O que fazer em Lisboa? 4 atrações imperdíveis

Depois de anos esquecida, Lisboa está na moda novamente. A capital de Portugal vem desde 2017 entrando nas listas de melhores cidades do mundo para viajar. 

No ano passado Lisboa ganhou o título de World ‘s Leading City Break Destination 2020, pelo World Travel Awards, que são os óscares do turismo mundial. Essa nova onda de atenção turística fez a cidade melhorar a sua estrutura – mas aumentou o preço de tudo, principalmente de hospedagem.

 

Lisboa é charmosa, aconchegante e badalada. Merece toda a atenção mesmo! Aqui neste artigo sobre o que fazer em Lisboa separamos uma lista de 4 atrações imperdíveis para uma primeira viagem a Portugal.

 

Além desses pontos turísticos, indico também experimentar as comidas portuguesas, que costumam agradar muito o paladar brasileiro. E se você estiver buscando por um roteiro completo de Lisboa, dê uma olhada neste aqui.

O que fazer em Lisboa? 4 atrações imperdíveis

Bom, primeiramente, para conseguir conhecer todos esses pontos turísticos em Lisboa você pode optar por usar o transporte público, que é super eficiente e seguro. Chega de papo, vamos às opções de lazer:

1. Castelo de São Jorge

Lisboa é a cidade das 7 colinas, cheia de morros e vielas. No alto da mais alta colina da capital fica o Castelo de São Jorge, uma fortaleza medieval de mais de mil anos de existência.

 

Foi na região do Castelo que Lisboa nasceu, sendo fundada como cidade no século 12 antes de Cristo.

 

O Castelo de São Jorge foi construído na época do domínio mouro na Península Ibérica, quando D. Afonso Henriques conquistou a região, fundando o reino de Portugal, a invasão do castelo marcou a conquista de Lisboa.

 

Hoje o castelo está parcialmente conservado, suas muralhas e paredes estão de pé. Mas a parte interna do castelo não é original, existe um museu arqueológico funcionando e uma câmera obscura (um aparelho anterior à câmera fotográfica, que forma a imagem, mas ela não fica gravada).

 

A visita é quase toda ao ar livre, pelos jardins e muralhas do Castelo de São Jorge. O pôr do sol é um espetáculo e a vista é estonteante. O ingresso para o Castelo de São Jorge custa 10 euros e pode ser comprado na bilheteria ou online.

2. Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro dos Jerónimos fica na região de Belém, de onde saiam as naus e caravelas para conquistar terras do novo mundo. Ele é considerado a jóia arquitetônica do estilo manuelino, que tem esse nome por causa de D. Manuel I, o rei que comandou a sua construção.

 

É um monumento impressionante, muito grande e bem decorado. Ele foi feito por D. Manuel I para servir de apoio espiritual aos navegadores e para ser o panteão da família real posteriormente.

 

O mosteiro foi entregue à Ordem dos Jerónimos, para que ali vivessem cerca de cem monges, por isso se chama Mosteiro dos Jerónimos. Hoje o mosteiro está dividido em partes:

 

  • O museu arqueológico;
  • O museu da marinha;
  • O claustro;
  • A igreja.

 

A entrada da igreja é gratuita, já o museu e o claustro custam 10 euros cada.

3. Terreiro do Paço

Também conhecido como Praça do Comércio, o Terreiro do Paço é a forma portuguesa de dizer “terreno do palácio”. Nesta grande praça à beira do rio Tejo ficava antes o palácio real, que foi destruído no terremoto de 1755.

 

Hoje é uma praça pública muito bonita, cercada por prédios do governo. Além de ver o Terreiro do Paço, você já pode aproveitar para passear pela Rua Augusta, que é cheia de restaurantes gostosos de comida tradicional.

4. Alfama e o Fado

Alfama é o bairro mais tradicional e antigo de Lisboa, fica no morro do Castelo de São Jorge. São vielas, escadinhas e casarios.

 

Ao passear pelas ruas da Alfama você vai conseguir ver o verdadeiro espírito lisboeta. Você vai encontrar roupas secando em varais na janela, muitas pichações e mesinhas na rua. A Alfama é lugar de beber café e cerveja o dia todo. 

 

Foi nessas ruas que nasceu o Fado, a mais autêntica música portuguesa. O Fado canta a saudade, o destino. É um estilo de música triste, criado por quem ficou em Portugal durante as conquistas ultramarinas, aquelas pessoas que sentiam saudade dos que foram explorar o mundo.

 

Para ter uma viagem completa a Lisboa você precisa ir numa Casa de Fado, na Alfama tem várias, é só andar por ali que você vai encontrar uma boa opção. São bares, que começam a funcionar no fim de tarde e tem música ao vivo.

 

O Fado é uma música um pouco estranha à princípio, para quem nunca ouviu. Uma melodia triste com um canto bem alto. Já aproveite a oportunidade para experimentar os vinhos portugueses que se encontram em abundância nesses bares.

Considerações finais

Essas 4 atrações em Lisboa são indispensáveis numa primeira viagem, para você conseguir se ambientar. Mas Lisboa é uma cidade incrível, com muitos outros pontos turísticos e atividades. Para explorar bem a cidade, escolha ficar pelo menos 5 dias.

 

Gostou do post? Esse texto foi escrito por Júlia Orige, do blog de viagem Quem vai e quem fica. Acompanhe para mais dicas de viagem!