A necessidade de pequenas empresas em investir em marketing digital

A internet rege a comunicação e a busca por produtos e serviços, e quem não investir em marketing digital vai ficar pra trás. Para os empresários, a web é um fundamental meio de exposição, mas a falta de compreensão para usar esse canal de forma correta pode provocar muita decepção. Ou, o que é pior, prejudicar a imagem da empresa, perder dinheiro e até confiança.

Vamos utilizar o exemplo de alguns empresários que criaram uma página numa rede social, sem nenhum resultado. Os anúncios no Google não obtiveram nenhum retorno e as ações de e-mail marketing também fracassaram O jeito foi buscar ajuda profissional.

Encontraram o Roberto Ferreira e o Carlos Zitelli, sócios de uma agência que é especializada em marketing digital para micro e pequenas empresas.

Segundo Roberto, a empresa acertou em procurar apoio para acompanhar a tendência do mercado: “Empresas que não assistem a evolução do mercado digital e que não estão utilizando a internet para aparecer para o seu consumidor correm um sério risco e estão ficando para trás muito rapidamente”, afirma.

“Muitas empresas tentam uma resposta doméstica: constroem uma imagem na rede social, postam alguma coisa em datas especiais ou realizam alguma ação interna. Acreditam que estão fazendo a coisa certa, ou ainda, buscam ações com e-mail marketing superficial e aguardam um “milagre”.

“Não é bem assim que a situação ocorre. A divulgação precisa ser planificada, direcionada, segmentada, com postagens diretas e campanhas, só assim alcançará o seu público”, indica Carlos.

Por que não alcançaram o sucesso?

Depois de uma boa conversa, os empresários do começo do texto entenderam porque não tiveram sucesso nas redes sociais e repararam que utilizar a internet corretamente não é tão claro como pensavam. “Achávamos que usar as redes sociais para o negócio era da mesma forma como utilizamos nossas redes particulares no dia a dia”, contou.

“Agora podemos entender como explorar essa oportunidade para render um outro lucro para a empresa.”, completou.

Para começar, os empresários viram que é fundamental se preocupar com a imagem da empresa e também formular um website com um bom tema e boas imagens – a navegação também deve ser para smartphones e tablets. É preciso usar as redes sociais para anunciar a marca e investir em sites de busca e controlar os resultados.

Texto desenvolvido por R4 Digital