Um dos principais estados do Centro-Oeste guarda grandes surpresas para quem o visita. Além de lindos monumentos históricos, quem quer viajar para Goiás pode esperar parques, cachoeiras, grutas e muitas belezas naturais.
Desse jeito não tem como se decepcionar durante a sua passagem pelas terras goianas, não é? Algumas delas ainda são pouco conhecidas pelos turistas, mas nem por isso são menos importantes que os pontos famosos.
Conheça agora 8 pontos turísticos que você precisa visitar em Goiás.
Chapada dos Veadeiros
O parque estadual fica entre as cidades de Alto Paraíso de Goiás e São Jorge. O local é conhecido pelos desfiladeiros e formações de quartzo. Mas o que pode surpreender mesmo são os rios e cachoeiras de águas claras.
Ou seja, é um lugar em que o turista pode relaxar e se conectar com a natureza.
Vale da Lua
Outro lugar incrível em Alto Paraíso de Goiás é o Vale da Lua. Ele também faz parte da Chapada dos Veadeiros e corresponde a um conjunto de formações rochosas que se assemelham muito com o chão da Lua.
Esses buracos foram causados pela ação das águas e formam lindas paisagens com a correnteza transparente.
Rio Quente
O paraíso das águas termais também fica em Goiás. Rio Quente é uma cidade próxima a Caldas Novas que oferece conforto e muita diversão para os dias de descanso. Impossível não se apaixonar por tudo o que é oferecido nesses espaços.
Inclusive, o parque reserva espaço para esportes radicais como:
- Tirolesa;
- Lazy river;
- Mergulho;
- Half pipe;
- Praia do cerrado;
- Muito mais.
Desse modo, opções de diversão não vão faltar.
Museu Casa de Cora Coralina
Já quem passa pela Cidade de Goiás, além de uma arquitetura incrível e traços que contam um pouco da história do Brasil, pode esperar um passeio bem cultural.
O museu tem como foco preservar e divulgar as obras de Cora Coralina. Foi inaugurado em 1989 e os visitantes podem ver objetos pessoais, imagens e textos da autora.
Cachoeira do Abade
Outro ponto imperdível em Goiás é Pirenópolis, com suas cachoeiras. São centenas delas no entorno da cidade e elas merecem ser exploradas ao máximo. Ou seja, não é um passeio para uma vez só.
No Abade você encontra piscina natural e uma trilha linda para contemplar no caminho. Isso para o dia, porque a noite precisa ser aproveitada na Rua do Lazer, no centro histórico.
Parque Estadual de Terra Ronca
Localizado em São Domingos, o parque fica na região nordeste de Goiás. A atração mais famosa do local é a cachoeira do Rio São Bernardo, que atrai os turistas pelas águas transparentes e mornas.
Outro ponto interessante é a escalada da entrada da caverna. São mais de 120 metros de altura e uma aventura que fica na memória do visitante.
Serra dos Pirineus
Os amantes da natureza também vão se apaixonar por essa atração que fica entre Pirenópolis e Cocalzinho de Goiás. São mais de 1300 metros de altitude e uma vista de tirar o fôlego.
O pico é parte do parque estadual de mesmo nome e oferece uma das vistas mais incríveis para se ver o pôr do sol no estado.
Complexo de cachoeiras de Loquinhas
Este é um ótimo programa para fazer com a família, especialmente com as crianças. O complexo fica na Fazenda Loquinhas, também na Chapada dos Veadeiros.
A trilha é de apenas 4 quilômetros e bem fácil de percorrer, sendo este o percurso de ida e volta somados. O resultado são cachoeiras de águas cristalinas e bem azuis: verdadeiros poços em que é possível se divertir e tirar lindas fotos.
Preparado para o seu passeio pelo Centro-Oeste? Com certeza, atrações não vão faltar. Aliás, existem muitas outras que não estão contempladas neste artigo. O importante é escolher o passeio que melhor combina com o seu perfil e embarcar sem medo.
A sua viagem para Goiás vai ser incrível e certamente você terá vontade de repetir a dose.
Texto: Gustavo Marques