gerar autoridade, credibilidade e confiança para sua marca.

Assim, quando seu cliente precisar comprar algo, será muito mais fácil converter uma oferta.

Em resumo, podemos dizer que existem quatro etapas no Marketing de Conteúdo. São elas:

  • Atração: é o momento de produzir conteúdo, trazendo o seu cliente como visitante ao seu site. Isso ocorre principalmente pelos mecanismos de buscas, como o Google. Veja um exemplo de como fazer exercício em casa.
  • Conversão: após chegar ao site, você pode oferecer ainda mais conteúdo (um e-book, por exemplo) em troca de uma informação simples do visitante: o seu e-mail. Assim, ele passa a ser um lead e você tem um canal de contato direto compartilhado pelo próprio visitante.
  • Venda: depois de gerar conteúdo e ganhar a confiança do seu lead, você pode começar a fazer algum tipo de oferta. A conversão é certamente muito maior com essa abordagem.
  • Encantamento: é o pós-venda, onde você continua em contato com o seu cliente, fazendo com que ele seja um consumidor fidelizado e recomende a sua marca.

Marketing de Conteúdo funciona na saúde?

Por tudo isso, o Marketing de Conteúdo é considerado uma das melhores técnicas de divulgação de um negócio ou de um serviço.

É um processo em que todos ganham: você pode vender mais, enquanto que o seu cliente tem acesso à informação com qualidade sem precisar investir nada além de alguns minutos para ler o que recebe.

Além de todos os benefícios que já citamos ao longo do texto, essa técnica de marketing costuma ser mais barata do que as abordagens tradicionais.

Isso sem falar na facilidade de mensurar resultados por meio dos dados coletados na internet.

Naturalmente que, assim como em outros segmentos, o Marketing de Conteúdo na área de saúde precisa de tempo para produzir resultados.

Sem dúvidas, contudo, é uma das ferramentas mais interessantes para divulgar o seu trabalho e ganhar a confiança do seu público.