Além da prevenção de possíveis acidentes graves ou leves, os primeiros socorros são uma obrigação de todas as empresas conforme a lei nº 102/2009 que fala a respeito do Regime Jurídico da Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho.
Em uma pesquisa publicada em 2020 mostra que o Brasil é o segundo país com maior número de acidentes no trabalho.
No qual foram registrados 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais, tudo isso pela falta do preparo e por não realizar corretamente um curso de primeiros socorros.
Infelizmente nem todas as empresas aderem a esse tipo de segurança. Saiba agora como proceder os primeiros socorros em empresas, quais são as vantagens e porque é importante mantê-las.
O que é e qual a importância da prática dos primeiros socorros
Os primeiros socorros tem como objetivo, imobilizar, estancar e reverter sinistros que comprometem a saúde, onde é fundamental seguir alguns protocolos e procedimentos padrões de atendimentos.
Uma empresa bem preparada e equipada para tais situações de emergências, tem uma redução nos acidentes internos, o que de fato é uma grande vantagem tanto para a segurança, bem estar e confiança de todos.
Através de técnicas que são aplicadas em vítimas que precisam emergentemente de um atendimento, onde antes da chegada de especialistas, uma pessoa que conhece as medidas necessárias pode realizar os primeiros socorros, podendo até salvá-la da morte.
Outra lei que mostra a seriedade de prestar primeiro socorro dentro de uma empresa é a de nº 2848 de 1940 do art.135 que aborda sobre a omissão de socorro.
Onde ao deixar de prestar assistência a qualquer indivíduo resultará em pena, detenção de um a seis meses.
Com isso é possível perceber a importância da prática dos primeiros socorros, onde é fundamental que todos os funcionários por meio dos treinamentos saibam realizar todos os procedimentos necessários, além de saber manusear todos os equipamentos.
Porque é necessário ter o Kit de primeiros socorros
Além de necessário também é obrigatório toda empresa fornecer o kit de primeiros socorros.
Existem duas variações do kit, podendo ser básico ou avançado, essa categoria só poderá ser definida a partir das avaliações feitas para cada empresa.
Kit básico
Esse é o kit ideal para empresas que oferecem baixo risco à saúde física ou mental dos funcionários, onde o fundamental é ter uma maleta ou bolsa térmica ou com os seguintes materiais:
- Luvas e gaze;
- Ataduras e esparadrapo;
- Pinça e tesoura mayo sem ponta;
- Fita crepe e antissépticos;
- Algodão e band aid;
- Compressa.
Além desse montante de aparatos, também temos outros que é a aprimoração desse, ambos são importantes.
Kit avançado
Esse é o kit ideal para empresas que oferecem alto risco à saúde física ou mental dos funcionários, onde o fundamental é um sala de atendimento apropriada para atendimento para primeiros socorros além do kit básico deve conter:
- Medidor de pressão arterial;
- Estetoscópio;
- Óculos de proteção;
- Máscara para proteção facial;
- Tala de imobilização;
- Colar cervical;
- Termômetro;
- Extintor de pó químico ou de água.
Mas, para que todos saibam manusear tais tipos de instrumento é necessário que a empresa forneça alguns treinamentos aos funcionários, para que qualquer um seja capaz de agir em emergências, acompanhe a seguir quais os procedimentos.
Quais os procedimentos para primeiros socorros em empresas
Os treinamentos de primeiros socorros para empresas se enquadram no NR 5 ou NR 7 que define a implementação em todas as empresas do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).
Outro treinamento de primeiros socorros é o SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes, onde o objetivo principal é ensinar como realizar as medidas necessárias em situações de emergências.
Esse treinamento deve ser oferecido apenas por profissionais e especialistas, que sejam capazes de obter o certificado válido de treinamento no Ministério do Trabalho, caso contrário medidas serão tomadas e a empresa poderá até ser multada.
Existem alguns procedimentos para que seja possível realizar esse treinamento nas empresas que devem ser seguidos e mantidos, e o fundamental é que cada novo contratado receba também esse treinamento.
Acompanhe a seguir os procedimentos para coletas informações sobre os problemas de natureza clínica ou traumática da vítima:
- Análise primária: Empregar o método A, B, C, D e E;
- Análise secundária: Avaliação de consciência, sinais vitais;
- Acidentes com vítimas: Clínico ou traumático;
- Paradas cardiorrespiratórias: Ressuscitação cardiopulmonar (RCP);
- Hemorragias: Verificação da região hemorrágica;
- Fraturas: Imobilização da região fraturada;
- Queimaduras: Regras dos nove de Wallace;
- Traumas em articulação ou músculo: Procedimentos de imobilização e compressas;
- Convulsões epiléticas: Procedimentos de controle da vítima;
- Convulsão febril: Procedimentos para controle da vítima.
As manobras que são ensinadas para cada situação de risco deve ser priorizada, pois se fizer ao contrário poderá causar danos permanentes à vítima e até mesmo desencadear a morte.
Para cada um dos procedimentos para o treinamento de primeiros socorros é fundamental que o instrutor permita a participação dos funcionários para fazer simulações para que todos tenham o privilégio de aprender e até mesmo tirar dúvidas.
Atenção e cuidados
É fundamental a troca de alguns equipamentos pelo menos 1 vez por ano, por isso é sempre importante manter a atenção nos prazos de validade de cada produto, como o extintor de pó químico que deve ser trocado somente a cada 5 anos.
É preciso manter a empresa regulamentada em todos os aspectos, além dos treinamentos para primeiros socorros para que se evite multas graves por irregularidade ou até mesmo ter que declarar falência.
Nunca permitir que novos funcionários fiquem sem receber esses treinamentos, pois em casos de risco e emergência poderá comprometer a vida de outros, por isso deve se manter os treinamentos.
Considerações finais
De fato é muito importante o treinamento de primeiros socorros em empresas, onde é fundamental que todos saibam então o que se deve fazer e o que não se deve fazer diante de situações de emergências.
Procurar por bons cursos online com certificado é uma ótima maneira de garantir resultados no longo prazo.
Por isso, se dedique de maneira séria e veja como isto pode ajudar no seu currículo e em situações de risco.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.