Principais itens para a construção de um laboratório

Os laboratórios, sejam eles de física, de química ou de biologia, exigem a utilização de instrumentos e equipamentos especiais para a realização das pesquisas, de medições e de estudos.

Nesse sentido, serão abordados seis itens que são de suma importância para o funcionamento de um laboratório, que são:

  • O Quadro Geral de Baixa Tensão;
  • A balança de precisão;
  • Os microscópios;
  • As balanças digitais;
  • A vidraria de laboratório.

Qual a função de um QGBT

Um QGBT preço, também conhecido como quadro geral de baixa tensão, é um equipamento cuja finalidade é realizar a distribuição de energia interna para uma série de outros dispositivos, tais como os quadros de distribuição de energia, os quadros de comandos, os transformadores, os painéis elétricos em geral e os CCM’s (Centro de Controle de Motores).

Este último item tem a finalidade de comandar motores elétricos que possuem baixa tensão, muito presentes em aparelhos de laboratórios. Além disso, um QGBT é responsável por proteger os sistemas elétricos onde eles estão instalados.

A importância da balança de precisão para laboratório

A balança de precisão para laboratório é um equipamento que possui uma alta sensibilidade e, por isso, é usado para a realização de medições precisas da massa de sólidos e de líquidos não voláteis (ou seja, que não evaporam com facilidade).

Pode-se perceber, portanto, que esse é um item indispensável para os laboratórios, já que muitas tarefas laboratoriais exigem quantidades exatas de substâncias, sejam elas quais forem.

É válido frisar que uma balança de precisão possui duas variedades principais: a analítica e a semianalítica. Enquanto o modelo analítico possui uma precisão capaz de medir entre 0,1 micrograma até 0,1 miligrama, o modelo semianalítico tem uma precisão que não ultrapassa 0,001 gramas.

Devido a tal sensibilidade, uma balança precisa deve ser usada em um ambiente neutro e totalmente fechado, tendo em vista que alterações de umidade, temperatura, nível de exposição de luz, correntes de ar e vibrações podem acabar modificando os resultados da leitura.

Uma balança de precisão também pode ser considerada uma balança digital, já que ela apresenta em seu interior diversos componentes mecânicos e eletrônicos, sendo, às vezes, uma balança totalmente eletrônica.

Com isso, é possível obter um equipamento capaz de realizar pesagens exatas, grandes e eficiente, contando, também, com um display luminoso para uma boa visualização das informações relativas à pesagem.

O item principal de um laboratório: o microscópio óptico

Um microscópio óptico é um tipo de instrumento usado com o intuito de possibilitar a observação de estruturas extremamente pequenas que geralmente podem ou não ser vistas a olho nu.

Para isso, um microscópio amplia a imagem através de um sistema luminoso contendo um conjunto de lentes de vidro. Assim, em um laboratório, podem existir dois tipos principais de microscópios que podem ser utilizados: o microscópio estereoscópio e o microscópio biológico.

Este último, como o nome já indica, é o mais apropriado para a análise de assuntos biológicos. Assim, tal instrumento serve para a avaliação de amostras, tais como células da pele, sanguíneas, musculares, bactérias, seres vivos e assim por diante. Por essa razão, os microscópios biológicos não foram feitos para acomodar itens grandes.

O que são as vidrarias de laboratório

As vidrarias de laboratorio recebem tal nome pois são constituídas, na maioria das vezes, por instrumentos feitos de vidro cristal ou de vidro temperado, permitindo que sejam feitas operações laboratoriais com precisão de maneira isolada de quaisquer fatores externos – que possam comprometer a qualidade dos materiais.

Todavia, devido ao material delicado, as vidrarias devem ser tratadas com o máximo de cuidado possível. Além disso, os vidros desses instrumentos, por serem mais trabalhados, são consideravelmente mais caros que os vidros comuns.

Por esse motivo, são muito utilizados itens feitos de metal para fazer o suporte e o manuseio seguro dessas vidrarias. Em outros casos, pode-se optar por um material feito de porcelana, de plástico ou até mesmo de borracha, levando em consideração apenas o tipo de uso que terá o instrumento.

As vidrarias compõem todo o conjunto de instrumentos de vidro utilizados nos laboratórios, entre os quais se inserem: o béquer, o anel, o balão de destilação, de fundo chato, de fundo redondo, o bastão de vidro, a bureta, o cadinho, o condensador, o erlenmeyer e entre outros.