As lanchonetes e os restaurantes fazem parte de um mercado muito competitivo, entretanto, muito lucrativo. Para que os negócios neste setor tenham sucesso é preciso sempre pensar em inovação, conhecimento de público e opções atrativas para o consumidor.
Assim, é necessário sempre em restaurantes e lanchonetes fazer um bom planejamento e estar atento em muitos detalhes, que vão desde o planejamento de operação, até os cuidados com o local em que o empreendimento está instalado, como a limpeza de shopping.
Neste artigo falaremos sobre pontos importantes acerca da organização e também de como fazer com que lanchonetes e restaurantes tenham um melhor desempenho, para ganhar mais clientes e aumentar o procedimento.
Invista em promoções continuamente
Para conquistar mais clientes e também ajudar na fidelização de clientes as promoções são ótimas ferramentas, e que podem ser usadas de diversos formas e táticas.
As promoções não é a única forma de garantir a permanência a conquista dos clientes, um bom espaço com vitrine refrigerada para bolos, um bom atendimento, entre outros aspectos.
1. Conheça seu público
Um ponto fundamental para fazer promoções e também conquistar a confiança dos clientes, é conhecer exatamente quem é o público recorrente da sua loja, para que os produtos sejam entregues de acordo com os gostos dos clientes.
Além de montar um cardápio mais atrativo e entregar uma cartela de bebidas melhor que vão desde chope com chopeira trave até refrigerantes diversos.
Para conhecer o perfil do seu público existem alguns elementos que permitem esse mapeamento como:
- Idade;
- Modo de vida;
- Interesses;
- Poder aquisitivo;
- Local de residência.
2. Tenha um bom atendimento
O atendimento é a alma do negócio e se um cliente tiver um atendimento ruim, provavelmente, ele não voltará. Deste modo, é fundamental que se tenha uma equipe treinada e que faça toda a diferença.
Um bom atendimento aliado a um ambiente mais adequado e mais limpo garante que o estabelecimento seja muito mais atrativo.
Geralmente, para um atendimento de qualidade é necessário o desenvolvimento de uma exposição do seu produto, seja por meio de vitrine para bolos ou por fotos e vídeos.
Também é importante que o atendimento seja o mais rápido possível, trazendo agilidade e garantindo um ponto positivo. Outra forma de garantir um bom desempenho é usar software de gestão de mercado, além de ajudar no detalhamento fiscal e tributário.
3. Invista em promoções
Existem pontos que são menos movimentados nas lanchonetes e restaurantes, e isto é normal. Uma das formas de dar um up nesses dias é fazer promoções específicas para cada dia da semana, com um preço menor e com mais benefícios.
Isso permite que o cliente seja atraído para esses dias que seja menor movimento. As lanchonetes são conhecidas por seus combos, em que se compra determinado produto junto com o outro e com um preço menor, para que então o cliente tenha mais opções.
Para que essas promoções se espalhem é necessário também fazer a divulgação virtual, indicando os melhores preços, os produtos como trave de chopp, entre outros.
Outros aspectos diferenciados
Há muitos outros elementos que podem ser usados para que seu restaurante ou lanchonete consiga ter sucesso e ainda atrair muitos clientes.
Um deles é o atendimento em dias e também horários diferenciados, em que os concorrentes estejam com as portas fechadas.
Isso permite que o cliente que esteja procurando um restaurante ou lanchonete em dias que concorrentes não estão abertos, você venda mais e ganhe um público exclusivo.
É possível também pensar em horários que antes você não atendia, para atrair quem já gosta de seu cardápio. Assim, se você serve almoço, tente estender o atendimento para a janta entre outros.
Outro deste é ter sempre um carro-chefe tanto do seu restaurante como da sua lanchonete. Esse é o produto na qual seu empreendimento será reconhecido como o melhor, assim, destaque este produto e faça promoções para que os clientes conheçam.
Por fim podemos citar a necessidade de possuir um serviço delivery, isto garante atender clientes que não querem se deslocar até o estabelecimento e até mesmo alcançar outras regiões.
Neste sentido, é muito importante que os restaurantes e lanchonetes atente-se tanto para o shopping limpeza, como para o cuidado com o atendimento e treinamento dos trabalhadores, para que então o sucesso do negócio seja possível.