Os materiais elétricos que você vai querer conhecer

Os sistemas elétricos são indispensáveis para vários locais e por mais estejam entre os principais recursos que viabilizam as operações, muitas vezes, determinadas propriedades passam despercebidas após a construção.

Todavia, há uma série de produtos e serviços relacionados aos materiais elétricos, desde a otimização de processos até manutenções, pois problemas nesse cenário podem comprometer, de maneira severa, a produtividade e segurança nos locais.

Nesse contexto, um equipamento que pode apresentar um desempenho significativo recebe o nome de nobreak e, basicamente, é uma fonte de energia em casos de emergência.

A importância de sua funcionalidade está relacionada, principalmente, ao fato de que, caso ocorra qualquer problema na energia, os equipamentos utilizados podem sofrer grandes danos, além dos processos que estavam em andamento, o que inclui a perda de dados.

É importante abordar que a capacidade de manter um determinado equipamento ligado pode variar muito, não apenas de acordo com o modelo do nobreak, como também o consumo de cada equipamento e o número de itens conectados.

Em alguns casos, como com computadores, o tempo extra de funcionamento pode ser ideal para salvar os processos necessários e desligar de maneira adequada.

Há a possibilidade de encontrar dois modelos principais de nobreaks: offline e online. O primeiro caso é classificado como mais básico, pois é indicado para equipamentos com pequeno porte e pode ou não apresentar recursos de proteção para a segurança contra surtos.

Em relação a esse modelo, é interessante abordar o nobreak linha-interativa, que apresenta uma pequena distinção, que é a capacidade de regular as flutuações de voltagem e por esse motivo, pode ser uma opção mais viável para alguns locais.

Já a alternativa online se diferencia por realizar uma conversão dupla, sendo a primeira da corrente alternada para corrente direta e a segunda efetuada por meio do inversor de energia, que é responsável por converter a energia em uma corrente alternada limpa, que apresenta voltagem constante.

Devido à precisão desse tipo de sistema e vida útil que pode ser, relativamente, mais baixa do que os outros, comumente são utilizados em equipamentos que operam praticamente o dia inteiro.

Entre os principais problemas que podem surgir ao se tratar desses dispositivos, estão as alterações na rede, como na frequência e tensão.

Para que sejam solucionados, é necessário procurar por um profissional especializado, para caso necessário, uma manutenção de nobreak seja realizada ou a inspeção para identificar a exigência de troca do tipo de dispositivo instalado.

Aspectos sobre o inversor de frequência

O inversor direcionado à energia acomete diferentes pontos e por esse motivo, é muito comum encontrar termos como inversor de frequência ou inversor de tensão.

Afinal, para viabilizar o funcionamento adequado dos dispositivos, mais de uma grandeza elétrica é modificada. Um exemplo muito comum de aplicação é em motores elétricos, onde o emprego do inversor permite o controle da potência consumida e da velocidade.

Outros benefícios podem ser alcançados por meio desse dispositivo, como um nível mais elevado de segurança e um melhor aproveitamento da rede de energia.

Basicamente, para o funcionamento, os inversores contam com uma entrada conectada à rede de energia comum e uma saída relacionada ao equipamento que será alimentado com as condições adequadas da rede.

Conheça os principais problemas que os televisores podem apresentar

É interessante observar que independente do modelo, seja LED, plasma ou LCD, os televisores podem apresentar problemas, afinal, é algo normal ao longo da vida útil dos produtos. Entre os principais problemas que podem estar relacionados com a necessidade de conserto tv, estão:

  • Burn-in: “marcas” da cena anterior na tela;
  • Pixel morto: um pixel apagado;
  • Pixel quente: caracterizado por um ponto branco na tela;
  • Ghosting: demora das células dos pixels para a exibição;
  • Pixel preso: o pixel apresenta somente uma cor.

Além desses aspectos, é interessante abordar que a manutenção, não apenas nos casos citados com o nobreak e tv lcd, mas em todos os sistemas pode ser uma questão estratégica.

Não é necessário aguardar que qualquer componente conte com um defeito grave para recorrer ao suporte profissional e por esse motivo, a manutenção preventiva pode ter forte ligação com a otimização de recursos, uma vez que problemas severos podem ser evitados devido às inspeções planejadas.

Por meio dos elementos apresentados ao longo do texto é possível alcançar a otimização do uso da rede de energia e dos equipamentos de maneira geral.

No entanto, processos inadequados podem gerar não apenas grandes prejuízos, como também acidentes graves e por esses motivos é importante garantir produtos e serviços de qualidade.